14 DE NOVEMBRO

1501: – O príncipe Henrique, que viria a ser Henrique VIII da Inglaterra, se casa com Catarina de Aragão, filha dos Reis Católicos. Para dela se divorciar, visando casar-se com Ana Bolena, ele provoca a crise que termina com a separação da Inglaterra da Santa Madre Igreja.

1914: – Nos primeiros meses da I Guerra Mundial, o Império Otomano, também conhecido como Império Turco, declara guerra à França, Reino Unido, Rússia, Sérvia e Montenegro.

1921: – Falece na França, Dona Isabel, Princesa Imperial do Brasil (n. 1846). Sepultada no panteão real dos Orleans em Dreux, na França, seus restos mortais, com o de seu ilustre marido o Conde D’Eu, foram repatriados para o Brasil em 1953, e reenterrados em 1971 na Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis, ao lado de D. Pedro II e de Da. Teresa Cristina.

1969: – Nos Estados Unidos é lançada a Apolo 12, segunda missão tripulada que descende na superfície da lua.

Sobre o antic omunismo-surpresa de altos Prelados: Plinio Corrêa de Oliveira denuncia a infiltração comunista nos seminários, ambientes católicos.

1976: – É publicado pela TFP brasileira o comunicado “Sobre o anticomunismo-surpresa de altos Prelados”, afirmando que as declarações anticomunistas de certos bispos só serão levadas a sério se acompanhadas de providências contra a infiltração comunista na Igreja.

2009: – Um tribunal de Buenos Aires abre caminho aos casamentos entre homossexuais, os primeiros entre pessoas do mesmo sexo na América Latina, a maior região católica do mundo.

Deixe uma resposta