24 DE DEZEMBRO

1500: Em Cefalônia, a maior das Ilhas Iônicas, no leste da Grécia, o Grande Capitão (Gonzalo Fernández de Córdoba), lidera importante vitória hispano-veneziana sobre o Império otomano.

1524: Morre, em Cochin, na Índia, o navegador português Vasco da Gama, pioneiro do caminho marítimo para a Índia.

1801: O imperador Francisco I, da Áustria, proíbe a Franz Joseph Gall – investigador do cérebro – a dar aulas, por sua doutrina conduzir ao materialismo.

1865: Veteranos do antigo exército Confederado americano derrotado na Guerra da Secessão, criam em Pulaski, no Tennessee, um clube privado, de natureza racista, com o nome de Ku Klux Klan.

Uma das fotografias conjuntas (acima), de soldados alemães e britânicos, fez mesmo manchete do Daily Mirror em 8 de Janeiro de 1915.

1914: Durante a Primeira Guerra Mundial, as tropas alemães e britânicas fazem uma breve trégua, celebrando o Natal. O fato, conhecido como a “Trégua do Natal”, foi cantado na literatura e no cinema.

1943: Durante a Segunda Guerra Mundial o general americano Dwight D. Eisenhower assume os poderes de Comandante em Chefe das tropas aliadas.

1964: A TFP brasileira protesta contra o “Estatuto da Terra”, do general Castello Branco, publicando o “Manifesto ao povo brasileiro sobre a Reforma Agrária”.

1979: A URSS invade o Afeganistão. O presidente do país, Hafizullah Amin, deposto e executado, é substituído por Babrak Karmal.

1989: A Frente Nacional de Salvação da Romênia comunica a tomada do poder, a queda do comunista Nicolae Ceausescu, a instauração de um regime pluralista, e a realização de eleições livres em abril de 1990.

1997: O terrorista Ilich Ramirez Sanchez, “Carlos, o Chacal”, é condenado a prisão perpétua, na França.

2006: O Irã inicia a montagem de 3.000 centrifugadoras de enriquecimento de urânio na central nuclear de Natanz, em resposta às sanções da ONU aprovadas no dia anterior.

2011: Na República Popular Democrática da Coréia, comunista, Kim Jong-um é designado líder supremo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome