Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 10/06


1809: – Após Napoleão ter invadido os Estados Pontifícios, o papa Pio VII, pela bula “Quam memorandum”, o excomungou indiretamente, ao dizer que “excomungava os ladrões do patrimônio de São Pedro”.

Forças rebeldes árabes. Durante a Revolta Árabe, ficou especialmente conhecido o oficial britânico Lawrence da Arábia, que lutou contra o Império Turco.

1916: – Têm início a Revolta Árabe contra o Império Turco.

1940: – A Itália declara guerra à França e ao Reino Unido.

1942: – As forças nazistas aniquilam todos os homens de Lidice, Checoslováquia, em represália pelo assassínio do dirigente das SS, Heinrich Heydrick. As mulheres e crianças são enviadas para o campo de Ravensbruck, e a cidade é arrasada.

1944: – Durante a II Guerra Mundial, foram exterminados pelos alemães em Oradour-sur-Glane, 642 habitantes indefesos, incluindo mulheres e crianças, o que se tornou um símbolo dos crimes de guerra cometidos na França durante a ocupação nazista e o regime colaboracionista de Vichy.

– A primeira bomba V-1 é lançada sobre Londres.

1976: – George Marchais, secretário geral do Partido Comunista Francês lança apelo à “colaboração necessária” entre comunistas e cristãos.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados