13 de julho

1191: – Os exércitos da Terceira Cruzada tomam São João de Acre.

1789: – O general La Fayette cria a Guarda Nacional, primeiro corpo armado da Revolução Francesa.

1793: – É assassinado por Charlotte Corday, o médico revolucionário João Paulo Marat, uma das vozes mais extremados da Revolução Francesa. Suas idéias radicais o converteram em um dos principais promotores dos enfrentamentos em Paris durante a maldita revolução. Nascera em 24 de maio de 1743.

1841: – Pela Convenção dos Estreitos, a Áustria, Inglaterra, Prússia, Rússia e França de um lado, e Turquia, do outro, é assinado um acordo que fecha o Bósforo a navios de guerra estrangeiros enquanto a Turquia estiver em paz.

1848: – Pelo Tratado de Berlim, as potências européias reordenam o mapa dos Bálcãs. A Sérvia, Montenegro e Rumânia se convertem em países independentes do Império Otomano.

1917: – Terceira aparição de Nossa Senhora em Fátima: visão do inferno e anúncio do castigo.

1919: – O dirigível britânico R34 aterrissa em Norfolk, e se converte no primeiro dirigível que realiza uma viagem completa através do Oceano Atlântico, depois de 182 horas de vôo.

1959: – Início das conversações, em Genebra, dos quatro países que ocupam Berlim, para resolver seu status. Esta Conferência terminará a 5 de Agosto, sem se alcançar resultados positivos.

1977: – Uma avaria generalizada deixa Nova York e seus 10 milhões de habitantes sem luz durante 24 horas, o que ocasionou centenas de roubos e incêndios.

1980: – A TFP americana participa de passeata em Manhattan pela liberdade das Nações Cativas do comunismo.

1985: – O presidente americano George H.W. Bush se converte no 25º. Presidente acidental dos Estados Unidos quando o presidente Ronald Reagan ingressa de urgência num hospital por uns pólipos no cólon.

O ex-presidente do Peru Ollanta Humala condenado por lavagem de dinheiro relativa a doações feitas pelo grupo Odebrecht para o Partido Nacionalista nas campanhas presidenciais de 2006 e 2011.

2000: – Arqueólogos da Universidade de Southampton, na Inglaterra, descobrem na Itália o “Portus”, importante complexo portuário que serviu como centro de comércio internacional para a Roma Imperial. Estava localizado entre as ruínas de Óstia antiga e o aeroporto romano de Fiumicino.

– O presidente americano Bill Clinton assina a lei de ajuda especial que concede 1.300 milhões de dólares ao Plano Colômbia de luta contra o narcotráfico.

2007: – O presidente Lula é repetidamente vaiado no Maracanã, e não inaugura Jogos Panamericanos como devia.

2017: – No Peru, o ex-presidente Ollanta Humala e a ex-primeira dama Nadine Heredia são condenados a 18 meses de prisão efetiva pelo caso Odebrecht.