23 DE MAIO

Entre os ancestrais paulistas de Plinio Corrêa de Oliveira está o Dr. Gabriel José Rodrigues dos Santos (1816-1858), seu bisavô materno. Jornalista, professor da Faculdade de Direito do Estado de São Paulo, secretário do Governo provincial e deputado ao Parlamento do Império em duas legislaturas, era considerado o primeiro orador de seu partido, tendo sua atuação parlamentar se revestido de grande importância.

1848: – Falece no bairro da Penha, em São Paulo, o fogoso orador parlamentar Gabriel José Rodrigues dos Santos, nascido em São Paulo a 1º de abril de 1816.

1932: – Revolução Constitucionalista em São Paulo, movimento eminentemente popular dirigido pela Frente Única Paulista secundada pela Associação Comercial e líderes das classes liberais. Durante a luta são mortos os estudantes paulistas Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo, que dão origem à sigla “M.M.D.C.”, utilizada como bandeira pelos paulistas.

2008: – É assinado em Brasília o tratado constituinte da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), comunidade política e econômica integrada por doze países sul americanos. Sua secretaria permanente será em Quito.

2015: – Em El Salvador, o papa Francisco beatifica o controvertido arcebispo de San Salvador, Oscar Romero, morto por um franco atirador durante uma Missa no dia 24 de março de 1980.

Deixe uma resposta