24 de outubro

1929: – Forte crash na Bolsa de Nova Iorque com as cotações caindo mais de 9% em poucas horas. Este dia, que ficou conhecido como a “quinta-feira negra” marca o início da grande depressão de 1929, a qual se prolongou ao longo da década de 30 do séc. XX.

1930: – Golpe de Estado de Getúlio acabando com a República Velha, ainda muito conservadora. Esse golpe derrubou o então presidente da república Washington Luís, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes, e colocou fim à República Velha no Brasil.

1956: – Primeiro ataque de tanques soviéticos contra a insurreição anti-comunista húngara. É rechaçado pelo povo.

1961: – Debate do Presidente do Conselho Nacional da TFP, Professor Plinio Corrêa de Oliveira, com o esquerdista Paulo de Tarso, no programa Grande Juri, da TV Tupi, sobre “socialismo cristão”.

1962: – Começa o bloqueio a Cuba, pelas forças norte-americanas. Em causa, a base de mísseis da URSS existente na ilha.

1970: – O comunista Salvador Allende, da Unidade Popular, assume a Presidência da República do Chile, por terem os delegados democrata-cristãos aceito sua eleição.

Aspecto do encerramento do Sínodo da Família 2015

1984: – No Chile, foram publicados os comunicados: “Persecución ideológico-religiosa en Venezuela: nube negra baja sobre el país hermano”, sobre a perseguição que os membros da TFP estavam sofrendo naquela país; e “El Kremlin deja caer la máscara y canta victoria”, sobre a satisfação manifestada pelos soviéticos por esse motivo.

1995: – O Diario Las Américas publica manifesto: “Los cubanos desterrados apelan a Juan Pablo II: ¡Santidad, protegednos de la actuación del Cardenal Ortega!

2015: – Encerramento do Sínodo da Família expõe profundas rachaduras na cúpula da Igreja, mas aprova ambíguo Relatório Final, objeto da discórdia universal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here