Efemérides – 18/08

0
Londres arde em chamas, após o intenso bombardeiro alemão, o que seria conhecido como o “Dia mais Difícil”, em 1941.

1904: – No Equador, é decretada a separação da Igreja e do Estado, e a confiscação dos bens da Igreja, antecipando-se assim à França, que só a decretaria no fim de 1905.

Um bombardeiro da Luftwaffe, abatido por artilharia antiaérea britânica, durante os confrontos aéreos nos céus de Londres, em 1940.

1940: – Durante a Batalha da Inglaterra, o “Dia mais Difícil”, para a Força Aérea Real e para a Luftwaffe (Força Aérea Alemã). A resistência britânica causou pesadas baixas para as tripulações alemãs, que bombardeavam dia e noite Londres e pontos militares estratégicos britânicos, mas igualmente, o massivo ataque alemão resultou em perdas irreparáveis à Força Aérea Real. Considerado o maior combate aéreo da história.

1941: – Na Alemanha, Adolf Hitler ordena a eutanásia sistemática dos enfermos mentais.

1942: – Manifestações no Brasil exigem que o governo de Getúlio Vargas entre na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo. No início da guerra, Getúlio manifestara-se favorável a eles.

1965: – Os fuzileiros navais dos Estados Unidos destroem uma fortaleza vietcongue na península de Van Tuong, marcando assim a primeira grande batalha terrestre na Guerra do Vietnã.

1971: – Austrália e Nova Zelândia decidem retirar suas tropas do Vietnã.

2008: – Ocorre a Emboscada no Vale do Uzbin, durante a Guerra do Afeganistão. O confronto resultou em 10 militares francês mortos e outros 21 feridos, e quatro soldados afegãos feridos. Cerca de 40 rebeldes foram mortos.

2020: – Em 18 de agosto o governador da Califórnia declara estado de emergência quando uma onda de calor agravou os incêndios já existentes. Enquanto algumas pessoas são evacuadas devido à fumaça e incêndios, milhares ficam sem energia devido à onda de calor.

Deixe uma resposta