Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Fácil a princípio


Alberto Távora

Tudo o que trata da instituição da família tem para nós suma importância. Não só porque todos pertencemos a uma família, mas porque, sem família, não existe sociedade. Sabemos disso, e temos por indiscutível. Com razão. E com mais razão nos preocupa a crise pela qual ela passa. O sintoma mais recente dessa crise parece ser a Lei da Anistia Parental, conforme detalhada por O Estado de S. Paulo, em 22/10/10.

O objetivo da lei é tentar evitar que os filhos de casais divorciados sejam “objeto dos esforços de um dos cônjuges para desqualificar, desacreditar e desmoralizar o antigo cônjuge, por ciúme, inveja ou vingança”. Estima-se que tal acontece em 80% dos casos.

O resultado, continua o jornal, é que os filhos, divididos entre a opinião dos pais separados, ficam com a estrutura psicológica abalada: insegurança, desconfiança, timidez crônica e mal aproveitamento escolar são alguns sintomas.

A lei ainda prevê punições para os pais, desde simples advertência até pagamento de multa, inversão da guarda compartilhada e suspensão da autoridade parental.

Arrisco uma reflexão: valeu a pena legalizar o divórcio?

Comentava-se na década de 70, em certos círculos, que o divórcio era indispensável para que os cônjuges tivessem uma segunda “chance de ser feliz”. O argumento não levava em consideração os filhos, que hoje sofrem duras consequências. Consequências, aliás, que não param por aqui, pois se grande parte da geração atual está envolta em tantos problemas psicológicos, como serão os filhos?

Goste-se ou não da nova lei, ela faz pensar quão sábio é o preceito: “Não separe o homem o que Deus uniu”.

A lei de Deus parece dura a princípio. Mas se obedecida traz a verdadeira ordem e paz social.

Viver fora dos Mandamentos parece fácil. A princípio…

Detalhes do artigo

Autor

Alberto Távora

Alberto Távora

41 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados