15 de janeiro

Joana Seymour em 1536 e o jovem Eduardo com Henrique e Joana, c. 1545. Na época em que esta pintura foi feita, Henrique já estava casado com sua sexta esposa.

1535: – Henrique VIII se auto-atribui o título de chefe supremo da Igreja da Inglaterra.

1922: – A Irlanda constitui-se Estado Livre e independente, sob a direcção de Michael Collins. Em 1937, através de plebiscito, toma o nome de Eire.

1929: – Os Estados Unidos ratificam o acordo de paz Kellog-Briand, que estabeleceu as fronteiras européias depois da Grande Guerra de 1914-18.

1936: – Na Espanha, firma-se o pacto eleitoral da Frente Popular, pelo qual os republicanos, socialistas e comunistas se unificam em partido único, que vencerá as eleições desse ano, o que provocará a guerra civil.

1973: – O presidente dos Estados Unidos Richard Nixon põe fim à ofensiva norte-americana no Vietnã. O acordo de cessar-fogo será assinado a 23 de Janeiro.

– Paulo VI assegura à primeira-ministra israelita Golda Meir que o Vaticano é a favor da internacionalização da cidade de Jerusalém.

1974: – O general Ernesto Geisel é eleito, indiretamente, presidente do Brasil.

1985: – O candidato da oposição no Brasil, Tancredo Neves, é eleito primeiro Presidente civil do país, em 21 anos. Ele não chegará a governar.

2005: – A socialista Michelle Bachelet vence eleições presidenciais chilenas.

2006: – Aterra no Estado americano de Utah a cápsula da sonda Stardust, da NASA, com poeiras de estrelas e cometas, essenciais para a análise do sistema solar.