Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
4 min — há 5 anos — Atualizado em: 9/15/2019, 1:56:36 AM
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, comenta que o projeto de Homeschooling está bem encaminhado na Comissão de Educação da Câmara e deve passar facilmente pelos dois crivos seguintes, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e do Plenário do Senado.
“Nós temos posição firmada com relação ao homeschooling. Enquanto não libera, é claro que os pais são obrigados a matricular as crianças em escola”, acrescentou a Ministra Damares.
Homeschooling resolve muitos problemas
“É uma modalidade de ensino já praticada em outros lugares do mundo com sucesso. Hoje, com a globalização, não tem como o Brasil ficar fora disso. Nós já temos no Brasil o trabalho remoto. Se já existe isso, por que nós não podemos deixar essa pessoa que trabalha de forma remota morar, por exemplo, na zona rural e oferecer educação domiciliar para o seu filho? É uma questão de estar no mesmo pé de igualdade dos países desenvolvidos que já praticam o ensino domiciliar”.
“Algumas categorias profissionais têm nos procurado muito. O homeschooling vai atender ao pedido de algumas categorias. Vou citar uma que uso muito como exemplo: os servidores do Itamaraty” que passam 3 anos fora do Brasil.
Esses servidores falam que, em países como China e Japão, estavam gastando mais de 65% do salário com o pagamento de escola.
“Se eles tivessem a oportunidade de fazer o homeschooling, levassem o material didático, e os filhos deles só viessem ao Brasil para fazer a prova, para eles, seria uma bênção”.
A falta de homeschooling, nesse caso, separa os pais dos filhos, “nós temos servidores que viajam e deixam a família para trás”.
Homeschooling atende bem autistas e deficientes
Continua a Ministra Damares: “Por incrível que pareça, um tipo de família que tem procurado muito essa modalidade é a família de crianças com autismo. Nem todo autista fica bem numa escola … “Com o homeschooling, essa criança vai ser educada em casa e só vai à escola para fazer prova. Há muitas mães de crianças com deficiência que estão sendo obrigadas a matricular seus filhos na escola e têm tido mais sofrimento do que bênção”.
(Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/homeschooling-deve-ser-aprovado-no-brasil-ate-novembro-diz-damares/)
* * *
Passamos agora ao ensinamento da Igreja sobre a educação dos filhos
O direito primordial dos pais na educação dos filhos
Da encíclica Sapientiae Cristianae, de 10 de janeiro de 1890, de Leão XIII:
“A família contém em si os germes da sociedade civil, e é em grande parte no lar doméstico que se vai criando a sorte dos Estados. Tão verdade é isto que os que se propõem arrancá-los ao cristianismo, começam pela raiz, dando-se pressa a corromper a família. (…)
“É, portanto, rigorosa obrigação dos pais trabalhar e lutar para repelir toda a usurpação nesta matéria e reivindicar para si exclusivamente o direito de educarem seus filhos com espírito cristão, como deve ser, e desviá-los, custe o que custar, daquelas escolas, onde estejam expostos a beber o mortal veneno da impiedade. (…)
“Persuadam-se todos bem que, para a boa educação dos meninos, tem a máxima importância a educação doméstica. Se a juventude encontra no lar doméstico as regras da vida virtuosa e uma como escola prática das virtudes cristãs, segura está em grande parte a salvação da sociedade” (LEÃO XIII, Sapientiae Christianae, Documentos Pontifícios, n. 10, Vozes, Petrópolis, 1946, pp. 28-29).
Rússia comunista e Alemanha nazista foram contrárias ao homeschoooling. E as esquerdas do Brasil, também
Chama a atenção que o PT e demais esquerdas brasileiras sejam contra o Homeschooling. Mas isso está na lógica delas.
“Na Rússia comunista, o Estado suprimiu o direito dos pais e da Igreja de educar a infância e a juventude.
“A Alemanha hitlerista acaba de fazer o mesmo, negando à Igreja o direito de educar seus fiéis, e negando aos pais o direito de entregarem seus filhos à Igreja.
“Assim, o hitlerismo, aparentemente tão anticomunista, dá um gravíssimo passo para a esquerda. https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG7_361122_SetediasemRevista.htm
Assim, vemos como ótima iniciativa o Homeschooling no Brasil. Prática efetiva nos EUA, com excelentes indices de resultados do ponto de vista didático e formação moral.
Exemplo frisante é a Saint Louis de Montfort Academy, uma iniciativa da TFP americana. Excelente aproveitamento cultural, cientifico, formação moral. http://montfortacademy.edu/
Seja o primeiro a comentar!