Efemérides – 27/08

0
Representação do Regimento Delaware abrindo fogo contra os ingleses, na Batalha de Long Island, em 1776.
General americano George Washington, comandante da resistência americana na Batalha de Long Island, em 1776.
Sir. William Howe, general que comandou as forças britânicas contra as tropas do General Washington, em Long Island.

1776: – Na Batalha de Long Island, na Guerra de Independência dos Estados Unidos, os britânicos obtêm uma esmagadora vitória sob as tropas americanas.

1828: – Nas conversações preliminares de paz entre o Império do Brasil e a Argentina no fim da Guerra Cisplatina, a República Oriental do Uruguai foi proclamada formalmente como nação independente e soberana pelos dois países. No Brasil o tratado foi ratificado em Carta de Lei no dia 30 seguinte.

1840: – São criadas no Brasil, as “Companhias de Aprendizes Nacionais”, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil.

1916: – A Romênia declara guerra à Áustria-Hungria, entrando na guerra como uma das nações aliadas.

1991: – O presidente russo Mikail Gorbachev, que praticamente já não mais mandava, exorta às 15 repúblicas da União Soviética a conservarem a união militar e econômica, e anuncia a realização de eleições diretas e universais para a presidência da URSS.

2011: – Os Estados Unidos anunciam a morte, no Paquistão, do “número dois” da Al Qaeda, o líbio Atiyah Abdal Rahma.

2014: – Na Ucrânia, rebeldes pró-Rússia abrem novo corredor e conquistam Novoazovsk. Petro Poroshesko, Presidente da República, acusa a Rússia de enviar tropas aos rebeldes, e de ter levado a cabo a invasão.

Deixe uma resposta