Diante da revolução cultural que vem carcomendo o tecido social, dir-se-ia que até a inocência infantil tem seus dias contados, se Deus não intervier para fazer cessar o curso dos acontecimentos.   Um dos meios ao nosso alcance para contrarrestar tal revolução consiste em elevarmos nossa mente a Deus pedindo-Lhe que intervenha, e ao mesmo tempo procurar nos elevar até Ele pela contemplação das obras da Criação.

Por exemplo, no campo, onde o homem tem mais contato com a natureza, não há um só momento em que a ordem das coisas que o rodeiam deixem de conduzi-lo a Deus. Enquanto a chuva tudo reverdece e o sol – sem o qual as coisas não seriam senão o que elas são – difunde o seu calor por toda a parte, outro calor anima os corações: a vida da graça.

Assistido por ela, o homem transcende e contempla ora o sol, ora a lua, ora as estrelas, e se vive junto ao litoral, admira a imensidão em movimento das águas do mar que não cessam de proclamar a grandeza e a beleza do Criador. Há pouco, ao viajar pelo interior do Paraná, deparei-me com um bando de crianças a brincar num canteiro que me era familiar.

Minha mais antiga lembrança desse canteiro remonta ao dia em que me dirigia para o seminário, acompanhado de meu venerando pai. Começava eu a trilhar os caminhos da vida dando ouvido à minha vocação sacerdotal. Como sacerdote, caminhando rumo ao ocaso da vida, eu pude enlevado contemplar a cena das referidas crianças, que empinavam papagaios.

Tem razão Gilberto Amado ao dizer que “empinar papagaio é bom brinquedo, pois obriga a criança a olhar para o Céu”. Enquanto uns empinavam suas pipas, outros meninos – numa espécie de torcida – erguiam as mãos até as colocarem juntas, como se estivessem em oração e com os olhos fixos no céu.

Aquele pulsar, a louçania das crianças não era senão luz reflexa da inocência que reverbera diante do maravilhoso.     Nada nos eleva a Deus com tanta força do que a contemplação do belo e do épico, pois temos plasmado na alma os transcendentais do ser. Enquanto filhas de Deus, as crianças O louvam por possuir tais atributos de forma absoluta.

Será que essas crianças espelhariam a mesma felicidade de situação e o mesmo brilho diante de um computador com jogos enaltecendo o feio, o violento, o monstruoso, o imoral, ou ao som de cacofonias? Elas louvariam assim a Deus? Ou estariam matando a inocência dentro de suas almas e com isso se distanciando d’Ele?

Por oportuno, recordemos o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo ao dizer em tom de carinho e atenção aos pequeninos: “Deixai vir a Mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus. Quem se tornar simples e humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”.

E prossegue: “É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! Melhor seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos”.

O que nos deixa perplexos mesmo é assistirmos hoje, inermes, a muitos dignitários eclesiásticos desprezando o bom, o belo, o artístico, pois recusar tais valores significa negar a inocência que nos convida à transcendência, e, através dela, a elevar os nossos corações a Deus. Resta-nos, contudo, a potente arma da oração!

Pe. David Franciquini Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira-RJ.

8 COMENTÁRIOS

  1. A humanidade, (na minha modesta opinião), perdeu o sentido de VIDA.
    Hoje, não há mais infância;os brinquedos brincam sozinhos até acabar a bateria; crianças ficam manipulando jogos eletrônicos, via de regra
    matando ou morrendo; as crianças oriundas de famílias com melhores recursos estudam além do “curriculum” normal, idiomas, praticam outras atividades extra-curriculares em nome de um FUTURO MELHOR. Qual/QUE FUTURO??? PAIS: sempre atarefados, SEM TEMPO, … QUAL FUTURO FAMILIAR?
    O homem é hoje uma figura misto de carne e tecnologia da informação.
    UM INFELIZ, desprovido de AMOR, FÉ, MISERICÓRDIA, etc.
    Toda vez que reflito sobre SOCIEDADE, concluo: -“VIVEMOS O APOCALÍPSE”!
    Faltou CRISTO na vida das últimas gerações. SOBRARAM trevas.
    Cabe à cada um de nós reverter esse quadro. Um primeiro passo ???
    JÁ TENTARAM DESLIGAR A TELEVISÃO ???

    PAZ E BEM À TODOS.

  2. Paulo Kelson nos informa da, do que se pode dizer, institucionalização da “profissão” de prostitutas pela Caixa Federal, com cartão de débito/crédito etc., etc., por enquanto em Minas, mas, logo,logo isto se espalhará por todo o Brasil, como um câncer.
    Recebo notícias muito constrangedoras vindas do Vaticano – do papa Francisco….
    O QUE MAIS , O QUE MAIS ? MEU DEUS ?
    NAS PROFECIAS DO SANTO CURA D`ARS LI: SERÃO TEMPOS QUE A PRÓPRIA LUZ DO SOL SE APAGARÁ.
    TEMOS QUE REZAR E CONFIAR.

  3. Tendo gostado em especial da referencia que o Pe. David fez da Transcendência, ofereço-lhe o texto abaixo para sua apreciação.

    CONTEMPLANDO O MAR
    I
    Estando certo dia contemplando o mar,
    uma pergunta então ali nos ocorreu.
    Porque diversas ondas a terra vem beijar?
    E, naquele pensar a mente discorreu.

    II

    Todas elas até cerimoniosamente ,
    e, com charme a ondear chegavam ao apogeu.
    Osculavam-na, pois, a terra alegremente,
    como se a dizer: aqui que Jesus viveu.

    III

    Deixou neste planeta, e sapiencialmente,
    a certeza que vai durar eternamente.
    À Santa Igreja sim troféu do do Sangue Seu.

    IV

    Enquanto, todavia, assim analizava,
    na Estrela do Mar até muito pensava.
    Mas, nossa pena já indiscreta escreveu.

  4. Oração e reflexão eis os caminhos da sabedoria ! nestas trilhas é que se encontra à felicidade e nossa alma se engrandece fazendo-nos crescer como pessoas gratas a Deus, como o Rvdo.Padre Francisquini explica: nas coisas simples está o caminho que leva ao Altíssimo não devemos perder tempo com futilidades que arruínam nosso espírito !!

  5. Sacerdotes que se aliam ao PT e ao comunismo são tão traidores quanto Judas Iscariotes!

    Veja que o PT está fazendo com dinheiro do Brasil:

    É crédito ou débito? Clientes de prostitutas em Minas passam, a partir desta semana, a ouvir esta pergunta na hora de combinar um programa. Um convênio da Caixa Econômica Federal com a Aspromig (Associação das Prostitutas de Minas) vai levar uma máquina de cartão para cada garota cadastrada e diversificar o pagamento.

    — É uma conquista de cidadania que queremos expandir para todo o País.

    — É uma comodidade que deve alcançar garotas em boates, transexuais, as meninas que ficam em rodovias, enfim, uma conquista para todos quem trabalham neste mercado.

    “Isso [prostituição] não é profissão. Na prática, os verdadeiros direitos humanos seria tirar estas moças do que elas estão fazendo e dar profissões dignas a elas”. jurista Ives Gandra Martins critica o Programa Nacional dos Direitos Humanos (PNDH 3)

    Além o novo código penal que na prática oficializará a prostituição infantil no Brasil. Fora Partido da Trevas e seus aliados.

  6. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 1 Pd 4,17.
    Quem é causa de um escândalo? É quem vive e se apresenta como católico para a sociedade mas procede fora dos padrões de ética-moral cristãs, da decência, da equidade, que fere gravemente a Lei de Deus, em especial os que o fazem proposital e abertamente, afrontando-O publicamente – vemos tantos deboches e desafios a Deus nas tv, propagandas, ações de partidos políticos etc. – contestando os princípios sagrados; afinal, escândalo é tudo que incita no pecado a outrem pela via da imoralidade, da corrupção e da injustiça e o induz ao erro.
    Já reparou os que se comportam mal na Igreja Católica e depois bandeiam para as seitas tornando-se aparentes santos, e ainda achando que foi pela graça do Espírito Santo?
    Enquanto católicos, escandalizavam a Igreja, mas caíram no engodo do demônio nas seitas – chegando a elas, logo passaram a ter “revelações, experiências com Deus e melhoras financeiras” e o cerco a eles afrouxa-se e então dizem que se converteram; mas, à realidade foi uma farsa do diabo sobre eles; traem a Igreja de Cristo nas heresias e escandalizam os fiéis, em particular os de fé inconsistente.
    O maior escãndalo atual no entanto é nos depararmos até com altos dignitários eclesiásticos desprezando o bem e silentes a tantos atentados explícitos à fé católica – como sob o governo comunista do PT privilegiando o anti cristianismo – no poder via muitos membros ordenados da Igreja que, ao invés de se oporem – se esses emudecidos não estiverem a favor – assistem a tudo sem se pronunciarem contra, tacitamente concordando.
    Resta-nos, contudo, a potente arma da oração para vencermos os obstáculos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome