09 DE JUNHO

1597: – Morre em Reritiba, no Estado do Espírito Santo, São José de Anchieta, jesuíta espanhol (n. 1534), grande e santo missionário no Brasil.

1898: – A China arrenda Hong Kong ao Reino Unido por 99 anos.

1943: – O ditador comunista Stalin fecha o “Komintern” (Internacional Comunista), com a condição de que os Estados Unidos forneçam dinheiro e armas para continuar a guerra.

1960: – O Governo de Moscou declara oficialmente que defenderá Cuba em caso de ataque dos Estados Unidos.

1962: – Os autores de “Reforma Agrária – Questão de Consciência” enviam carta aberta ao presidente João Goulart: “A Reforma Agrária e o caráter sagrado da propriedade privada”.

1970: – Face à ameaça de uma Reforma Agrária socialista e confiscatória, a TFP chilena publica o manifesto: “Plebiscito: camiño leal”.

1976: – No Chile, 32 sacerdotes se solidarizam publicamente com o livro “A Igreja do silêncio no Chile”.

1977: – Paulo VI recebe o expoente máximo do comunismo húngaro: János Kádar.

1987: – Uma delegação vaticana participa de reunião dos “não-alinhados”, na Coreia do Norte.

1989: – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira preside solene sessão no Mofarrej Sheraton Hotel, em São Paulo, com a presença do Cel. da Força aérea americana, Samuel Dickens.

1994: – Na Espanha, a TFP-Covadonga inicia campanha contra resolução do Parlamento Europeu pelo casamento homossexual.

1998: – Falece em Roma, o cardeal Agostino Casaroli, grande artífice da “Ostpolitik” vaticana, apelidado “monsenhor Perestroika”. Declarações a ele atribuídas no sentido de que os católicos em Cuba viviam bem no regime comunista, deram calço à declaração de “Resistência” (A política de distensão do Vaticano com os governos comunistas – Para a TFP: omitir-se? ou resistir?) das TFPs, contra a ostpolitik vaticana.

2000: – O New York Times estampa foto do presidente George W. Bush lendo, no avião, o manifesto da TFP americana sobre o caso do menino balsero cubano Elián.

Deixe uma resposta