15 DE JANEIRO

1535: – Henrique VIII se auto-atribui o título de Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra, consolidando assim o cisma com Roma.

1929: – Os Estados Unidos ratificam o acordo de paz Kellog-Briand, que estabelece as fronteiras europeias depois da Grande Guerra de 1914-18.

1936 – Um pacto eleitoral que resultou em episódios como o fuzilamento perpetrado por comunistas ao monumento ao Sagrado Coração de Jesus, resultado da Guerra Civil espanhora na qual se uniram republicanos, socialistas e comunistas contra a ordem católica.

1936: – Na Espanha, firma-se o pacto eleitoral da Frente Popular, pelo qual os republicanos, socialistas e comunistas se unem em partido único, que vencerá as eleições desse ano. Isso provocará uma sangrenta guerra civil.

1973: – Paulo VI assegura à primeira-ministra israelita Golda Meir que o Vaticano é a favor da internacionalização da cidade de Jerusalém.

1974: – O general Ernesto Geisel é eleito, de modo indireto, presidente do Brasil.

1985: – No Brasil, o candidato da oposição, Tancredo Neves, é eleito primeiro presidente civil do país em 21 anos. Ele não chegará a governar.

2005: – A socialista Michelle Bachelet vence eleições presidenciais chilenas.

Deixe uma resposta