Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 21/11


O HMHS Britannic, durante o serviço de navio-hospital, Primeira Guerra Mundial. Afundará em 1916.

1791: – Durante a funesta Revolução Francesa, o cismático bispo juramentado de Lyon, Lamourette, lança a expressão “democracia-cristã”, na Assembleia francesa para sublinhar o contraste entre os fiéis de uma nova Igreja democrática e popular, que estava surgindo, e uma Igreja aristocrática e elitista oriunda dos velhos tempos, onde a França ainda tinha como sistema político uma monarquia absoluta.

1851: – Neste dia foi assinado um tratado de aliança entre o Brasil, as províncias de Entre Rios e Corrientes, na Argentina, e o Uruguai, para combater o ditador argentino Rosas, que havia declarado guerra ao Brasil. Rosas seria derrotado pelas forças aliadas no dia 3 de fevereiro de 1852, na Batalha de Caseros.

Afundamento do HMHS Britannic (1916).

1916: – O navio-hospital inglês HMHS Britannic é afundado por minas navais do submarino alemão SM U-73, durante a Primeira Guerra Mundial.

1963: – O Concilio Vaticano II autoriza o uso do vernáculo, em vez do latim, nas cerimônias religiosas.

1978: – Lançamento no clube “La Bilbaína”, na Espanha, da primeira edição de “Revolução e Contra-Revolução, de Plínio Corrêa de Oliveira.

1997: – Em São Paulo, 52 então sócios da TFP introduzem processo contra a mesma para se apossar de sua direção, alegando para isso os princípios igualitários e revolucionários que até então combatiam. Juízes esquerdistas lhes darão ganho de causa nesse processo.

2006: –  Os ministros da cultura do Mercosul aprovam a inclusão do português, do castelhano e do guarani como línguas oficiais.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados