23 DE JUNHO

1848: – Têm início na França os distúrbios que culminaram com a revolução republicana e queda de Luis-Filipe.

1858: – Em Bolonha, então pertencente aos Estados Papais, o affair Mortara. Ao saber que o menino judeu, Edgardo Mortara (1851-1940), fora batizado em segredo por sua babá quando severamente doente, recuperando-se este, as autoridades governamentais decretaram que deveria ser educado como católico. Foi retirado da família, e entregue ao papa Pio IX, que o fez educar pela Ordem dos Cônegos Regulares, onde Edgardo mais tarde entrou como noviço.

1949: – O papa Pio XII decreta a excomunhão dos comunistas e seus simpatizantes.

1968: – É publicada na Folha de São Paulo a carta do Prof. Plinio a D. Hélder pedindo medidas contra o Pe. Comblin por suas posições revolucionárias. A TFP distribuiu 500.000 exemplares dessa carta (TFP PEDE MEDIDAS CONTRA PADRE SUBVERSIVO).

Na campanha da TFP sobre os IDO-C e Grupos Proféticos sai a público por primeira vez a capa rubra.

1969: – Tem início campanha de difusão do exemplar de “Catolicismo”, nº 220-221, denunciando a conspiração do IDO-C e dos Grupos proféticos, para subverter a Igreja. Nessa ocasião, foi lançada em público a depois conhecida capa rubra dos sócios e cooperadores da TFP.

1985: – Morrem os 329 ocupantes de um Boeing da Air Índia, ao cair este no Oceano Atlântico perto da costa da Irlanda, pela explosão de uma bomba colocada no compartimento de bagagem por terroristas sikhs.

2016: – No Reino Unido, em referendo sobre sua permanência na União Europeia, 51,9% dos votos foram favoráveis à sua saída dessa União.

– Em Havana, por ocasião dos diálogos de paz entre as FARCs e o Governo Colombiano, ambas partes concordam com o fim das confrontações e um cessar fogo e hostilidades, bilateral e definitivo.

Deixe uma resposta