Efemérides – 12/08

0
Philippe Leclerc de Hauteclocque, general que libertou a cidade francesa de Alençon das mãos nazistas em 1944.

1914: – Ocorre a Batalha de Halen, um confronto entre grandes formações de cavalaria alemãs e belgas, em Halen, na Bélgica;

– Reino Unido declara guerra ao Império Austro – Húngaro;

– Início da primeira invasão da Sérvia pelas forças do Império Austro – Húngaro;

Philippe Leclerc de Hauteclocque, em uniforme de batalha. Foi em seu comando que as tropas francesas recapturaram Alençon, a primeira cidade a ser libertada pelo Exército francês.

1944: – A cidade de Alençon é libertada pelo general Philippe Leclerc de Hauteclocque, sendo a primeira cidade da França a ser libertada dos nazistas pelas forças francesas.

1953: – Durante a Guerra Fria, a União Soviética detona sua primeira Bomba de Hidrogênio, um ano depois de os Estados Unidos terem testado o primeiro artefato desse tipo em novembro de 1952.

1965: – Seção plenária do Comitê Central do Partido Comunista chinês, que originou a “revolução cultural”, na qual o governo comunista começou a utilizar massas de jovens enraivecidos como tropa de choque para perseguir, humilhar, torturar e matar milhares de adversários do regime. Segundo alguns estudiosos, elevou-se a vários milhões o número das vítimas dessa depuração.

1988: – Nos Estados Unidos estréia da blasfema e polêmica película de Martin Scorsese,  A última tentação de Cristo.

1991: – Criado o “Parque Estadual Fontes do Ipiranga”, no município de São Paulo, preservando as nascentes do histórico riacho Ipiranga, onde foi proclamada nossa Independência.

Deixe uma resposta