30 de maio

Suplício de Santa Joana d’Arc

1431: – Morre na fogueira queimada pelos ingleses a heroína e santa patrona da França, Joana d’Arc, sob a acusação de heresia. Será beatificada em 1909 por São Pio X, e canonizada em 1920.

1516: – O cardeal Cisneros proclama rei da Espanha Carlos I, que depois será imperador da Alemanha como Carlos V.

1569: – O lúbrico rei Henrique VIII de Inglaterra casa-se com Joana Seymour, onze dias depois de mandar executar Ana Bolena, por quem fez o cisma da Inglaterra.

1588: – Zarpa de Portugal rumo ao Canal da Mancha o último barco da Invencível Armada, que lá será destruída.

1814: – Durante as Guerras Napoleônicas é assinado o Tratado de Paris, que permite à França conservar suas fronteiras de 1792.

1837: – Em Valparaíso, no Chile, o sacerdote João Crisóstomo Liausú funda o Colégio dos Sagrados Corações, o mais antigo estabelecimento de educação privada da América Espanhola.

1884: – Na França é restabelecido o divórcio, que havia sido anulado em 1816 por Luís XVIII.

1906: – Inauguração do túnel do Simplon, nos Alpes, que facilita a comunicação entre a Itália e a Suíça.

1915: – Na Turquia, começa a expropriação de bens, deportação, violações e matança de armênios. Nos 8 anos seguidos morrerão mais de um milhão deles.

1935: – Graças à mediação da Argentina e do Brasil, a Bolívia aceita uma trégua de trinta dias na Guerra do Chaco, com o Paraguai.

1945: – Um bombardeio britânico destrói a base de Peenemunde, na qual os nazistas fabricavam os famosos mísseis V-2.

1972: – No Japão membros do Exército Vermelho japonês levam a cabo o massacre no aeroporto de Lod.

1985: – O Reino Unido aceita a responsabilidade dos incidentes da véspera, no estádio de Heysel, em Bruxelas, entre adeptos do Liverpool e da Juventus.

1986: – No Vaticano João Paulo II apresenta a encíclica Dominum et vivificantem sobre o Espírito Santo.

1990: – A associação dos Cubanos Desterrados publica no Washington Times o manifesto: “En pro de Cuba, la nación más oprimida en el mundo de hoy. Contradicción clamorosa: Gorbatchev continúa sustentando al dictador Castro”. Idem no dia seguinte no Washington Post.

1995: – João Paulo II implora perdão a protestantes e cismáticos pelas dores causadas em virtude da fé católica no primado de Pedro.

2002: – Fim da remoção dos restos do World Trade Center: 2.823 mortos e desaparecidos.

Deixe uma resposta