31 de julho

1501: – Data provável do regresso da armada de Pedro Álvares Cabral a Lisboa, depois da descoberta do Brasil, e da viagem à Índia, onde assinou o primeiro acordo comercial com o Samorin de Calicute.

1556: – Entrega sua alma a Deus o valoroso combatente da Contra-Reforma, Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Nascera em 1491.

1814: – O Papa Pio VII restitui, “no mesmo estado antigo”, o patrimônio da Companhia de Jesus.

1826: – Em Valência, no último auto de fé realizado no país, a Santa Inquisição executa o professor Cayetano Ripoll, acusado de heresia.

1911: – Morre aos 63 anos a Rainha Maria Pia, em Stupinigi (arredores da cidade italiana de Turim), esposa do rei D. Luís, da Casa de Bragança-Saxe-Coburgo-Gota. Conhecida como O Anjo da Caridade e A Mãe dos Pobres por sua compaixão pelos desamparados.

1914: – Em Mene Grande, na Venezuela, a empresa Caribbean Petroleum Company, subsidiária do grupo anglo-holandês Royal Dutch Shell, culmina com êxito a perfuração do poço Zumaque I, o primeiro de petróleo comercial do país.

1932: – Realizam-se as sétimas eleições parlamentarias alemãs. O Partido de Hitler se converte no mais votado, mas não alcança a maioria necessária para governar.

1944: – Durante a II Guerra Mundial, Antoine de Saint-Exupéry, 43 anos, escritor e aviador francês, autor de “O Principezinho”, desaparece num vôo de reconhecimento.

1958: – É autorizado novamente o Partido Comunista no Chile.

1975: – A Turquia rejeita o pedido do presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, para a reabertura das bases militares norte-americanas no país.

1987: – Mais de 400 mortos em choques entre iranianos e forças da polícia saudita nos arredores da Grande Mesquita de Meca, durante a peregrinação anual.

2001: – O Congresso americano aprova projeto de lei que converte em delito federal a clonação de seres humanos.

2002: – Na basílica de Guadalupe, João Paulo II canoniza o índio Juan Diego.

2002: – Começa a IV Cimeira da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa, em Brasília, com o novo Estado membro, Timor-Leste.

Os ditadores Fidel e Raul Castro encenam a paródia sangrenta do governo do povo, pelo povo. E o mundo todo aplaude.

2005: – A Coréia do Norte e a do Sul chegam a acordo sobre a reposição das ligações por estrada e caminhos de ferro, até ao final do ano.

2006: – O Conselho de Segurança da ONU exige ao Irã a suspensão do programa nuclear até 31 de agosto. Teerã rejeita.

– O ditador Fidel Castro delega provisoriamente o poder em Cuba para seu irmão Raul, depois de sofrer uma crise intestinal.

2008: – A NASA anuncia a descoberta de água no planeta Marte.

Deixe uma resposta