09 de Junho

68: – Nero é forçado a suicidar-se com a ajuda de seu secretário Epafrodito, que o apunhalou quando um soldado romano se aproximava.
1597: – morre São José de Anchieta, jesuíta espanhol (n. 1534), grande e santo missionário no Brasil.

1815: – Termina o Congresso de Viena, e se instaura a nova situação política da Europa após as guerras napoleônicas.

1869: – O grande presidente equatoriano, Gabriel Garcia Moreno, proclama uma nova Constituição, qualificada pela oposição de “carta negra”.

1898: – A China arrenda Hong Kong ao Reino Unido por 99 anos..

1904: – Concerto inaugural da Orquestra Sinfônica de Londres, dirigido pelo maestro Hans Richter, no Queen’s Hall.

1905: – À saída da Opera de Paris, o rei da Espanha Afonso XIII sofre um atentado.

1934: – Nos Estados Unidos o “Pato Donald”, personagem de desenho animado criado por Disney, faz sua primeira aparição cinematográfica num filme de curta metragem, “A galiinha sábia”.

1943: – O ditador comunista Stalin fecha o “Komintern” (Internacional Comunista), com a condição de que os Estados Unidos forneçam dinheiro e armas para contnuar a guerra.

1944: – Em Tulle, cidade de 18 mil habitantes no centro da França, soldados alemães enforcam 99 civis, em represália pela matança de 40 soldados alemães no dia anterior pelo Movimento de Resistência Maquis. Outros 321 civis serão enviados a campos de concentração na Alemanha, onde 101 perderão a vida.

1959: – Nos Estados Unidos inaugura-se o submarino militar George Washington, o primeiro a portar mísseis balísticos.

1960: – O Governo de Moscou declara oficialmente que defenderá Cuba em caso de ataque dos Estados Unidos.

1962: – Os autores de “Reforma Agrária – Questão de Consciência enviam uma Carta aberta ao presidente João Goulart: “A Reforma Agrária e o caráter sagrado da propriedade privada” SR. NILO: CONFERIR SE SÃO MESMO OS 4 AUTORES OU SÓ A TFP.

1970: – Face à ameaça de uma Reforma Agrária socialista e confiscatória, a TFP chilena publica o manifesto: “Plebiscito: camino leal”.

1976: – No Chile, 32 sacerdotes se solidarizam publicamente com o livro “A Igreja do silêncio no Chile”.

1977: – Paulo VI recebe o expoente máximo do comunismo húngaro: János Kádar.

1987: – Uma delegação vaticana participa de reunião dos “não-alinhados”, na Coréia do Norte.

Conferência do Cel. Samuel T. Dickens, destacado piloto da Força Aérea norte-americana durante as guerras da Coréia e do Vietnã, condecorado duas vezes por sua participação em 233 missões de combate, ex-comandante da Base da NATO na Espanha e dedicado ao estudo e à ação ideológica contra o comunismo. Sessão promovida pela TFP, a 9 de junho de 1989, no auditório do Hotel Mofarrej, em São Paulo.

1989: – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira preside solene sessão no Mofarrej Sheraton Hotel, em São Paulo, com a presença do Cel. da Força aérea americana, Samuel Dickens.

1993: – Boda do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, com a diplomata Masako Owada, no palácio imperial de Tokio.

1994: – Na Espanha, a TFP-Covadonga inicia campanha contra resolução do Parlamento Europeu pelo casamento homossexual.

1995: – Acordo sobre a frota do Mar Negro entre a Rússia e a Ucrânia, que põe fim ao conflito surgido depois da desintegração da URSS.

1998: – Falece em Roma, o cardeal Agostino Casaroli, grande artífice da “Ostpolitik” vaticana, apelidado “monsenhor Perestroika”. Declarações a ele atribuídas no sentido de que os católicos em Cuba viviam bem no regime comunista, deram calço à declaração de “Resistência” das TFPs, contra a ostpolitik vaticana.

2000: – O New York Times estampa foto do presidente George W. Bush lendo, no avião, o manifesto da TFP americana sobre o caso do menino balsero cubano Elián.

2006: – O governo do Japão cria o primeiro Ministério da Defesa desde a Segunda Guerra Mundial.

Deixe um comentário!