Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Efemérides – 23/08

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 2 anos


Fotografia da assinatura do Pacto Ribbentrop-Molotov. Sentado, o Ministro das Relações Exteriores Molotov, assinando os termos do pacto. De pé, à direita, o ditador soviético Stalin; à sua direita, está Joachim von Ribbentrop, Ministro alemão.
Stalin e Ribbentrop cumprimentam-se após o governo soviético e nazista assinarem o pacto de não-agressão, em 1939. Dois anos depois, em 1941, a Alemanha invadirá a União Soviética, quebrando os termos do pacto…

1793: – Depois do assassinato de Luís XVI pela Revolução, toda a Europa se coligou contra a França. Para fazer face à situação, a Convenção Nacional decretou uma levée em masse que colocava praticamente toda a população à disposição de sua máquina de guerra. Os homens celibatários e viúvos deveriam ir à guerra, os casados utilizados na indústria de armas e no transporte, as mulheres na confecção de uniforme e nos hospitais, e as crianças para ajudar em pequenas tarefas.

1914: – As forças Austro-húngaras derrotam as tropas do Império Russo, na Batalha de Krásnik, durante a Primeira Guerra Mundial.

1939: – No início da II Guerra Mundial, assinatura do acordo cúmplice germano-soviético de não agressão entre a Alemanha de Hitler e a URSS de Stalin, no chamado Pacto Ribbentrop-Molotov, o que mostra a afinidade entre os dois regimes totalitários.

1942: – Início da Batalha de Stalingrado.

1979: – Promulgação da Lei da Anistia no governo do presidente João Baptista Figueiredo para reverter punições aos que, entre 1961 e 1979, foram considerados criminosos políticos pelo regime militar. A medida favoreceu cerca de 5 mil pessoas.

1991: – O presidente da Federação Russa, Yeltsin, assina o decreto de dissolução do Partido Comunista Soviético.

2002: – No governo de Lula, o Brasil torna-se o 81° país a ratificar o Protocolo de Kyoto, que teve como objetivo levar os países firmantes a reduzirem a emissão de gases “causadores do efeito estufa” por causa do mito do“aquecimento global”.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados