Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Homenagem a Plinio Corrêa de Oliveira – O futuro do Brasil e da civilização cristã


MANIFESTO AO PÚBLICO BRASILEIRO

Plinio Corrêa de Oliveira
Plinio Corrêa de Oliveira

Mais de uma vez, como tantos e tantos brasileiros, o leitor deve se ter perguntado se há saída para a crise atual em que estamos imersos, ou melhor, para esta série de crises que vemos se alastrar no Brasil, na Igreja, no mundo inteiro.

E a resposta é: Sim! A crise brasileira e a crise mundial têm solução!

As vias adequadas para se chegar a essa solução foram delineadas por um grande brasileiro, objeto das homenagens que, neste 3 de outubro de 2015, lhe tributam, comovidos e agradecidos, discípulos seus vindos à cidade de São Paulo, provenientes de todo orbe.

A missão providencial do Brasil

Em 1940, aos 31 anos de idade, Plinio Corrêa de Oliveira foi designado Presidente da Junta Arquidiocesana da Ação Católica de São Paulo.

A esse título coube-lhe fazer, no encerramento do IV Congresso Eucarístico Nacional de 1942, memorável saudação às Autoridades civis e militares do País, proferida diante de meio milhão de pessoas que lotavam o Vale do Anhangabaú e aclamavam entusiasticamente seu nome: Plinio, Plinio, Plinio…. Eis uma passagem de seu discurso, que dá bem ideia do futuro de grandeza cristã que ele vislumbrava para o Brasil:

Dia virá, em que se escreverá ‘Gesta Dei per brasilienses’ [As proezas de Deus pelos brasileiros]. A missão providencial do Brasil consiste em crescer dentro de suas próprias fronteiras, em desdobrar aqui os esplendores de uma civilização genuinamente Católica, Apostólica, Romana, e em iluminar amorosamente todo o mundo com o facho desta grande luz, que será verdadeiramente o ‘lumen Christi’ que a Igreja irradia. (…) Se algum dia o Brasil for grande, sê-lo-á para bem do mundo inteiro.”

Infelizmente, os rumos que tomou o País oficial não corresponderam a tal esperança; pelo contrário, têm nos levado para o terrível descaminho em que hoje vivemos, e que a muitos parece já sem saída.

Mas, distinto desse Brasil oficial, que é cada vez mais semelhante a uma colossal engrenagem de corrupção institucionalizada a serviço de utopias anticristãs, vemos também emergir — tal como previu Plinio Corrêa de Oliveira (*) — os gérmens de outro Brasil, autêntico, profundo, sadio.

(*) Ver “Projeto de Constituição Angustia o País”, Editora Vera Cruz, São Paulo, 1987.

Emerge o Brasil das famílias

Manifestação de 16 de agosto
Manifestação de 16 de agosto

É justamente o Brasil das famílias, o Brasil cordato, laborioso, ordeiro e pacífico, que emerge nessas manifestações — que se iniciaram em 2013 e tomaram vulto maior em 2015 — e se insurge coeso contra tal intento revolucionário.

Um Brasil cujas aspirações profundas de alma, se chegarem a se explicitar inteiramente e produzir seus frutos, tendem para a restauração da ordem moral, da harmonia social, do fortalecimento e da estabilidade das famílias, ou seja, para uma civilização autenticamente cristã, ainda que para isso seja necessário atravessar convulsões e sofrimentos como os previstos em 1917 por Nossa Senhora em Fátima.

Há 25 anos, um descontentamento semelhante ocorrera no mundo comunista, que culminou com o desabamento da ex-URSS. Plinio Corrêa de Oliveira qualificou-o como Descontentamento com ‘D’ maiúsculo, isto é, um descontentamento para o qual convergem todos os descontentamentos regionais e nacionais, os econômicos e os culturais, por muitas décadas acumulados”; “um descontentamento global contra o regime comunista, contra o capitalismo de Estado, contra o ateísmo despótico e policialesco, contra tudo, enfim, que resulta da ideologia marxista, e da respectiva aplicação a todos os países agora em convulsão” (*)

(*) Manifesto: Comunismo e anticomunismo na orla da última década deste milênio, revista Catolicismo, março/1990.

Mutatis mutandis, como não perguntar, no generalizado clamor anti-esquerdista que hoje varre o País, se não viceja algo de análogo a um imenso Descontentamento, similar ao que pôs fim ao império comunista?

Mais de 60 anos de luta

IPCO na manifestação de 16 de agosto de 2015
IPCO na manifestação de 16 de agosto de 2015

Quanto terá pesado para este novo e alvissareiro rumo da opinião brasileira e mundial a atuação do fundador da TFP, ainda é cedo para se avaliar. O certo é que, historicamente — e reconhecido até por seus próprios adversários — a luta que ele moveu ao longo de mais de 60 anos para evitar que os católicos deslizassem para a esquerda no Brasil e no mundo, foi decisiva para atalhar esse itinerário.

A constante atuação de Plinio Corrêa de Oliveira para esclarecer a opinião pública sobre as manobras de que ela estava sendo vítima, é prolongada hoje pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira (IPCO) e entidades autônomas e co-irmãs de 27 países nos vários continentes, e seus frutos tornam-se manifestos.

Exemplo recente é a importante contribuição do IPCO para a constituição da imensa vaga de reações populares que cobre numerosos municípios de Brasil em defesa da família e da inocência das crianças, contra o intento de impor a perversa Ideologia de Gênero nas escolas. A mobilização popular tem sido impressionante!

Por sua vez, em âmbito mundial, a Filial Súplica ao Santo Padre já obteve mais de 810 mil assinaturas em 178 países — entre elas as de 8 Cardeais, 192 Arcebispos e Bispos — tendo em vista o próximo Sínodo Ordinário dos Bispos. Os signatários pedem ao Pontífice uma palavra esclarecedora que dissipe afinal a confusão reinante sobre temas referentes à família.

Novas ameaças e redobradas esperanças

Mas, em sentido contrário, em âmbito internacional surgem novas ameaças, como o terror espalhado pelo “Estado Islâmico”, as perspectivas de outra crise financeira global, a estranha invasão de multidões de migrantes na Europa, como também a ofensiva dentro da própria Igreja Católica para que sejam aceitas as uniões homossexuais e admitidos à Comunhão sacramental os casais em situação objetiva de pecado. São como nuvens negras que cobrem o horizonte religioso, político e sócio-cultural, acenando para perspectivas de caos.

Delineia-se, assim, um quadro internacional bivalente — trevas que se adensam de um lado, luzes que se acendem de outro — cujo desfecho parece encaminhar o mundo atual para uma polarização entre as aspirações sadias, ou ao menos de inércia, de parte de muitos, e os intentos insidiosos de certas cúpulas altas e médias, visando a estabelecer uma anti-ordem revolucionária, que gera situações de uma gravidade imprevisível.

Contudo, para além dos embates que essa polarização possa ocasionar, a certeza de um porvir de grandeza cristã para o Brasil e para o mundo, que inspirou toda a atuação de Plinio Corrêa de Oliveira, permanece viva e intacta como o Cruzeiro do Sul que ilumina nosso céu.

A despeito de tantos fatores adversos, a luta que ele desenvolveu — e à qual os seus discípulos dão prosseguimento — frutifica hoje na multiplicação de reações de vulto, que autorizam as maiores esperanças para a causa católica e da civilização cristã.

*     *     *

Esse é o sentido profundo da homenagem de gratidão e reconhecimento que hoje tributamos a esse insigne líder e pensador católico, honra e glória do Brasil, com justiça denominado o Cruzado do Século XX.

Seu exemplo de fidelidade e dedicação à Igreja e à causa da civilização cristã ilumina o caminho de todos os que, como ele, confiantes no triunfo final do Coração Imaculado de Maria, conforme Nossa Senhora prometeu em Fátima, empenham-se vigorosamente em colaborar com todas as suas forças para, o quanto antes, tornar realidade essa certeza.

Esse exemplo é também um convite a todos os Descontentes com “D” maiúsculo, que se multiplicam por este imenso Brasil e pelo mundo, para se associarem à grande gesta de restauração da civilização cristã que Plinio Corrêa de Oliveira impulsionou.

As TFPs e entidades autônomas e co-irmãs de 27 países dos 5 Continentes
que homenageiam Plinio Corrêa de Oliveira

África do Sul:

Young South Africans for a Christian Civilisation – A Society for the Defence of Tradition, Family and Property (TFP)

www.tfp.org.za

Alemanha:

Deutsche Gesellschaft zum Schutze von Tradition, Familie und Privateigentum (TFP)

www.tfp-deutschland.de

Aktion Kinder in Gefahr (Ação Crianças em Perigo – contra a influência maléfica da mídia e da educação revolucionária sobre a infância e a juventude)

www.aktion-kig.de

Deutsche Vereinigung für eine Christliche Kultur e.V. (Associação Alemã por uma Civilização Cristã)

www.dvck.de

Aktion SOS LEBEN (campanha da DVCK contra o aborto)

dvck-sosleben.de

Deutschland braucht Mariens Hilfe (A Alemanha necessita da ajuda de Maria – campanha da DVCK sobre a Mensagem de Fátima e devoção a Nossa Senhora em geral)

www.mariens-hilfe.org

Die wundertätige Medaille (Campanha da DVCK sobre a Medalha Milagrosa)

www.die-wundertaetige-medaille.de

(Blog sobre a Mensagem de Fátima e temas religiosos em geral)

fokusfatima.blogspot.com.br

O Apostolado do Sagrado Coração de Jesus – campanha da TFP alemã

das-herz-jesu-apostolat.de

Plinio Corrêa de Oliveira zum 100. Geburtstag (Blog em homenagem a Plinio Corrêa de Oliveira por ocasião do centésimo aniversário de seu nascimento – artigos e textos de reuniões traduzidos para o alemão)

www.p-c-o.blogspot.com.br

Revolution und Gegenrevolution (Blog sobre temas relacionados com o livro Revolução e Contra-Revolução (RCR) em língua alemã)

r-gr.blogspot.com.br

Blog do sr. Mathias von Gersdorff com comentários atuais sobre política e Igreja na Alemnha sob o prisma RCR

www.mathias-von-gersdorff.blogspot.com.br

Áustria:

Tradition Familie und Privateigentum (TFP)

www.tfp.at

Aktion Österreich braucht Mariens Hilfe

www.fatimaonline.at

Austrália:

Australia Needs Fatima

www.fatima.org.au

Brasil:

Revista Catolicismo

www.catolicismo.com.br

Obra pública do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (Textos, discursos e manifestos)

www.pliniocorreadeoliveira.info

Associação dos Fundadores

www.fundadores.org.br

Nascer é um direito

www.nascereumdireito.org.br

Frente Estudantil e Universitária Lepanto

www.lepanto.com.br

Pela Legítima Defesa

www.pelalegitimadefesa.org.br

Paz no Campo

www.paznocampo.org.br

Blog de S.A.I.R Dom Bertrand de Orléans e Bragança

www.paznocampo.org.br/Blog/Blog_db.asp

GPS do Agronegócio

www.gpsdoagronegocio.blogspot.com.br

Associação Devotos de Fátima

www.adf.org.br

Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

www.aascj.org.br

Agência Boa Imprensa

www.abim.inf.br

Canadá:

Canada Needs Our Lady

www.canadaneedsourlady.org

Chile:

Acción Familia

www.accionfamilia.org

Credo Chile

www.credochile.cl

Colômbia:

Sociedad Colombiana Tradición y Acción

www.colombia-autentica.org

Centro Cultural Cruzada

www.cruzada.co

www.cruzadacentrocultural.org

Cuba:

Cubanos Desterrados

www.cubdest.org

Espanha:

Tradición y Acción

www.tradicionyaccion.com

Estados Unidos:

The American Society for the Defense of Tradition, Family and Property (TFP)

www.tfp.org

TFP Student Action – Defending Moral Values on Campus

www.tfpstudentaction.org

America Needs Fatima

www.americaneedsfatima.org

St. Louis de Montfort Academy

www.montfortacademy.edu

Nobility and Analogous Traditional Elites

www.nobility.org

Return to Order – The Moral Solution to the Economic Crisis

www.returntoorder.org

Filipinas:

Philippine Crusade for the Defense of Christian Civilization

https://www.facebook.com/pages/The-Philippine-Crusade-for-the-Defense-of-Christian-Civilization/1075552369193868

Europa:

Fédération Pro Europa Christiana

www.federation-pro-europa-christiana.org

França:

Société française pour la défense de la Tradition, Famille et Propriété (TFP)

www.tfp-france.org

Avenir de la Culture

www.avenirdelaculture.fr

Noblesse et Élites Traditionnelles Analogues

www.la-noblesse-aujourdhui.org

Droit de Naitre et de Vivre

www.droitdenaitre.org

Talpa brusselensis christiana

www.federation-pro-europa-christiana.org

Holanda:

Stichting Civitas Christiana

www.cultuurondervuur.nu

Hungria:

Kereszteny Magyarorszag

www.kereszteny-magyarorszag.org

https://www.facebook.com/ProChristiani

Irlanda

Irish Society for Christian Civilisation

www.isfcc.org

Itália

Associazione Tradizione Famiglia e Proprietà – TFP

www.atfp.it

Associazione Luci sull’Est 

www.lucisullest.it

Agenzia Corrispondenza Romana

www.corrispondenzaromana.it

Flos Carmeli

www.floscarmeli.org

Obra pública do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em italiano (Textos, discursos e manifestos)

http://www.pliniocorreadeoliveira.it/

Circolo Culturale Plinio Corrêa de Oliveira

http://circolopliniocorreadeoliveira.blogspot.com/

Rivista Radici Cristiane – Diretto da Roberto de Mattei 

www.radicicristiane.it

Lituânia:

Lituania Christiana

www.lituaniachristiana.blogspot.com.br

Peru:

Tradición y Acción por un Perú Mayor

www.tradicionyaccion.org.pe

El Perú necesita de Fátima

www.fatima.org.pe

Polônia:

Instytut Ks. Piotra Skargi

www.piotrskarga.pl

Przymierze Z Maryja

www.przymierzezmaryja.pl

Krucjata Młodych

www.krucjata.org.pl

Ordo Iuris – Instytut na Rzecz Kultury Prawnej

www.ordoiuris.pl

Oredzie Fatimskie – Nadzieja Dla Polsky

www.fatima.pl

Album Fatima

www.album.fatima.pl

Centrum Wspierania Inicjatyw dla Zycia i Rodziny

www.centrumzyciairodziny.org

Polonia Christiana

www.pch24.pl

Polonia Christiana TV

www.pch24.pl/tv

Protestuj

www.protestuj.pl

Twoje Swiatlo W Fatmie

www.swiatlofatimskie.pl

Rozaniec Ratunek Dla Swiata

www.rozaniec.org.pl

Swiety Maksymilian

www.swietymaksymilian.pl

Ojciec Pio

www.ojciec-pio.pl

Portugal

Acção Família

www.accaofamilia.eu

Uruguai

Familia Uruguaya Cristiana

www.familiauruguayacristiana.com.uy

Tradición y Acción por un Uruguay Auténtico, Cristiano y Fuerte (Uruguay)

www.uruguayautenticotfp.org

Venezuela

Associación Civil Resistencia (no exílio)

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados