Efemérides – 03/11

0
Bombardeiros americanos à caminho de Wilhelmshaven, na Alemanha, em 1943.

1866: – As tropas do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi são derrotadas pelas de Napoleão III, durante outra tentativa de tirar o território dos Estados Pontifícios da autoridade do Papa.

1891: – No Brasil, o Mal. Deodoro da Fonseca, presidente da recém proclamada República, dissolve o Congresso e se proclama presidente supremo, lançando um “Manifesto à Nação” para explicar as razões do seu ato. Enquanto isso, tropas militares cercaram os prédios do legislativo e prendem líderes oposicionistas, e a imprensa do Distrito Federal é posta sob censura total, sendo decretado o estado de sítio no país.

1930: – Getúlio Vargas assume a chefia do “Governo Provisório”, data que marca o fim da República Velha, no Brasil. O presidente eleito, Júlio Prestes, fora impedido de tomar posse pelo golpe de Estado de 3 de outubro desse ano, e exilado.

Formação de bombardeiros prontos para lançar as primeiras bombas sobre Wilhelmshaven. Em pouco tempo, o porto da cidade irá transformar-se apenas em ruínas.

1943: – Quinhentos bombardeiros americanos devastam o porto de Wilhelmshaven, na Alemanha, refletindo a tremenda capacidade de destruição da Força Aérea dos EUA.

1970: – O comunista Salvador Allende assume a presidência do Chile.

1998: – Plebiscito no Havaí recusa o “casamento homossexual”. A TFP americana difundira manifesto contra essa abominação, quando parecia que o resultado seria o contrário.

2010: – A Igreja Católica de Cuba inaugura o primeiro seminário em 50 anos, na presença do presidente Raúl Castro, o que ilustra uma aproximação inédita entre o Estado comunista e os católicos progressista do país.

2020: – Donald Trump e Biden disputam a presidência dos Estados Unidos.

Deixe uma resposta