26 de fevereiro

1821: – Golpe de Estado no Rio de Janeiro, conseqüência da Revolução Liberal do Porto, em Portugal, movimento político ocorrido em 1820, de caráter liberal e anti-absolutista, cujo resultado foi conseguir a primeira Constituição de Portugal. Por pressão de D. Pedro, D. João VI foi obrigado a jurar as bases dessa Constituição no Brasil.

1930: – Morre estranhamente o Cardeal Merry del Val, Secretário de Estado de São Pio X, durante banal cirurgia.

1949: – Carta de louvor de Pio XII, assinada por Mons. Montini, elogiando o “Em Defesa da Ação Católica”, do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

1952: – O primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill anuncia que seu país possui a bomba atômica.

1956: – Termina o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, durante o qual o secretário do Partido, Nikita Khrushchev, com seu célebre “discurso secreto”, denuncia as violências, os expurgos e as limitações à liberdade impostas pelo regime de Stalin, seu predecessor.

1966: – Publicado na imprensa chilena o manifesto da TFP local: “Manifiesto a la nación chilena sobre el Proyecto de Reforma Agraria del Presidente Frei”.

1983: – O Papa João Paulo II distribui um documento que estabelece os novos processos para a canonização dos santos.

1991: – Guerra do Golfo. Saddam Hussein anuncia sua retirada da cidade do Kuwait, sete meses após o início da crise.

1993: – Espetacular atentado terrorista às torres do World Trade Center, em Nova Iorque. Explode um carro estacionado em um dos porões.

2006: – A Rússia aprova a lei antiterrorista que permite abater aviões de passageiros sequestrados, afundar embarcações, ou destruir veículos civis que sirvam atentados.

Deixe uma resposta