21 de junho

1483: – Na Espanha, com o fim de sitiar Granada, se instala pela primeira vez o acampamento cristão no local chamado “Ojos de Huecar”, mais tarde chamada cidade de Santa Fé.

1814: – O rei Fernando VII restabelece a Inquisição na Espanha.

1887: – A rainha Vitória, do Reino Unido, festeja seu Jubileu de Ouro.

1919: – Os alemães afundam 70 navios de guerra da frota fundeada em Scapa Flow, nas ilhas Orcadas, ao norte da Inglaterra, para não entregá-los aos ingleses, com o que violam as condições do armistício.

1933: – Hitler proíbe, na Alemanha, a todos os partidos não nazistas.

1940: – Durante a II Guerra Mundial, o Gen. Petain autoriza o comandante dos exércitos franceses do Este a depor as armas, ao estar cercado por seis divisões e 2 mil carros blindados alemães.

“Eu me sinto com esta roupa de guerrilheiro, como revestido de sacerdote”, declara D. Pedro Casaldáliga, bispo de São Félix de Araguaia, em meio a aplausos e gritos frenéticos em evento na PUC de São Paulo no anos 80.

1942: – Também na II Guerra Mundial, Tobruk cai nas mãos dos alemães e italianos, e os alemães derrotam os ingleses na batalha de Gazala.

1963: – O Conclave dos Cardeais, reunidos no Vaticano, elegem o cardeal Giovanni Montini como papa. Este adota o nome de Paulo VI.

1981: – Socialistas e liberais de esquerda conseguem a maioria nas eleições para a Assembléia Nacional francesa.

1990: – O Prof. Plinio concede entrevista à Rádio Uruguaiana, versando sobre sua vida e atuação pública, e num pinga-fogo sobre aborto, pena de morte, prato preferido, encontro com o Cons. João Alfredo etc.

1988: – João Paulo II recebe o arcebispo comunista, D. Pedro Casaldáliga, e este nega-se a assinar um compte-rendu apresentado pelo Pontífice. Os progressistas alegam que as medidas tomadas contra ele representam uma perseguição.

2005: – O primeiro ministro do Vietnã, Phan Van Jai, viaja a Washington na primeira visita de um mandatário vietnamita aos Estados Unidos, desde o final da guerra em 1975.

Deixe um comentário!