24 de outubro

1929: – Forte crash na Bolsa de Nova Iorque com as cotações caindo mais de 9% em poucas horas. Este dia, que ficou conhecido como a “quinta-feira negra” marca o início da grande depressão de 1929, a qual se prolongou ao longo da década de 30 do séc. XX.

1930: – Golpe de Estado de Getúlio acabando com a República Velha, ainda muito conservadora. Esse golpe derrubou o então presidente da república Washington Luís, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes, e colocou fim à República Velha no Brasil.

1956: – Primeiro ataque de tanques soviéticos contra a insurreição anti-comunista húngara. É rechaçado pelo povo.

1961: – Debate do Presidente do Conselho Nacional da TFP, Professor Plinio Corrêa de Oliveira, com o esquerdista Paulo de Tarso, no programa Grande Juri, da TV Tupi, sobre “socialismo cristão”.

1962: – Começa o bloqueio a Cuba, pelas forças norte-americanas. Em causa, a base de mísseis da URSS existente na ilha.

1970: – O comunista Salvador Allende, da Unidade Popular, assume a Presidência da República do Chile, por terem os delegados democrata-cristãos aceito sua eleição.

Aspecto do encerramento do Sínodo da Família 2015

1984: – No Chile, foram publicados os comunicados: “Persecución ideológico-religiosa en Venezuela: nube negra baja sobre el país hermano”, sobre a perseguição que os membros da TFP estavam sofrendo naquela país; e “El Kremlin deja caer la máscara y canta victoria”, sobre a satisfação manifestada pelos soviéticos por esse motivo.

1995: – O Diario Las Américas publica manifesto: “Los cubanos desterrados apelan a Juan Pablo II: ¡Santidad, protegednos de la actuación del Cardenal Ortega!

2015: – Encerramento do Sínodo da Família expõe profundas rachaduras na cúpula da Igreja, mas aprova ambíguo Relatório Final, objeto da discórdia universal.

Deixe um comentário!