20 DE DEZEMBRO

1803: A França entrega a região da Luisiania para os Estados Unidos.

1860: A Assembléia da Carolina do Sul declara dissolvida sua união com os Estados Unidos, o que origina a Guerra de Secessão.

Tcheka. Sinistro símbolo da organização criada para vigiar, perseguir, torturar e eventualmente matar quem se opusesse ao regime comunista. Por que não se julgam seus crimes?

1917: – É criada a Tcheka, primeiro serviço de polícia secreta da União Soviética, para combater a contra-revolução, a especulação e a sabotagem contra o regime comunista. Foi a antecessora da sinistra KGB.

1922: Catorze repúblicas da Rússia constituem a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

1960: Diante do pronunciamento dos bispos paulistas tentando refutar o livro “Reforma Agrária – Questão de Consciência”, o secretário do bispado de Campos responde a esses bispos com um “Esclarecimento”, no qual mostra que eles não são infalíveis.

1970: 619 riojanos de 23 cidades solidarizam-se com a TFP argentina sob o fogo dos ataques do diocesano Mons. Angelelli.

1973: – Morre em Madri o primeiro-ministro espanhol Luís Carrero Blanco, número dois do regime ditatorial franquista, num atentado à bomba perpetrado pela ETA.

1985: Diante das declarações concessivas de membros da direita chilena, a TFP daquele país publica uma “Carta Abierta a los dirigentes de la Derecha adherentes al Acuerdo Nacional”, denunciando o seu espírito de concessões e amabilidades para com a esquerda.

1989: Os Estados Unidos lançam a Operação Causa Justa, enviando tropas para o Panamá para derrubar o ditador pro-comunista Manuel Noriega – que se refugiara na Nunciatura Apostólica–, como traficante de droga, e estabelecer no governo o presidente eleito, Guilherme Endara.

2006: Em entrevista ao Washington Post, o presidente norte-americano, George W. Bush reconhece pela primeira vez que os Estados Unidos não estão ganhando a guerra no Iraque, e admite reforçar o número de efetivos militares no terreno.