10 DE JUNHO

George Marchais. Colaboração exigida dos cristãos apenas para o estabelecimento de uma sociedade gnóstica e igualitária nunca para o estabelecimento do Reino de Cristo.

1809: – Após Napoleão ter invadido os Estados Pontifícios, o papa Pio VII, pela bula “Quam memorandum”, o excomungou, se bem que indiretamente, pois dizia que “excomungava os ladrões do patrimônio de São Pedro”.

1942: – As forças nazistas aniquilam todos os homens de Lidice, Checoslováquia, em represália pelo assassínio do dirigente das SS, Heinrich Heydrick. As mulheres e crianças são enviadas para o campo de Ravensbruck, e a cidade é arrasada.

1944: – Durante a II Guerra Mundial, foram exterminados pelos alemães em Oradour-sur-Glane, 642 habitantes indefesos, incluindo mulheres e crianças, e se torno um símbolo dos crimes de guerra cometidos na França durante a ocupação nazista e o regime colaboracionista de Vichy.

1976: – George Marchais, secretário geral do Partido Comunista Francês, lança apelo à “colaboração necessária” entre comunistas e cristãos.

Deixe uma resposta