25 de fevereiro

1530: – O Papa Clemente VII coroa, em Bolonha, Carlos V imperador do Sacro-Império Romano e rei da Itália, sendo a última coroação imperial efetuada por um Papa.

1547: – Morre D. João da Áustria, o grande herói de Lepanto.

1570: – O Papa São Pio V excomunga a rainha Isabel I de Inglaterra.

1815: – Napoleão Bonaparte foge da ilha de Elba. Começam os Cem Dias.

1836: – É patenteado o primeiro revólver, pelo norte-americano Samuel Colt.

1848: – É proclamada a III República, na França.

1917: – Esboça-se o início da revolução russa, com uma greve geral e manifestações em Petrogrado, e reencontros entre populares e a guarda imperial.

1948: – Golpe instala governo comunista na Checoslováquia.

1954: – O general Nasser toma o poder no Egito, e inicia um governo nacionalista pro-soviético.

1982: – É publicado no Washington Post e no Frankfurter Allgemeine Zeitung o comunicado do Prof. Plinio “Na França: o punho estrangula a rosa”, sobre a proibição da publicação do manifesto do presidente do Conselho Nacional da TFP sobre o socialismo autogestionário de Miterrand.

1986: – Revolução capitaneada pelo Cardeal Sin e Coração Aquino depõe o ditador anti-comunista Marcos, que é obrigado a fugir do país.

1991: – Os seis países do Pacto de Varsóvia, reunidos em Budapeste, aprovam a dissolução da organização militar criada em 1955, em resposta à Organização do Tratado do Atlântico Norte.

2001: – Passeata no Ipiranga e oração da TFP assinada no Monumento, por ocasião do início do VI Congresso de Correspondentes da entidade, do qual participaram 350 sócios, colaboradores e correspondentes e esclarecedores.

Deixe uma resposta