Efemérides – 08/11

0
Soldados nacionalistas combatendo em subúrbios de Madri, 1936.

1799: – Final da Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que alguns participantes da trama exerciam este ofício) e mais recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século na então Capitania da Bahia. A revolta teve grande influência de idéias iluministas, que ganharam força com a Revolução Francesa, como também em alguns processos de independência no continente americano, como Estados Unidos e Haiti, junto com a Inconfidência Mineira. Seus principais líderes foram executados.

Uma trincheira em meio às ruínas de Madri, durante o cerco que duraria três longos anos.

1935: – Insurreição e sublevação militar de inspiração comunista para derrubar o regime de Getúlio Vargas em Natal, no Rio Grande do Norte, aonde os revolucionários chegaram a tomar o poder durante três dias. Em seguida se alastrou para o Maranhão, Recife e por último para o Rio de Janeiro, no dia 27. O governo conseguiu dominar a situação e frustrar o movimento. A partir desse episódio, Vargas decretou estado de sítio, e deu início a uma forte repressão aos envolvidos na Intentona Comunista. Luís Carlos Prestes foi preso, bem como vários líderes sindicais, militares e intelectuais também foram presos ou tiveram seus direitos cassados.

1936: – Nacionalistas espanhóis iniciam o cerco de Madri, ocupada por tropas comunistas. O cerco durará três anos, até 1939.

1966: – Paulo VI autoriza uma tradução comum católico-protestante da Bíblia.

2006: – A Assembleia Geral da ONU aprova resolução exigindo o levantamento do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba.

Deixe uma resposta