08 DE MAIO

1553: – Parte de Lisboa para Bahia, onde chegou a 13 de julho, o segundo Governador Geral D.Duarte da Costa, trazendo em sua companhia os jesuítas Luís da Grã, superior, Brás Lourenço, Antonio Pires e os irmãos João Gonçalves, Antonio Blasques, Gregório Serrão e José de Anchieta.

1794: – Durante a diabólica Revolução Francesa Antônio Lavoisier, fundador da Química moderna e um dos maiores químicos da história da ciência, acusado de traidor, é guilhotinado aos 50 anos.

1867: – Começa a Retirada da Laguna, dirigida pelo Coronel Carlos de Morais Camisão. Da coluna de retirantes, faz parte o corpo Policial Permanente de São Paulo, ou Força Pública e depois Polícia Militar que, enquadrado no Exército nacional, participou de todas as vicissitudes da guerra contra o Paraguai.

Despreocupado e indolente é presa fácil.

1886: – Na farmácia Jacob’s, em Atlanta, John Stith Pemberton vende pela primeira vez uma bebida carbonada chamada Coca-Cola, como medicamento de venda livre. Apresentada depois como refrigerante, ela avassalou o mundo e tornou-se um símbolo do “American way of life”.

1927: – É fundada no Rio Grande do Sul a empresa aérea VARIG, que se tornaria uma das mais bem geridas companhias aéreas do mundo. E, em São Paulo, a Liga das Senhoras Católicas.

1989: – Artigo do Prof. Plinio na Folha de São Paulo: “Aviso aos indolentes”, sobre as próximas eleições presidenciais, no qual afirma: “Caso a grande e querida população de um país de 140 milhões de habitantes, imersa numa crise terrível e evidente, se mantivesse indolente e muda, invencivelmente disposta a nada fazer para salvar-se, quem neste mundo teria genialidade suficiente para salvar esta nação?”

Deixe uma resposta