Efemérides – 30/09

0
Uma peça antitanque assestada contra os atacantes alemães, durante a tentativa de reconquistar a ponte de Nijmegen, em 1944.

1791: – Em Paris, durante a Revolução Francesa, se dissolve a Assembleia Nacional Constituinte, que será substituída pela Assembleia Nacional Legislativa, e os parisienses encarceram os revolucionários Maximiliano Robespierre e Jerônimo Petión. O primeiro será guilhotinado, e o segundo se suicidará.

A ponte de Nijmegen destruída, após os bombardeios aliados.

1944: – Tropas alemãs iniciam contra-ofensivana região de Nijmegen, na tentativa de recuperar a estratégia ponte de Nijmegen.

1946: – Encerra-se o julgamento do Tribunal Militar Internacional em Nuremberg, na Alemanha, confirmando a culpa dos dirigentes nazistas na II Guerra Mundial.

1995: – Os ministros das finanças da União Europeia confirmam a data para a introdução da moeda única europeia, 1º. de janeiro de 1999.

1997: – A Igreja na França pede publicamente perdão aos judeus por “negligência” durante a perseguição nazista.

2020: – Durante este mês, na Colômbia, a COVID-19 contribuiu para um dramático aumento na violência quando grupos armados, que procuram explorar a crise de saúde para estender seu controle sobre territórios e atrair novos recursos, lançaram uma série de ataques contra civis, deixando dezenas de mortos.

Deixe uma resposta