23 de junho

1532: – Henrique VIII, da Inglaterra, e Francisco I, da França, assinam um pacto secreto contra o rei Carlos I, da Espanha, futuro imperador Carlos V.

1848: – Têm início na França os distúrbios que culminaram com a revolução republicana e queda de Luis-Filipe.

1858: – Em Bolonha, então Estados Papais, ao saber que o menino judeu, Edgardo Mortara (1851-1940), tinha sido batizado em segredo por sua babá quando caiu severamente doente, quando o menino se recuperou, as autoridades governamentais decretaram que ele deveria ser educado como católico. Assim, ele foi retirado de sua família, e entregue ao papa Pio IX, que o fez educar pela Ordem dos Cônegos Regulares, onde Edgardo mais tarde entrou como noviço.

1886: – Concordata entre a Santa Sé e Portugal define as dioceses portuguesas e o Padroado no Oriente.

1938: – O Comitê de Não Intervenção aprova a retirada dos voluntários estrangeiros que lutavam na guerra civil espanhola.

1940: – Durante a ocupação pela Alemanha, na II Guerra Mundial, Hitler visita a cidade ocupada de Paris, enquanto o exército nazista desfila vitoriosamente na cidade, em meio à pasmaceira geral.

1948: – O marechal Tito “rompe” com a URSS, e inicia na Yugoslávia uma via comunista dita não-alienada

1949: – O papa Pio XII decreta a excomunhão dos comunistas e seus simpatizantes.

1956: – Depois de derrubar o rei Faruq, Nasser, militar nacionalista pró-URSS, é eleito presidente do Egito.

1958: – A “Igreja Reformada” luterana holandesa aceita o ministério de mulheres.

1968: – Na sequência dos distúrbios inciados em maio pelos estudantes, o presidente De Gaulle dissolve a Assembléia Nacional, e convoca eleições parlamentares antecipadas.

– É publicada na Folha de São Paulo a carta do Prof. Plinio a D. Hélder, pedindo medidas contra o Pe. Comblin por suas posições revolucionárias. A TFP distribuiu 500.000 exemplares dessa carta.

1972: – O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, e o chefe de gabinete da Casa Branca, H. R. Haldeman, discutem a possibilidade de afastamento do FBI da investigação do Caso Watergate, um dia depois do interrogatório a James Colson, envolvido no assalto à sede do Partido Democrata.

1983: – João Paulo II reúne-se em caráter particular com o líder do Solidariedade Lech Walesa, durante a visita à Polônia.

Brexit

1985: – Morrem os 329 ocupantes de um Boeing da Air Índia, ao cair este no Oceano Atlântico perto da costa da Irlanda, pela explosão de uma bomba.

2000: – O consórcio aeronáutico Airbus anuncia sua transformação em sociedade privada, e a construção do A3XX, o maior avião do mundo.

2016: – No Reino Unido, no referendo sobre sua permanência na União Européia, 51,9% de votos foram favoráveis à sua saída dessa União.

– Em Havana, por ocasião dos diálogos de paz entre as FARCs e o Governo Colombiano, concordam com o fim das confrontações, e um cessar fogo e hostilidades, bilateral e definitivo.

Deixe um comentário!