23 de fevereiro

1797: – Em Portugal, todos os detentores de bens da Coroa portuguesa e herdeiros de morgados ou capelas passam a ter de servir no Exército ou na Marinha, sob pena de devolução dos bens.

1812: – Napoleão Bonaparte renega a Concordata com o Papa.

1861: – O presidente-eleito dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, chega secretamente a Washington, D.C., para assumir a presidência, após ter sofrido um atentado fracassado em Baltimore

1903: – Cuba arrenda aos Estados Unidos, de forma perpétua, a Baía de Guantánamo.

1905: – O Rotary Club é fundado em Chicago.

1911: – Os bispos portugueses contestam as medidas da I República: a Lei do divórcio, a criação do registro civil, o fim do juramento religioso nos tribunais e a expulsão das Congregações religiosas.

Símbolo do fascismo: fascio
O fascismo, assim como o nazismo com a suástica, apropriou-se de símbolos e os deu novos significados, como o fascio, um antigo símbolo do Império Romano.
O termos fascismo vem de fascio que significa “feixe de varas” cuja representação constava numa machadinha envolvida por um feixe. Na Roma Antiga, o lictor – que era uma espécie de oficial de justiça – carregava um fascio nas mãos quando ia executar ordens judiciais.
No fascismo, o fascio significava a união e a força. O feixe de varas representava o povo italiano e a machadinha era uma alusão ao poder do “Duce” (líder), ou seja, Benito Mussolini. Benito não repudiou o socialismo.

1919: – Benito Mussolini funda o Partido Fascista italiano.

1945: – Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros norte-americanos alcançam o topo do Monte Suribachi onde é levantada a bandeira americana que é fotografada por Joe Rosenthal. Essa famosa foto ganharia o prémio Pulitzer. Neste mesmo dia Manila, nas Filipinas, que estava ocupada pelos japoneses, é libertada pelo exército americano

1974: – O programa “A Voz das Forças Armadas”, na Rádio Portugal Livre, anuncia o apoio ao Movimento dos Capitães, “para que o fascismo e as guerras coloniais desapareçam do nosso país”.

1976: – A Rádio Moscou, no programa “Escucha Chile”, ataca furiosamente o livro da TFP chilena “La Iglesia del Silencio en Chile”, e defende os bispos e clero esquerdistas.

1997:– O semanário britânico Observer noticia a existência da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado, nascida a 05 de julho de 1996, no Instituto Roslin, em Edimburgo.

2002: – Rapto da deputada e candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betencourt, pelas FARC.

2010: – O governador interino de Brasília, Paulo Octávio, renuncia ao cargo, após afastar-se do Partido Democratas (DEM), na sequência de um escândalo de corrupção.

Deixe uma resposta