14 DE DEZEMBRO

1782: na França, os irmãos Montgolfier realizam o primeiro vôo de prova de seu balão.

1920: No Reino Unido, a Câmara dos Lordes aprova a divisão da Irlanda em dois territórios autônomos, o norte protestante e o sul católico.

Soldados finlandeses no norte da Finlândia a 12 de Janeiro de 1940. A Guerra de Inverno, também conhecida como a Guerra Soviético-Finlandesa começou quando a União Soviética atacou a Finlândia a 30 de novembro de 1939, três meses após o início da Segunda Guerra Mundial.

1939: A União Soviética é expulsa da Sociedade das Nações, por invadir a Finlândia.

1967: O rei Constantino da Grécia exila-se em Roma, após revolução republicana.

1971: Nixon desvaloriza o dólar em relação ao ouro.

1972: no programa Apolo, Eugênio Cernan é a última pessoa que caminha sobre a lua, depois de que ele e Harrison Schmitt completaram o terceiro e último Activide extra veicular (EVA) da nave Apolo 17.

1975: O papa Paulo VI ajoelha-se diante do bispo cismático Meliton, da Igreja dita Ortodoxa grega, e lhe beija os pés.

1990: Em Tijuana, no México, doze pessoas entre os 6 e 46 anos, da seita evangélica O Templo do Meio-dia, se suicidam, num ritual, ingerindo álcool metílico (álcool industrial).

Celebrações do centenário de nascimento de Plinio Corrêa de Oliveira. Sessão solene no auditório do Hotel Renaissance.

1999: Os Estados Unidos abandonam formalmente o Canal de Panamá (cuja administração fora efetivada em 1931), que volta para aquele país.

2004: A Venezuela e Cuba fundam a ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas).

2008: Em sessão solene no Hotel Renaissance, de São Paulo, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira comemora o centenário do nascimento do seu patrono, o fundador das TFPs, Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here