Efemérides – 31/10

0
Aeronaves britânicas à bordo de um porta-aviões, sendo preparadas para iniciar as operações, durante a Crise de Suez.

1517: – O heresiarca Martinho Lutero dá início à nefasta reforma protestante na Alemanha, afixando as teses contra as indulgências na porta da igreja do castelo de Wittenberg.

1793: – Durante a diabólica Revolução Francesa, são guilhotinados os líderes revolucionários moderados (“Girondinos”).

1940: – A Batalha da Inglaterra termina com uma estrondosa vitória britânica, que impediu a invasão alemãs das ilhas britânicas.

Reservas de combustível ardendo em Porto Said, Egito, durante a Crise de Suez, em 1956.

1956: – Durante a Crise de Suez, Reino Unido e França iniciam os bombardeios aéreos contra as reservas de combustível na região, como forma de obrigar o Egito a reabrir o Canal de Suez.

1969: – A TFP chilena deplora a injusta negativa do Arcebispado de Santiago de autorizar missa pelas vítimas do comunismo.

1992: – Na Pontifícia Academia de Ciências, João Paulo II faz “mea culpa” pela posição da Igreja face a Galileu.

1999: – Assinada na cidade de Augsburg, na Alemanha, a declaração ecumênica entre a Igreja e os luteranos estabelecendo que as confissões católica e luterana professam a mesma doutrina sobre a justificação pela fé, embora com diferentes desdobramentos. Assinaram o bispo luterano Christian Krause e, pela Santa Sé o cardeal Edward I. Cassidy.

2004: – No Uruguai, a Frente Amplio, de esquerda, ganha as eleições nacionais pela primeira vez. Tabaré Vazquez é eleito no primeiro turno.

2020: – Com mais de 2.800 pontos de incêndio, o Pantanal teve o pior outubro da história, de acordo com dados do Inpe. Para agravar o problema, a seca na região é a pior em mais de 40 anos, o que contribui para o alastramento do fogo. 

Deixe uma resposta