22 de julho

1805: – Batalha do Cabo Finisterre, tendo de um lado a Armada Real Britânica, e do outro uma frota franco-espanhola. Como resultado do combate, a frota inglesa impediu que a francesa chegasse ao Canal da Mancha para escoltar o passo da Grande Armée, de Napoleão, que aguardava em Boulogne para invadir a Inglaterra com 150 mil homens.

1812: – As tropas espanholas, portuguesas e britânicas, comandadas por Wellington, derrotam as francesas de Napoleão Bonaparte na Batalha dos Arapiles.

1906: – O czar Nicolau II dissolve a Duma por sua escassa docilidade, e pela oposição da nobreza.

1912: – Na Inglaterra, Winston Churchill, primeiro Lord do almirantado, solicita um aumento de verba para a marinha britânica poder fazer frente ao rearmamento alemão.

1920: – A Grécia lança com êxito uma ofensiva contra os turcos na Ásia Menor.

1934: – Em Chicago, o gangster João Dillinger, inimigo número um nos Estados Unidos, morre abatido por agentes do FBI.

1942: – Os britânicos rechaçam a proposta americana de um desembarque na Europa durante esse ano.

1944: – Finaliza a conferência econômica de Bretton Woods, que concordou com a criação do Fundo Monetário Internacional e do BIRD, o Banco Mundial.

1946: – Celebra-se uma Conferência Internacional na qual se decide a criação da Organização Mundial da Saúde.

1964: – Reunião da OEA em Washington para discutir as sanções contra Cuba por sua ajuda aos movimentos nacionalistas da Venezuela. Por 15 votos a 4, decidem a suspensão das relações diplomáticas e comerciais com a Ilha.

1966: – Solene encerramento da campanha contra o divórcio na Casa de Portugal, em São Paulo: foram coletadas 1.042.359 assinaturas, em 50 dias, em 142 cidades.

1976: – O Japão completa sua ultima reparação econômica às Filipinas por crimes de guerra cometidos durante a invasão do Império Japonês durante a II Guerra Mundial.

1977: – Inauguração das primeira Cortes da democracia na Espanha, na qual o rei João Carlos reconhece a soberania do povo espanhol.

1999: – É lançado em Cabo Canaveral, na Flórida, a nave Colúmbia que, pela primeira vez, tem na direção uma mulher, comandante Eileen Collins, e está equipada com o mais complexo observatório espacial construído.

2002: – A firma de telecomunicações WorldCom inicia o trâmite de bancarrota, a maior na história dos Estados Unidos.

2003: – Os Estados Unidos confirmam a morte dos dois filhos de Sadam Hussein, Quday e Uday, durante um ataque militar em Mosul.

2005: – Na estação de metro de Stockwell, no sul de Londres, no dia seguinte ao segundo dos atentados de julho naquela cidade, agentes da Scotland Yard detém, por engano, um eletricista brasileiro, João Carlos de Menezes, e lhe disparam sete balas expansivas na cabeça, balas essas proibidas pela Convenção de Haya.

– Na prefeitura de Mollet del Valles, em Barcelona, celebra-se a primeira boda entre duas mulheres na Espanha.

2011: – Anders Behring Breivik comete um duplo atentado em Oslo e Utoya, na Noruega, nos quais morrem 77 pessoas, sendo 69 jovens que estavam num acampamento da Juventude Trabalhista na ilha de Utoya. Foi o desastre mais importante no país desde a II Guerra Mundial.

Deixe uma resposta