Efemérides – 20/08

0
Winston Churchill inspecionando aparelhos e instalações da Royal Air Force. Ele sabia que, visitando as posições aliadas, ajudaria a manter o moral das tropas alto na linha de combate.

1914: – Bruxelas, capital da Bélgica, é capturadas pelas tropas alemãs, durante a Primeira Guerra Mundial.

Winston Churchill observa com seus oficiais os danos causados por bombardeios alemães em Dover Castle.

1940: – Discurso de Wiston Churchill na Câmara dos Comuns: “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos” sobre o tremendo esforço da Royal Air Force na Batalha da Inglaterra, especialmente no “Dia mais Difícil” ( Ver mais em “Efemérides – 18/08”).

1944: – A Batalha da Romênia começa com uma massiva ofensiva soviética contra a Romênia, então sob domínio nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

1977: – A nave Voyager II é lançada para explorar outros planetas. Antes de sair do sistema solar, passou por Júpiter, Saturno, Urano e Mercúrio.

1988: – Oito soldados britânicos morrem e 28 ficam feridos quando seu ônibus é atingido por uma bomba do IRA na estrada em Ballygawley, no condado de Tyrone.

1991: – A Estônia, ocupada e incorporada à União Soviética em 1940, emite uma decisão sobre o restabelecimento da independência com base na continuidade legal de seu estado anterior à ocupação.

2004: – Finaliza a reunião dos chanceleres do Grupo do Rio, sem chegar-se a um acordo sobre o ingresso de Cuba no grupo, por falta de liberdades no país.

2008: – A Polônia e os Estados Unidos assinam solene acordo prevendo a instalação de elementos do escudo antimíssil norte-americano em solo polaco.

Deixe uma resposta