22 de junho

1815: – Napoleão Bonaparte abdica por segunda vez.

1918: – Durante a I Guerra Mundial, a ofensiva alemã é detida a 70 km de Paris pelo general Mangin.

Na Constituinte de 34, cuja sessão inaugural se vê na foto, estava reservado a Plinio Corrêa de Oliveira – deputado mais jovem, e mais votado – destacado papel, sobretudo como articulador

1933: – Sai na imprensa o resultado final do pleito eleitoral para a formação da Constituinte brasileira, com a eleição do jovem Plinio Corrêa de Oliveira, então com 24 anos, como o deputado mais jovem e mais votado do país, recebendo 24 mil votos, mais do que qualquer outro candidato no país! O candidato que mais se aproximou dele em São Paulo recebeu pouco mais de 12 mil votos.

1934: – É assinado na Alemanha o contrato entre a Associação da Indústria Alemã de Automóvel do Reich, e Ferdinand Porsche, com o que se inicia o desenvolvimento do automóvel Volkswagen Escarabelo.

1940: – A França assina um armistício com a Alemanha, em Compiegne.

1941: – Na II Guerra Mundial, os exércitos alemães, apoiados pelos finlandeses e rumanos, invadem a União Soviética na operação Barbarroxa.

1945: – Nasce a “União democrata-cristã alemã”, da qual provêm a CDU e CSU atuais.

1966: – É assinado entre o Brasil e o Paraguay, a Ata de Iguaçú, pela qual ambos países se comprometem a estudar o aproveitamento dos recursos hidráulicos.

– Falece no Chile o bispo Manuel Larraín, inspirador, junto com D. Hélder Câmara, do CELAM.

1971: – O presidente boliviano João José Torres declara o Estado de emergência para impedir um golpe de Estado de orientação direitista.

1981: – O Congresso espanhol aprova a lei do divórcio.

1994: – O Conselho de Segurança da ONU autoriza a intervenção francesa em Ruanda, com o fim de contribuir à segurança e proteção dos refugiados e civis naquele país.

1996: – Em Paderborn, Alemanha, João Paulo II presta homenagem a Lutero: “Fomos todos culpados!”, afirma.

2001: – É dada no Reino Unido ordem para libertar Robert Thompson e Jon Venables, em prisão desde 1993 por assassinar, quando tinham dez anos, o menino James Bulger em Bootle.

2011: – O presidente americano Barack Obama anuncia a retirada de 33 mil soldados do Afaganistão em setembro de 2012.

2012: – No Paraguay o Senado realiza um juízo político contra o ex-bispo Fernando Lugo, destituindo-o do cargo de presidente da República.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here