23 de março

1534: – O papa Clemente VII declara que excomungará Henrique VIII da Inglaterra, se persistir em divorciar-se da rainha Catarina de Aragão.

1839: – Nos Estados Unidos se registra pela primeira vez o uso de OK como abreviatura de oll korrect, no jornal Morning Post, de Boston.A etimologia da palavra é muito discutida. Muitos estudiosos acreditam que é uma deformação da expressão All Correct (por “Oll Korrekt”), que quer dizer “tudo está correto”, cuja origem provavelmente remonta à expressão Olles kloer do baixo alemão.

1869: – Luís Alves de Lima e Silva recebe o título de Duque de Caxias.

1871: – Proclamada a Commune em Marselha.

1902: – A Câmara da Itália eleva a idade legal para o trabalho, de 9 para 12 anos para meninos, e de 11 para 15 para meninas.

1919: – Fundação do movimento fascista italiano.

1933: – O Reichstag aprova uma lei na que concedem plenos e excepcionais poderes ao governo de Hitler com o voto traidor do Zentrum católico de Brauning, dá a maioria de governo a Hitler..

1945: – Em Manila, capital das Filipinas, o exército japonês realiza uma matança de espanhóis.

Paulo VI e Ramsey

1966: – Paulo VI recebe em audiência privada o primaz anglicano Ramsey.

1971: – Na Europa, 100 mil agricultores realizam manifestações de protesto contra a política agrária da Comunidade Econômica Européia.

1980: – Em El Salvador o arcebispo Oscar Romero, de 62 anos, em um sermão dirige-se ao Exército, pede-lhe que deixe de matar salvadorenhos. No dia seguinte, enquanto celebrava missa, um disparo feito por um franco-atirador atinge-lhe diretamente o coração. O arcebispo era conhecido por suas posições esquerdistas. O crime será depois atribuído a um esquadrão da morte formado por militares e civis de ultra-direita.

2000: – No memorial do Holocausto judeu, João Paulo II pede de novo perdão. No Grande Rabinato de Jerusalém, João Paulo II solicita o reconhecimento do pedido de perdão e os rabinos nada respondem.

Deixe uma resposta