12 de julho

927: – O rei Athelstan unifica os reinos anglo-saxões, e funda o que é atualmente a Inglaterra.

1543: – Em Hampton Court, Henrique VIII se casa com sua sexta e última “esposa”, Catarina Parr. Com quatro “maridos”, ela é a rainha inglesa com mais casamentos.

1641: – Um Tratado de Aliança Defensiva e Ofensiva é assinado entre Portugal e a República Holandesa. Esse tratado não tem efeito nas colônias portuguesas do Brasil e Angola, sob domínio holandês, porque ambas as partes não o respeitam.

1789: – O jornalista revolucionário Camilo Desmoulins, faz um discurso em resposta à demissão do Ministro das Finanças, Jacques Necker no dia anterior. Esse discurso animou o povo a levantar-se em armas para começar a Tomada da Bastilha dois dias depois.

1790: – A revolucionária Assembléia Constitucional da França aprova a cismática Constituição Civil do Clero.

1801: – Na confusão da noite, dois navios espanhóis, o San Hermenegildo e o Real Carlos, tomaram-se como inimigos e se combateram até que ambos explodiram, levando-se consigo quase 1700 homens.

1806: – Dezesseis Estados, entre eles Liechtenstein, que obteve sua independência, abandonam o Sacro Império Romano Germânico, para formar a Confederação do Reno.

1901: – Santos-Dumont, realizando uma das primeiras experiências com o seu balão dirigível nº 5, partiu de Saint-Cloud e contornou a Torre Eiffel, dando uma demonstração de que havia dominado o problema da dirigibilidade. Entretanto, o dirigível estatelou-se em Boulogne..

1902: – O Parlamento australiano aprova o direito de voto das mulheres.

1906: – Alfred Dreyfus é reabilitado pelo governo da França. Capitão da artilharia francesa, ele havia sido condenado à prisão perpétua, em 1894, acusado de espionagem a favor da Alemanha com base a falsas provas. A libertação do oficial, que era de origem judaica, promoveu um grande debate entre a intelectualidade do país.

1920: – Inauguração do Canal do Panamá.

1948: – São liberados 375 mil prisioneiros alemães em campos ingleses do Oriente Médio.

1957: – O príncipe Karim, de 20 anos, estudante da Universidade de Harvard, assume o título Agha Khan, e torna-se dirigente de 20 milhões de muçulmanos ismaelitas.

1978:– Assassínio de um dos mais destacados chefes da mafia norte-americana, Camino Galante, “O Padrinho”.

1982: – O filme “E.T”. – O Extraterrestre -, de Steven Spielberg, quebra o recorde de bilheteria ultrapassando os 100 milhões de dólares em vendas nos primeiros 31 dias de exibição.

1996: – O Palácio de Buckingham anuncia o acordo de divórcio firmado entre Carlos e Diana de Gales.

1997: – O professor desempregado Leonardo Teodoro de Castro, principal suspeito pelo atentado a bomba contra o vôo TAM 283, de Vitória a São Paulo, é atropelado por um ônibus na avenida Santo Amaro em São Paulo. A explosão abriu um buraco na fuselagem de 2 metros de diâmetro. O passageiro sentado ao lado, na poltrona 18E, foi ejetado para fora da aeronave pelo buraco. Contudo, a tripulação da aeronave conseguiu de forma bem-sucedida realizar o pouso de emergência em São Paulo.

2005: – O príncipe Alberto Grimaldi se torna oficialmente Alberto II de Mônaco.

2010: – Sai com destino a Madri o primeiro grupo de presos políticos cubanos saídos do cárcere, fruto da negociação entre a Igreja Católica e o governo comunista cubano.

2017: Lula condenado a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do tríplex e Lava-Jato.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here