21 DE NOVEMBRO

1791: – Durante a funesta Revolução Francesa, o cismático bispo juramentado de Lyon, Lamourette, lança a expressão “democracia-cristã”, na Assembleia francesa. Naquela altura, esse não pretendia exprimir com este conceito uma forma de organização política dos cristãos, mas sublinhar o contraste entre os fiéis de uma nova Igreja democrática e popular, que estava surgindo, e de uma Igreja aristocrática e elitista oriunda dos velhos tempos, onde a França ainda tinha como sistema político uma monarquia absoluta.

1851: – Neste dia foi assinado um tratado de aliança entre o Brasil, as províncias de Entre Rios e Corrientes, na Argentina, e o Uruguai, para combater o ditador argentino Rosas, que havia declarado guerra ao Brasil. Rosas seria derrotado pelas forças aliadas no dia 3 de fevereiro de 1852, na Batalha de Caseros.

1963: – O Concilio Vaticano II autoriza o uso do vernáculo, em vez do latim, nas cerimônias religiosas.

Esta é a TFP que o então sócio João Clá não queria.

1978: – Lançamento da primeira edição de “Revolução e Contra-Revolução, de Plínio Corrêa de Oliveira, na Espanha, no clube “La Bilbaína”.

1997: – Em São Paulo, 52 – então – sócios da TFP introduzem processo contra a mesma, para se apossar de sua direção, alegando para isso os princípios igualitários e revolucionários que até então combatiam. Juízes esquerdistas lhes darão ganho de causa nesse processo.

2006: – Os ministros da cultura do Mercosul aprovam a inclusão do português, do castelhano e do guarani como línguas oficiais.

Deixe uma resposta