Efemérides – 10/08

0
Tropas revolucionárias atacam o Palácio das Tulherias. Tomado o palácio de assalto, o Rei Luís XVI e sua família são capturados.
Monumento em memória dos guardas suíços, que foram massacrados pelos revolucionários, durante a invasão do Palácio das Tulherias, em 1792. É conhecido como “Lion of Lucerne”, ou Leão de Lucerna.

1792: – Começa a Jornada de 10 de Agosto em Paris durante a diabólica  Revolução Francesa, com o cerco do Palácio das Tulherias por uma multidão de revolucionários. O Rei Luís XVI e sua família pedem apoio à Assembléia Nacional Legislativa. Este acontecimento marca efetivamente o início do fim da monarquia francesa, que se dará seis semanas depois, no dia 21 de setembro sendo restaurada apenas em 1814 com Luís XVIII.

1944: – Têm fim a Batalha de Guam, com a vitória das forças americanas e captura da ilha de Guam pelos Estados Unidos.

1969: – Um dia depois de assassinarem ritualmente a atriz Sharon Tate e mais quatro pessoas, membros da seita ocultista do líder Charles Manson assassinam do mesmo modo Leno e Rosemary Labianca.

1986: – VI congresso de Teologia em Madrid, com teólogos progressistas e líderes guerrilheiros.

 1994: – É lançado o satélite brasileiro BrasilSat B1.

1995: – O Exército comunista chinês dispara mísseis em território marítimo de Taiwan, durante a Terceira Crise do Estreito de Taiwan.

2010: – É registrada na Antártida a temperatura mais baixa da história: -93,2 graus Centígrados.

2020: – No estado de Kerala, na Índia, as chuvas de monções provocaram enchentes e deslizamentos de terra, que deixaram pelo menos 43 mortos. As equipes de resgate temem que mais pessoas ainda estejam soterradas. Dezenas de casas foram destruídas nesses deslizamentos.

Deixe uma resposta