O presidente Lula assinou dia 14 de julho o projeto de lei que proíbe aos pais de dar palmadas nos filhos.

Atilio Faoro

Com uma simples canetada, o presidente Lula empurrou os pais e educadores brasileiros para o banco dos réus. Foi o que se passou no último dia 14, quando o Presidente da República assinou a mensagem que encaminha ao Congresso Nacional um projeto de lei para proibir a prática de castigos físicos em crianças e adolescentes.

(dê a sua opinião votando na pesquisa)

Por coincidência, a apresentação do projeto de lei contra a palmada ocorreu na data comemorativa da famosa Queda da Bastilha que, em 1789, colocou por terra o Antigo Régime francês baseado sobre a família. Para o governo brasileiro tratava-se porém de celebrar os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O projeto tem como idéia fundamental a de que compete ao Estado e não aos pais determinar como os filhos devem ser educados. E lança uma suspeição sobre todo o ambiente doméstico, que passa a ser controlado.

Além dos pais, babás, professores, cuidadores de menores em geral podem ficar proibidos de beliscar, empurrar ou mesmo dar “palmadas pedagógicas” em menores de idade.

“A definição proposta se aplica não só para o ambiente doméstico, mas também para os demais cuidadores de crianças e adolescentes – na escola, nos abrigos, nas unidades de internação. O projeto busca uma mudança cultural”, diz a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira.

No discurso, o presidente Lula defendeu a conversa no lugar dos castigos físicos. “Todo mundo sabe que o tempo da palmatória não educava mais do que o tempo da conversa.”

Ao mesmo tempo, reconheceu que “a lei deve causar polêmica”. Alguns setores da sociedade poderão afirmar, segundo ele, que o Estado está querendo interferir na educação dos filhos. (vote na pesquisa sobre essa lei)

Penas podem obrigar até um tratamento da criança

O projeto acrescenta ao ECA, entre outros, o Artigo 17-A que concede as crianças e adolescentes “o direito de serem cuidados e educados pelos pais ou responsáveis sem o uso de castigo corporal ou de tratamento cruel ou degradante”.

Atualmente, a Lei 8.069, que institui o ECA, condena maus-tratos contra a criança e o adolescente, mas não define se os maus-tratos seriam físicos ou morais. Com o projeto, o artigo 18 do ECA passa a definir “castigo corporal” como “ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente”.

As penalidades previstas são advertência, encaminhamento a programas de proteção à família, além de orientação psicológica. Os pais também podem estar sujeitos a obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado.

A lei incentiva a delação

“Sem a lei, o vizinho entende que a criança está apanhando, mas não pode se meter porque o assunto é da família”, explicou o ministro Paulo Vannuchi, em entrevista ao programa de rádio “Bom Dia, Ministro”.

Tentando suavizar o impacto negativo do projeto de lei, Vannuchi explicou à Agencia Brasil que “ele foi discutido com a participação da sociedade civil” e que o projeto de lei que coíbe a prática de castigos corporais em crianças e adolescentes não vai levar para a cadeia “qualquer pai que bate” em uma criança.

Risco de prisão existe, lembra advogado

Contrariando em parte o ministro Vannuchi, o advogado e coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Ariel Castro Alves, frisou que o projeto vai preencher “uma lacuna da lei” e que, em certos casos, com o apoio de testemunhas, o Código Penal pode ser invocado.

Em declarações reproduzidas pela Agência Brasil, advertiu ele que “falar em maus-tratos é muito subjetivo”. E sugeriu a realização de campanhas educativas anticastigo por Estado, municípios e entidades não-governamentais.

Será necessário o testemunho de terceiros – vizinhos, parentes, funcionários, assistentes sociais – que atestem o castigo corporal e queiram delatar o infrator para o Conselho Tutelar. Vale lembrar que, no caso de lesões corporais graves, o responsável é punido de acordo com o Código Penal, que prevê a pena de 1 a 4 anos de prisão para quem “abusa dos meios de correção ou disciplina”, com agravante se a vítima for menor de 14 anos.

Reações indignadas

Desde que o projeto de lei contra a palmada foi anunciado, multiplicaram-se as reações de Norte a Sul do Brasil. Os pais reclamam da invasão do Estado na esfera reservada à família, da quebra da autoridade dos pais e do fomento de uma educação que estimula a impunidade e abre caminho para uma nova geração de bandidos.  Algumas destas sadias reações podem ser lidas, por exemplo, no site do jornal “Zero Hora”.

Importante: deixe aqui sua opinião, envie para amigos. vote na pesquisa.

53 COMENTÁRIOS

  1. BOA TARDE, SENHOR ATILIO FAORO. ESTOU FAZENDO UMA MONOGRAFIA SOBRE O TEMA QUE O SENHOR ESCREVEU, OU SEJA,O PROJETO DE LEI DA PALMADA. O TEOR DO SEU É EXATAMENTE IGUAL AO TEOR DOS OUTROS ARTIGOS QUE EU LI, ISTO É, CARENTE DE FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICO-JURÍDICA OU DE QUALQUER OUTRO RAMO DAS CIÊNCIAS. ESTOU PROCURANDO FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICO-JURÍDICA OU DE QUALQUER OUTRO RAMO DAS CIÊNCIAS PARA O MEU TRABALHO. CASO O SENHOR POSSA ME AJUDAR, AGRADECERIA MUITO. COMO TRATA-SE DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, NÃO PODE SER UNICAMENTE BASEADA EM OPINIÃO PESSOAL, POR MAIS IMPORTANTE QUE A PESSOA SEJA, NEM EM CONCEITOS DE RELIGIÕES, CERTO? MUITO OBRIGADO.

  2. Estou lendo: uns defendendo a “Lei da Palmada” e outros contrariando e até levando para o lado pessoal contra o então Presidente Lula. Claro que a Bíblia orienta para o castigo físico como disciplina. Mas, entendo eu que a lei é necessária por causa da maioria dos ocorridos em nome da disciplina: violência pura. Se a palmada, e ainda que merecida, é dada com raiva; melhor resignar-se e não aplicar castigo nenhum. Mas o que tenho observado quase que invariavelmente não é disciplina: são pais descarregando seu descontamento com raiva sobre o filho. Isso não é correção; é agressão. Mesmo que seja uma palmada no bumbum. Vejo “evangélicos” (eu sou crente em Jesus Cristo) defendendo, no púlpito das igrejas, por exemplo o puxão de orelha. Depois o filho sofre constantes otites e nem se dão conta da causa da doença. Cadeia neles! O Grande e maior método de disciplina é o exemplo de comportamento do educador. Os pais tem o dever de serem exemplo de liderança. Disciplina advém de discípulo que quer dizer seguidor. “…e não provoqueis vossos filhos à ira mais criai-os da disciplina e admoestação do Senhor”. Está na Bíblia também. Aplicar a disciplina é transmitir ao aluno um legado tal que este não o negocie em troca de nada neste mundo. Tenha um comportamento absolutamente cristão e dificilmente precisará violara Lei da Palmada.

  3. caro camarada ai ja e outro tipo de punição se os pais batem com cabos de vassouras chutes murros estao contribuindo para aviolencia os pais saos professores ne imagina eu ensina a meu filhoa usar uma espada de samuray irei incentiva-loa matar com a espada .
    mais no caso das palmadinhas no bumbum nao é violencia e sim uma forma d eimpor respeito eu acho que vc passou pela mesma situação que aminha eu tomei surra de chicote e tubo de burracha e talvez vc esteja pensando que uma palmadinha vai matar e fazer a mesma coisa que eu sentir quando era pequeno tomando surra de tudo de borracha me polpe cara tem que punir da forma correta nao se exalta e tentar tirar o coro da criança

  4. essa lei é totalmente válida ao meu ver. Existem muitas crianças e adolescentes que foram e são maltratadas com tamanha perversidade e crueldade. Os filhos não merecem ser espancados, a conversa é sempre a melhor solução, em todos os aspectos. As pessoas que se dizem contra, é porque nao sabem ou nunca passou por uma situação como essa. Isso nao se chama educação, se chama CRUELDADE!

  5. Olha gente esse ex governo que hoje quer se passar por santinho, e o maior mau carater, isso o Marcos Valério vai provar no STJ, ele tem que ir para cadeia ele e sua corja.
    Com essas leis de vagabundos criada por ele na gestao passada.
    Tomara que isso venha a tona, e digo outra queremos um plebicito, para julgar esses crapulas.
    So assim o povo que colocou e o povo e quem julgara essa corja de ladroes.

  6. @Ricardo C. Torres
    E verdade espanca nao, mas corrigir sempre temos que separar bem as coisa o que espacar e o que e corrigir, porem essa Lei deveria ser bem detalhada, se nos pais nao corrigirmos o nosso filho a policia vem e mata. Quem tem parente na policia sabe bem isso nesse ano de 2012 ate hoje ja mataram mais de 90 policiais, isso e fruto de uma educacao.Se caso voce perguntar pro policial e pro professor que sofrem, se eles sao a favor, eles irao dizer que sao a favor da correcao. Por isso nos pais iremos pagar muito por isso. Vai acontecer como Estados Unidos que todos esses crimes assustador e resultador de uma criacao sem correcao e tao querendo fazer as nossas criancas e jovens brasileiros serem sem limites. vamos fazer um abaixo assinado contra essa Lei.

  7. LEI DA PALMADA
    Pessoal creio que não é essa a ideia que o governo queira passar pode até ser , mais agora mesmo minha vizinha pegou sua filha pelos cabelos e saiu espancando ela com uma cinta ISSO É UM ABSURDO é essa educação que para os que são contra reclamam, por que se seus filhos são mau educados isso não é culpa deles e sim DE VOCÊS PAIS que são maus educadores AGRESSÃO LEVA A REAÇÃO e a reação de seus filhos e ficarem piores PALMADA sim acredito que até eduque agora tem MONSTROS que acham que pra educar tem que espancar sabe o que vocês são: ANIMAIS.

  8. Governo de bandidos criam bandidos, não querem que as pessoas tenham filhos façam como a china, 1 filho por casal, aqui é pior, a escola é um LIXÃO só se aprende coisa errada, agora querem que as crianças sejam bandidos, ja proibiram os de 13 anos acima de trabalhar,( eu comecei com 13 em 1987 registrado ), além de ter que aguentar música de funk contado por bandidos e vagabundas aprovado pelo LULA como cultura, agora vamos ter que criar FILHOS DO MENSALÃO MALDITO DO PT, Haha boa sorte a todos eu desisti de ser pai por um bom tempo, e viva o MALDITO PT DO LULA

  9. Realmente, as opiniões de maneira geral pelos fóruns assustam! Aparentemente, quase todos os que opinam são contra o Desarmamento, Direitos Humanos, Lei da Palmada e a favor da Pena de Morte e outras, etc.. Céus, como deveríamos nos portar socialmente, respondam?? Cada vez mais bater nas pessoas pequenas, sem condições de se defender; ralhar com alunos de sua classe, muitos difíceis, principalmente em escolas públicas; penalizar pessoas que matam com torturas e morte; escorraçar os direitos do ser humano, vilipendiando mais e mais vitórias libertárias alçadas por millhões de mortes no passado. Sim, pensem nisso, nossas pessoas presas e que matam ou roubam ainda são frutos de centenas de séculos de opressão, são martirizadas em seus direitos e o aspecto familiar nelas é quase inexistente e, quando aí está, as deseduca, reprime ou hostiliza. Imaginem isso? Como um ser assim estará num mundo estúpido como o nosso, com pessoas que se dizem (nossa!) educadas por haverem apanhado dos pais?? Um mundo com pessoas como nós que “possuímos bens de consumo”, postas em propagandas agressivas a nos poluir a mente a cada minuto – na esquina, na TV, na Internet -, desrespeitando mulheres na sua essência. Um universo que nos diz que ser educado é ter emprego, respeitar o próximo, ser “positivo”, ter carro, dinheiro ou aparência de luxo. E nos diz, este mundo, que a pessoa que está na rua roubando ou matando não é mais uma pessoa. Pois é, ela é sim! Possui os mesmos sentidos e órgãos nossos, opina e tem valores, sabe o que é respeito e tem discernimento da sua opressão, não é torpe! Ponham-se no lugar de pessoas assim, não se trata de ser “esquerda” ou “direita”, apenas façam de conta que vocês são uma, só uminha delas. Seu pai chega bêbado e lhe espanca, sua mãe some de casa o dia inteiro e não liga para você, a única forma de compreensão do mundo é sim pelas drogas (“Bridge Over Troubled Waters”, lembram-se, é música maravilhosa que cita a droga como algo a anestesiar nossa percepção problemática). Aí, meus caros, na rua nós, os “bacanas”, que achamos os políticos e o governo todos responsáveis pela nossa barbárie, jogamos na cara destas pessoas que elas não prestam para nada, são deseducadas, desestruturadas, não valem um tostão furado. Sim, varramos nossos humanos irmãos como sujas moscas a nos importunar, para debaixo do tapete! Pois somos os “educadinhos” que levaram palmadas, respeitam o próximo e querem ter armas e matar seu próximo. Um dia, um dia, como em tudo na vida, precisaremos destes seres para algo e não os teremos mais ou os que estarão lá já não nos quererão mais. Pensem nisso! Uma pessoa nesta situação se defende apenas, a sua manifestação é beber, bater nos menores e nas mulheres, às vezes roubar, às vezes matar. É seu ato de desespero contra um ambiente hostil. “Nosso” ambiente hostil, lembrem-se, pois somos os “certinhos” e eles os “corrompidos”. Ora, provavelmente numa situação crítica dessas faríamos igual ou pior. Nunca bati no meu filho e não acho que a falta de palmadas, chineladas ou varadas, como queiram – escolham seus instrumentos de tortura -, mudaria para pior sua cosmovisão de mundo, tornando-o “sem limites” ou “agressivo”. Só porque apanhamos e somos “legais” vamos repetir a dose?? Ufa! Será que somos “legais” mesmo? Você se acha “legal” mesmo? Aquelas pessoas que odiamos não conseguem ir a psicólogos ou psiquiatras como sempre vamos. Nossos empregos são como grandes prisões. O consumo é nosso maior fim, o PIB é o que importa, o Marketing é o valor máximo em nossas universidades. Nosso maior anseio é enriquecer e ser feliz, justamente quando não é possível enriquecer, pois os grandes já o fizeram, só temos as migalhas e feliz, muito menos, pois com uma parte dos nossos irmãos sofrendo assim é impossível na prática. Pensem nisso tudo… Solução? Não tenho, mas deve-se refletir direito e não espoucar palavras com opiniões retrógradas. Isto que falo é agressivo, mas necessário , porque ao ler quase todos os dias os fóruns me sinto muitíssimo agredido. Como um meliante, só me defendo.

  10. @Ariane
    Já apanhei muito, e sei como é isso, aprovo completamente essa lei, e se ela existisse na minha epoca, eu com certeza, utilizaria-a contra os meus pais… fui tambem assim, apanhava por causa de besteiras, uma vez, minha mãe me deu um tapa quando eu estava tomando banho, e eu escorreguei, ai ela dava um tapão na minha cabeça, para ela “quicar” no boxe… isso destroi qualquer relacionamento social entre pai e filho… isso criou um trauma, tanto que hoje em dia tenho 3 filhos 2 meninos, e 1 menina, e não bato em nenhum deles, aprontar eles aprontam, mas nunca levantei a mão para meus filhos, e eles me respeitam completamente…
    BOA LULA!!!

  11. Não digo, espancar, maltratar ou punir severamente a criança e/ou adolescente, pois isso seria desumano e um ato de crueldade, porém, maior que a lei do homem, é a lei de Deus que respalda os pais a darem sim umas palmadas quando necessário: “Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá.” (Provérbios 23:13 ). Sempre existirão ocasiões em que somente a correção verbal não fará efeito algum, pergunte isso aos pais de nosso país! Melhor seria sim, se a criança obedecesse por respeito e não por medo (palmadas), mas em alguns casos ela irá obedecer pelo temor. Até mesmo o próprio Senhor nos corrige quando erramos diante de seus olhos: “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.” (Hebreus 12:6). E lamentável saber que existe deputado que cria uma lei como essa e ainda se diz Cristão, na verdade, de Cristão somente o título mesmo, pois aceitar uma lei dessas, é sinal de que nem lê a Bíblia muito menos se interessa pelo que Deus instituiu como regra. Esses serão responsáveis pela “fabricação” de jovens rebeldes. Que Deus nos livre de todo mau.

  12. eu acho a lei contra a palmada muito errado porque se os pais não educar os seus filhos com umas palmadas não são pais e não serão respeitados pelos seus filhos, chegaram até dizer (eu faso! vc não pode me pater msm. pois se vc me bater vai preso…) e mais tarde quem os irá educa-los são os bandidos com xuts,socos etc… ou até msm os policiais. todos podem bater nos nossos filhos menos nó? não concordo com o espancamento, isso não.

  13. parabens ao governo lula por ter assinado esse lei, só falta ser aprovada, e criar a delegacia da criança. segundo as pesquisas são assassinadas mais de 700 crianças por ano. serar se os nossos parlamentarios não verem isso.

  14. eu acho que quem da uma palmada numa criança deveria pegar no minimo um ano de cadeia, criança não tem como se defender, esses vagabundos agem livrimento porque não tem lei para proteger criança.

  15. eu tambem acho um absurdo este lei da palmada as crianças de hoje são muito mal educadas e cada dia estão pior pois hoje ja nao a pais com pulso firme como antes os pais de hoje são moles para educar meninos fazem o que querem ainda vem o governo com esta tal lei e o brasil esta cada dia pior a bandidagem so aumenta
    ai eu me pergunto por que quando viram bantidos mandao preder bartem a coisa pior do que ficar preso ?
    hoje criança nao pude fazer nada fazem so o que querer criança tem que ter limites .
    ja vivemos em uma geração em que os novos cidadão nao acheita frustração e se nao aprender a ter limetes desde cedo onde vamos parar ?
    te garato se se este tando de bantido que existem se os pais tiver pulso firme e encimado a trabalhar deste pequenos e encinado que na vida nao são mares de rosa nao estaria assim pois nao aprentem a trabalhar e tambem nao tem limites e ai robão matam e viram isso ai e depois eles querem prender e pudir por que nao deixa tudo solto libera geral os pais nao pudem punir mas o governo pude

  16. Apoio totalmente essa lei, porque sou filha de pais separados passei minha vida sendo um fardo da minha mae, e ela não bate pra educar e sim pra sentir prazer nisso.e é muito fácil um pai e uma mae não gostar dessa lei, e para os filhos como fica, será que impor um limite de conversa com os filhos desde pequenos não pode ajudar? será que é melhor você ser o motivo de medo do seu filho do que amiga dele……

  17. @Cláudia

    Criança não é objeto,

    Os adestradores treinam seus cachorros a base do insencitvo para cada ação correta.
    Se conseguem treinar um cachorro sem bater, porque não conseguem treinar uma criança?
    A resposta é simples!

    O PECADO. O homem não suporta a Palavra de Deus quando diz que o AMOR NÃO SE IRRITA 1Corintios 13:4-7. Se o ser humano for sincero ele vai dizer que “bate” porque ficou irritado, e esse é um modo “sutil” de descontar a raiva.

    Se varios Pais criam suas crianças sem gritaria, ameaça, “palmadas”… então porque outros não conseguem?

    A desculpa normalmente é porque a criança é mal criada. Mas a verdade é que os Pais não são EXEMPLOS em primeiro lugar! Ou seja, não querem pagar o preço do Amor.

    Está escrito, o amor não se irrita, tudo suporta… porque não conseguem aplicar esse ensino?

    Jesus VOLTA LOGO, PLEASE!

  18. JULIANA ARGENTA :

    Saudações aos governantes que aderiram a este novo estatuto!!! MEUS PARABÉNS! VCS ESTÃO SUPER CORRETOS, SO PRECISO SABER AONDE POSSO MANDAR A FATURA DAS CX DE LEITE DIGERIDAS PELOS MEUS FILHOS, A CONTA DAS ROUPAS, DO COLÉGIO, ENFIM DOS GASTOS QUE ELE ME DÃO!!PQ JA QUE PALMADAS NAO PODEM, VCS ESTÃO NA VERDADE INCENTIVANDO O TERRORISMO EM RELAÇÃO A NÓS PAIS E MÃES DE FAMÍIA QUE FAZEMOS O POSSIVEL PRA QUE ELES “DE COISAS BOAS NO FUTURO”…MAS OLHA, DEFINITIVAMENTE….ESSE É MESMO O BRASIL….AKELE DA COPA!!! LEMBRA-SE? POIS É COMO PERDERAM AGORA A CULPA VEM PROS PAIS..LEGAL NÉ??? MAS EM 2014 O GOVERNO DITA NOVAS REGRAS PODEMOS FICAR SOSSEGADOS!!!

    Exatamente!!!!!!!!!!

  19. Quero ver se o Estado tb vai se responsabilizar em cuidar dos adolescentes sem limites que ele mesmo está criando. Proibem os pais de educarem seus filhos mas depois, qdo eles se tornam adultos e adolescentes com problemas com drogas, por exemplo, são esses pais é quem tem que lidar com o resultado, pq o governo não faz nada. Absurdo!

  20. sou sim a favor sabe porque sou sou separado e vejo minhas filhas de 15 em 15 dias e este domingo a mais velha de nove anos me falou que a mãe délas usa qualquér coisa para bater nélas que a de 7 anos apanhou com cabo de vassoura filho se educa é dando castigo do tipo senta la até segunda ordem pois esta na hora de fazer alguma coisa mesmo pois quantas crianças pagam o preço até mesmo quando o casamento da mãe não foi bem sucedido e as mães ficam com raiva por até mesmo o filho ou a filha forem parecido com o pai nóta cem para esta lei

  21. Nosso Governo quer interferir no direito da Família de Educar seus filhos,
    de forma legitima. Porém não interfere de forma à eliminar traficantes,
    aliciarem menores ao trabalho do trafico. Sabemos o Motivo, pois o
    trafico rende fortunas a Elite governamental. E as Famílias são obrigadas
    a deixarem seus filhos livres ao crime sem os corrigirem.

  22. O Ricardo já deu a dica primorosa, mas tem todos enxergam. Vejam a frase: “Daqui a pouco teremos toda a nossa vida ‘orientada’ pelo Estado.”
    Quem está por trás dessa “orientação”? Gente, acordem, a maçonaria junto com os partidos de esquerda. E o chefe dessa turma é Lúcifer. Pesquisem e vocês vão descobrir. São eles que fazem as leis para nos dominar. E é a mídia que faz a propaganda deles. Porém, quem é que está interessando em analisar isso? Ninguém. Por isso eu deixo essa frase para vocês pensarem: “O mal prevalece porque os bons não fazem nada.” Portanto, vamos entrar com o recurso contra essa lei. Caso contrário, daqui a 20 anos teremos novos ditadores, novos Hitlers.

  23. Essa lei é um tremendo absurdo, isso prova a tamanha incapacidade de alguns politicos que nos mesmo escolhemos para gerir os nossos proprios intereces. Um país de muitas leis que sobrepoem outras, ainda tentam criar mais uma para que no futuro criarem outra para tentar consertar o mau funcionamento anterior.
    Mas estou confiante que no senado as coisas são mais serias onde a coerencia e pessoas com visoes mais amplas, para acabar com essa palhaçada, e criar uma lei para ocupar os deputados e não ficarem brincando com o povo brasileiro (respeito).

  24. o filho da minha tia ontem ja chego falando se voce me bater porque eu fiz isso errado eu chamo a policia. ual!!! que lei incrivel a de voces não ? ¬¬
    agora os filhos chantageiam os pais e eles tem livre arbitrio de tudo pois alem de tudo os pais nao podem bate neles mesmo!

  25. Se eu nao tivesse apanhado quando criança hoje eu nao seria a mulher que eu sou….Acho que meus pais me educaram muito bem com as palmadinhas.

  26. minha nossa!!!!!!!! esse governo deveria tomar vergonha na cara..deveria ver o estados dos nossos hospitais, será que ele tem a coragem de assentar na frente da tv e assistir crianças que estudam no quintal de um terreno? onde o teto da escola é uma pe de manga bem grande? onde o assento é pedaço de toco de arvore? onde o quadro negro é um pedaço de maderite?? será que ele está mesmo preocupado com as crianças do nosso brasilll sil sil?? ainda tem a coragem de fazer copa do mundo olimpiadas aqui….so jesus pra nos salvar dessa praga aterrorizante. e agora ainda quer dar puniçoes aos paias que na sua maioria morrem de trabalhar pra pagar impostos e nao ter retorno algum em melhorias na saúde e educaçao porque os ladroes nao deixam tao ai sendo mostrado todos os dias ladroes do colarinho branco, nao consigo dizer mais nada de tanta raiva e indiguinaçao com essa gentália. mas aqui em casa quem manda sou eu e minha esposa e aqui fez coisa errada vai levar castigo messsmo!!!!. se eu fosse vcs amiguinhos das crianças indefesa..porque vc nao tira um bumbum das suas cadeiras acolchoadas e vao passar o dia nos presidios para adolecentes..vao lá pra ver coitadinhos como eles sofrem.sao todos tao bonsinhos merecem toda atençao de vcs!!

  27. Vi seu comentario e ia postar praticamente a mesma coisa. Infelizmente vivemos um golpe comunista a “conta gotas”, disfarçado pelo discurso de democracia e desenvolvimento social, e o problema é que poucas pessoas tem percebido esse fato.

  28. Se eu achar que meu filho merece uma punição, vou bater nele!! Estado nenhum paga as minhas contas. Um absurdo esta lei!! Fora com esse ECa que é uma eca!!! COMUNISMO PURO!!

  29. Imagine se eu não tivesse levado uma palmadinha quando criança? Aliás, não só eu, mas todas aquelas que tiveram e tem pais que sabem quando demonstrar respeito. É respeito, isso mesmo. Não concordo com a lei da palmada, acredito que esta tenha sido uma idéia que passou do limite. Proibir que os pais espanquem ou maltratem seus filhos é super justo, mas em se tratando de uma leve tapinha no bumbum, não chega nem a doer e ainda é bem educativo. No mundo atual, as crianças, a cada dia tem mais vontades e muitas delas acabam por dar a “palmadinha” nos pais, se não tiverem o desejo atendido. E aí, como ficam esses pequenos possíveis infratores amanhã na sociedade? Dessa forma não apoiaria essa lei em sua totalidade se tivesse o poder de me manifestar para tanto, mas sirvo-me deste pequeno espaço para citar até algo sobre mim. Quando criança, levei palmadinhas e olhares de reprovação. Isso me fez ser a pessoa honesta e justa que sou. Inclusive, escolhi ser jurista e ainda estando no começo da minha caminhada, seguir o caminho de defesa aos pequeninos, mas com as devidas restrições que acho pertinente.

  30. Desculpe-me… Mas eu concordo com as palmadinhas que os pais dão nos filhos sim. Eu não concordo com o espancamento, é por causa dessas leis que protege os menores dessas paumadinhas, que a sociedade está criando um monte de marginal, eu culpo a legislação por isso, antes os pais educar dando palmadas do que a policia matar. Sou contra os pais que espanca os filhos principalmente sem motivo, mas, dar palmada, castigar adianta sim. Como pode uma criança de 10 matar um adulto e não ser condenado? É por falta dessas palmadas que muitas crianças andam se prostituindo, roubando, matando e até estuprador, é por causa dessas leis que não deixa os pais educarem da maneira certa. Antigamente não existiam tantos jovens fazendo essas coisas não.

    Mas alem disso tem a discorda que muito tem contra a Biblia Sagrada, Acho também que essa lei alem de tirar a autoridade dos pais sobre os filho é para disfazer da Bilbia.
    E quendo eu for reclamar com o meu filho… o que ele vai mim dizer: Você não pode mim bater mesmo, então eu nem ligo!

  31. jeny chaveirinho :

    bom pra essa lei tem tipo……
    dupla opiniao
    pois tem pais q abusam da sua autoridade, e akbam esagerandu na hora d corrigir seus filhos
    entao a esc kso eu sou totalment a favor
    mas……..
    por outro angulo posso dizer q sou contra pq essa lei proib tds os tipos d puniçoes e isso eu acho erradopq a criança só vai fazer oq quizer e os pais n poderam fazer nd

    É MUITO POLEMICO MESMO ESSE ASSUNTO

  32. Ola a todos!
    Na biblia consta, que a palmada nada mais é que um sinal de alerta, que é totalmente diferente de espancamento, então por gentileza crie empregos ou algo parecido para ocupar o tempo das crianças e adolescente, ou sugiro que o governo acolha os mesmo e de a Educação devida.

  33. e tem crianças e adolescentes que ficam com tanta magoa dos pais que quando ficam mais velhos acabam batendo machucando os pais por terem apanhado quando criança

  34. eu concordo com proibir a palmada com tantas crinaças que estao sofrendo apanhando dos pais de bobeira .
    eu aprovo essa lei pois esses dias vi uma mãe puxando a menina pelo cabelo e dando um tapa na cara dela do nada so por causa que ela tinha deixado o sorvete cair a mae dela ficou muito brava chamando e puxando o irmao dela pela camiseta quase matando o menininho tantas crianças e adolescentes apanham sem ter causa eu ja apanhei de deixar as pernas roxas so por causa que fui na praça eu aprovo pois pessoas bebem extressam e algumas fumam e descontan todas as raivas no filhos e isso é errado e as crianças e adolescentes nao tem por onde se defender entao eu aprovo

  35. Eu considero todo você que estão criticando a lei um bando de ridiculos inúteis, por que, não porque eu aprovo a lei, muito pelo contrário, mas se vocês tão todos revoltadinhos como madames no cio derrubem a lei. Saiam do comodismo de suas vidas, cerquem as suas prefeitura e exigem que seus governantes forcem Lula a desfazer a lei, se não der certo vão para brasilia e derrubem o presidente com as próprias mão, “Ah! Mas aí ele manda o exercíto nos matar”, cada povo tem o governante que merece e se você se gag#### de medo merecem terem a vida destruída por seus governante.

  36. A Lei que proíbe a “A Palmada”.

    Considerei absurda a Lei, porque tira a autoridade e autonomia dos pais. Os pais são responsáveis pela proteção e educação de seus filhos. A educação através do dialogo é muito eficaz, mas há momento em que essa ferramenta não funciona, então é necessário recorrer à outra alternativa, como a palmada, a mesma é para educar, estabelecer limites, etc. Na minha infância, muitas vezes fui corrigida com a palmada e agradeço a Deus pelos pais que tive, pois tiveram pulso firme com a disciplina de seus filhos, porque tinham a finalidade de formar cidadãos de bem e úteis à sociedade. Vale ressaltar que os valores: respeito, moral, ética, etc, são adquiridos no lar com os pais e infelizmente esses valores estão em extinção.

    Em Provérbios 13:24 diz: “ o que retem sua vara, aborrece o seu filho, mas o que o ama, a seu tempo o castiga”. O Estatuto da Criança do Adolescente é a Lei que protege a criança e o adolescente, o Estatuto contem direitos e deveres, mas, muitos menores se agarram aos direitos e colocam o dedo na cara dos pais e dizem se você me corrigir eu te denuncio para o Conselho Tutelar, imagine se essa Lei for aprovada, como vai ficar a família e a sociedade? O Estado não deve intervir na maneira como os pais educam seus filhos a não ser que esses comentam crime como a violência.

  37. Bom como bom brasileiro que sou
    vou ser bem claro se o nosso exelenticimo presidente da republca
    é hoje o CARA pra vota em uma lei dessa é poque ele tambem levou palmadas e não gostou mais vou dizer uma coisa ele tem que agradescer as palmadas pq se não fosse elas ele não era PRESIDENTE.
    E olha ai gente a DILMA vem ai cuidade pois o PT ja mostrou oque que então cuidado na hora de votar .
    raço a todos e T+

    ab

  38. Saudações aos governantes que aderiram a este novo estatuto!!! MEUS PARABÉNS! VCS ESTÃO SUPER CORRETOS, SO PRECISO SABER AONDE POSSO MANDAR A FATURA DAS CX DE LEITE DIGERIDAS PELOS MEUS FILHOS, A CONTA DAS ROUPAS, DO COLÉGIO, ENFIM DOS GASTOS QUE ELE ME DÃO!!PQ JA QUE PALMADAS NAO PODEM, VCS ESTÃO NA VERDADE INCENTIVANDO O TERRORISMO EM RELAÇÃO A NÓS PAIS E MÃES DE FAMÍIA QUE FAZEMOS O POSSIVEL PRA QUE ELES “DE COISAS BOAS NO FUTURO”…MAS OLHA, DEFINITIVAMENTE….ESSE É MESMO O BRASIL….AKELE DA COPA!!! LEMBRA-SE? POIS É COMO PERDERAM AGORA A CULPA VEM PROS PAIS..LEGAL NÉ??? MAS EM 2014 O GOVERNO DITA NOVAS REGRAS PODEMOS FICAR SOSSEGADOS!!!

  39. Estamos integrando um Conselho Municipal de Criança e Adolescente e em seminario a Associação de Magistrado de Infancia, no Rio de Janeiro, já mostramos a falta de condição de trabalho dos Conselheiros Municipais e Tutelares ( estes recebem Ajuda de Custo facultativa do Governo que tem que fiscalizar…); Agora com a Lei do Estupro e a Lei da Palmada, o caus tende a se agravar.
    Se é para destruir a familia e a ordem, estão fazendo um grande trabalho;

  40. No meu tempo de criança, papai era muito respeitado, bastava um olhar seu e entendíamos tudo, ele raramente nos batia. Mas, quando o fazia era para valer mesmo.Brincava conosco se necessário fosse sem igualitarismo, lembro-me dele soltando uma moeda a rodar, depois, cobria com a mão e dizia: cara ou coroa? Essa lembrança do verso e reverso da moeda veio-me à mente devido o tal projeto da Palmada assinado pelo Lula. Bem poderiam fazer uma moeda com a efígie dele. De um lado, o Lula Paz e amor, do outro, o Herodes do Sec. XXI.
    Tão solícito pelas criancinhas protegendo-as das palmadas. Todo feroz mandando-as matar antes de nascar… pois, é o que prega no PNDH-3 quando propõe a aprovação do aborto.

  41. O governo deste cidadão que tenho nojo de escrever o nome é de tal maneira grotesco e idiota que faz o cidadão ter vergonha de ser Brasileiro. Temos de derrubar este governo antes que ele nos leve à uma ditadura de estado.

  42. Oportuno e importante artigo contra mais essa grave ameaça à Família.

    Já ensinava o famoso jurista italiano, Taparelli d’Azegli, que a liberdade para as paixões humanas é o caminho para a ditadura do Estado. Quanto menos uma pessoa é capaz de controlar a si mesma, mais deverá ser controlada pelo Estado.

    Impedir que os próprios pais castiguem seus filhos, que são por eles amados e protegidos, não apenas é gravemente contrário à moral (e contrário às crianças, que precisam aprender com os pais as regras do convívio social), como será um grande problema futuro ao próprio Estado.

  43. Gostaria de saber quem é o autor desta lei? ou de quem é? Nome do deputado, etc… e a lista de quem aprovou.

    Quem souber me responder, agradeço.

    Edson Lopes

  44. Se voce quer conhecer na integra o que significa esse tal de socialismo, que para mim não é nada diferente de um encurralamento de uma tropa de gado indo para o abatedouro….. veja no youtube um grande cardume de sardinhas cercados por alguns golfinhos ou baleias.
    Outra situação que me parece estar acontecendo no Brasil é a de como se pega os porcos selvagens, colocando-se cercas aos poucos e após fechando a porteira, quando já é tarde.
    ACORDEMOS BRASIL, POIS JÁ É TARDE!!!

  45. Este projeto de lei, totalmente absurdo e a despropósito, insere-se como uma luva no malfadado PNDH-3.
    Os governantes já dizem: alto aí, que não aceitamos reclamações. O projeto foi feito de acordo com a “sociedade civil”. Que sociedade civil? Quando? Como? e mais uma série de perguntas que se podem acrescentar. Senhor Congresso, isto já tem o apoio da sociedade civil; nada de modificar ou reclamar; aprove e cale.
    Quantos “sovietes” foram ouvidos?

  46. Esta lei é propria dos socialistas e comunistas. Onde imperou esses regimes, os filhos são do Estado e não das familias. Estado ditador de regras de todo tipo, onde o cidadão apenas cumpre o que o ditador cita na lei.
    Em todo caso aqui no Brasil, já que qualquer bandido preso tem de passar pelo IML para fazer exame corpo de delito, como parte da impunidade, a criança também será examinada para processar os pais. O que os pais não oferecem em casa as crianças e jovens buscam fora, não é isso? Assim o que os pais não fizerem em casa em se tratando de premio ou castigo, pessoas alheias farão isso com mais violencia que uma simples palmada. E já se vê fazerem isso diariamente por aí. E quando acontecer novamente os pais estarão em palpos do ECA, dos “Direitos Humanos”. QUEM SABE SE AO FINAL OS CASAIS DECUBRAM QUE NÃO COMPENSA TER FILHOS. Filhos bandidos, filhos para servir aos bandidos, as forças armadas contra os bandidos, bandidos dominando a sociedade com toques de recolher, e por ai vai.
    SALVE A PATRIA BRASILEIRA, no sentido de esta estar perdida.

  47. Que o governo Lula, com esse ministrozinho Vanucci à frente, esteja querendo implantar no Brasil o sistema soviético que tira os filhos dos pais e os coloca na mão do Estado todo-poderoso, não temos dúvida.
    Está na lógica péssima do comunismo, do qual o PT partilha.
    A pretexto de casos de violência familiar, querem tirar dos pais o direito de educar os próprios filhos, o que supõe o direito de castigos físicos moderados, como a palmada.
    Diz a Sagrada Escritura que “o pai que poupa a vara ao filho, odeia o filho”.
    Com isso há uma torção do direito natural que ensina que a educação da prole cabe primordialmente aos pais, e nunca ao governo.
    Agora, que isso seja possível sem alarme da opinião pública, isso é lamentável!
    O Brasil está dormindo, porque, por enquanto, velhacamente ainda não avançam sobre o bolso dos particulares.
    Por muito menos Jango foi derrubado.
    Lembro-me do título de um livro escrito pela TFP espanhola na década de 1980:
    “España, anestesiada sin percibirlo, amordazada sin saberlo, extraviada sin quererlo — La obra del PSOE”
    Poderíamos adaptar isto para o Brasil:
    “BRASIL,
    Anestesiado sem o perceber
    Amordaçado sem o querer
    Extraviado sem o saber:
    A obra do PT”
    Tenho dito!

  48. (Provérbios 13,24)

    Quem poupa a vara, odeia o seu filho; mas aquele que o ama aplica-lhe a correcção.
    Daí que quem impede usar a vara no seu filho impede ao pai de amar seu filho.

  49. Quando gritam por liberdade, liberdade, tenha certeza, é uma das primeiras coisas que vao lhe tirar quando assumirem o poder. Memento paises comunistas e como diz bem o Ricardo, dentro da “normalidade”.
    Levei boas surras quando garoto. diz as Sagradas Escrituras que a loucura domina a cabeça da criança e só a varinha à afungentará. Pergunte-me se fiquei rancoroso com meus pais por isto. Sou capaz de discutir se alguem tem mais estima aos seus do que eu aos meus.
    Como diz muito apropriadamente nossos mineiros “o pé da galinha nao mata o pintinho”, Saudaçoes.

  50. Já reparam que daqui a pouco teremos toda nossa vida “orientada” pelo Estado, que nos dirá o que devemos comer, que exercício devemos fazer, se fumamos ou não, o que bebemos, e daqui a pouco com quantos decibéis o pai deve se dirigir aos filhos. Sem contar que isso lembra episódios que já lemos na história de países comunistas, com filhos delatando pais. Tudo isso vai se passando de uma forma “normal”, como se fosse avanços da sociedade, que a cada dia vai se esquecendo da verdadeira normalidade da vida.

Deixe uma resposta