Efemérides – 11/08

0
Uma pequena força britânica de reconhecimento se prepara para avançar em território alemão, durante a Batalha de Amiens, em 1918.

1738:  – É criada a Capitania de Santa Catarina através de Provisão Régia da Coroa Portuguesa, a qual no ano seguinte desincorporou os territórios da Ilha e terra continental adjacente da jurisdição à capitania de São Paulo, passando-os para a da Capitania Real do Rio de Janeiro.

1827: – É sancionada pelo Imperador Pedro I a lei que cria as Faculdades de Direito de São Paulo e de Olinda, transferida esta última posteriormente para o Recife.

1903: – É fundado o Centro Acadêmico XI de Agosto, na Faculdade de Direito de São Paulo, cuja primeira gestão foi presidida por Pedro Dória.

Um soldado britânico guarda prisioneiros alemães, após a derrota das tropas do Kaiser na Batalha de Amiens.

1918: – Têm fim a Batalha de Amiens, desencadeando assim o que seria chamada de “Ofensiva dos Cem Dias”, que levaria ao fim da Primeira Guerra Mundial.

1964: – O Chile rompe relações diplomáticas com Cuba. Apenas três países da América Latina – México, Bolívia e Uruguai – reconhecem o regime de Fidel Castro.

1965: – Seis dias de motins começaram na área de Watts, em Los Angeles, desencadeados por um incidente entre um membro branco da Patrulha Rodoviária da Califórnia e um motorista negro. Foram registradas 34 mortes e mais de 3.000 pessoas foram presas. Danos à propriedade foram listados em US $ 40 milhões.

2003: – A OTAN assume o comando da força de manutenção da paz no Afeganistão, marcando sua primeira grande operação fora da Europa em seus 54 anos de história.

Deixe uma resposta