Efemérides – 29/08

0
Tropas prussianas em combate na Saxônia, que deu início à Guerra dos Sete Anos, em 1756.
O General austríaco Ernst von Laudon, responsável pela campanha prussiana na Saxônia,

1756: – Frederico II ataca a Saxônia, dando início à Guerra dos Sete Anos.

1825: – Pelo Tratado do Rio de Janeiro firmado entre o Brasil e Portugal, este reconhece a independência do Brasil, conservando para D. João VI o título de “Imperador do Brasil”. Os Estados Unidos tinham sido o primeiro país a reconhecer nossa independência em maio de 1824. A Inglaterra, então potência mundial, reconheceu o Brasil somente depois que Portugal o fez.

1852: – Início da construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, que seria inaugurada em 30 de abril de 1854. Foi construída pelo Barão de Mauá.

1862: – O revolucionário Giuseppe Garibaldi, em seu intento de ocupar os Estados Pontifícios que se encontram sob a proteção francesa, é derrotado e aprisionado junto com seus guerrilheiros.

1914: – Início da Batalha de Saint-Quentin, na qual o Exército francês contra os invasores alemães.

1944: – 60.000 soldados eslovacos se voltam contra o governo nazista, no que ficou conhecido como a “Revolta Nacional Eslovaca”.

1949: – A União Soviética detona sua primeira bomba atômica.

2005: – O furacão “Katrina” arrasa grande parte de Nova Orleans e outras áreas da Luisiânia, Texas e Mississipi, provocando 1.800 mortos e milhões de prejuízos.

Deixe uma resposta