Nossa Senhora de Coromoto, imagem antes da restauração
Nossa Senhora de Coromoto, imagem antes da restauração

No transcurso do ano de 2009 foram feitos surpreendentes achados na imagem de Nossa Senhora de Coromoto, padroeira da Venezuela, por ocasião de trabalhos de restauração, segundo informou na época a agência Zenit.

As descobertas lembram as já feitas na imagem miraculosa de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, padroeira das Américas.

As informações foram dadas a público em roda de imprensa na sede da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), em 3 de setembro daquele ano.

A imagem de Nossa Senhora de Coromoto está ligada aos primórdios da evangelização do país.

Os fatos associados à sua origem falam também diretamente a cada país latino-americano.

A tradição religiosa

Pelo fim de 1651 e inícios de 1652, uma Bela Senhora apareceu ao cacique da tribo Coromoto e à sua mulher.

A Senhora envolta em luz disse na língua deles:“Ide à casa dos brancos, para que eles joguem água em vossas cabeças e assim possam ir para o Céu”.

A tribo obedeceu: abandonou a selva, recebeu a catequese, e um grande número de índios pediu o sacramento do Batismo se tornando católicos.

A imagemzinha dentro do relicário. A lupa central permitia vê-la melhor.
A imagemzinha dentro do relicário. A lupa central permitia vê-la melhor.

Entretanto, as tendências desregradas do cacique puxavam-no para voltar à vida selvagem.

Os instintos desordenados levavam-no a achar que perdera a liberdade.

Concebeu, então, a idéia de fugir para a selva e afundar de novo nos vícios do paganismo.

Quando estava para cometer esse projeto desvairado, na alvorada do 8 de setembro de 1652, a Bela Senhora voltou a aparecer para ele e sua mulher, além da cunhada Isabel e um filho dela.

O cacique, cegado pela ilusão da barbárie, pediu-lhe que o deixasse em paz.

Disse-lhe que não iria mais obedecê-la.

Nossa Senhora, então, entrou na choça sorrindo para os índios.

O cacique furioso pegou arco e flechas para matar a Nossa Senhora. Mas, Ela foi se aproximando e a armas caíram das mãos do selvagem.

O cacique não desistiu. Pegou a luminosa Senhora pelo braço para puxá-la fora da choça. Nessa hora, deu-se o milagre.

Os cientistas trabalhando na restauração
Os cientistas trabalhando na restauração

A brilhante Senhora desapareceu deixando na mão do chefe da tribo sua diminuta imagem.

O cacique Coromoto ficou com o punho fechado, dizendo que a tinha pegado. Enorme foi seu espanto quando, por fim, abrindo a mão, encontrou uma imagenzinha de Nossa Senhora coroada segurando o Menino Jesus, tal como tinha aparecido.

Naquele instante começou uma grande história de favores e milagres, de devoção e expansão da fé na Venezuela. Em 1942 a Virgem de Coromoto foi proclamada Padroeira do país.

Sua festa se comemora na mesma data da última aparição ao cacique: o 8 de setembro que é também dia da Natividade de Nossa Senhora.

A análise científica

A imagem é mínima: mede só 2,5 cm de altura por 2 cm de largura. Após 357 anos da aparição nunca foi objeto de nenhum análise nem restauração. Ela estava submetida a todos os fatores de deterioração e ação do tempo e o descuido ameaçavam-na.

A fundação venezuelana Maria Caminho a Jesus, com sede em Maracaíbo, promoveu a partir de 2002 uma campanha para restaurar a sagrada imagem.

O reitor do Santuário de Coromoto, monsenhor José Manuel Brito, aprovou o projeto e a equipe de especialistas que trabalhou no restauro.

A mídia venezuelana publicou os resultados
A mídia venezuelana publicou os resultados

Um laboratório foi montado especialmente perto do Santuário. Os restauradores Pablo Enrique González e Nancy Jiménez estiveram à testa de uma equipe de trabalho composta por 14 especialistas.

A supervisão foi de José Luis Matheus, diretor da Fundação Zuliana e monsenhor José Manuel Brito. Eles trabalharam de 9 a 15 de março de 2009.

Previa-se que o restauro duraria meses, pois a imagem estava colada na lupa instalada diante dela para vê-la melhor. Porém tudo correu mais rápido do imaginado e bem.

Ao longo do processo foram descobertos elementos desconhecidos.

A água empregada no tratamento saia sem bactérias e com um pH neutro, fato inexplicável para os cientistas.

A imagem, segundo Matheus, se mantém consistente, nítida e exibe suaves relevos. “A tinta se encontra por cima do algodão prensado e de textura rugosa”trono da Virgem aparece claramente montado dentro de uma construção de taipa típica dos índios.

Foram detectados ainda outros símbolos que, segundo o antropólogo Nemesio Montiel, tem origem indígena como a própria coroa da Sagrada Imagem.

No microscópio foi possível identificar os olhos da Virgem. Eles medem aproximadamente 0,2 milímetros, porém pode se distinguir o desenho do iris. O fato desconcertou os especialistas, pois achavam que os olhos eram simples pontos.

Ainda mais, estudando o olho esquerdo através do microscópio puderam discernir um olho com características humanas. Nele os especialistas diferenciaram com clareza a órbita ocular, o conduto lacrimal, o iris e um pequeno ponto de luz nele.

A imagem depois de restaurada
A imagem depois de restaurada

Mas, a surpresa estava começando. Maximizando o ponto de luz os especialistas julgaram detectar uma figura humana que se assemelha muito à de um indígena.

A imagem está feita de uma espécie de compensado de algodão, material que humanamente não se entende que se mantenha intato após mais de três séculos e meio de exposição.

Até neste aspecto sem explicação a imagem de Nossa Senhora de Coromoto se assemelha à de Nossa Senhora de Guadalupe.

Veja acima o programa de TV venezuelana sobre a história e os achados na imagem de Nossa Senhora de Coromoto:

10 COMENTÁRIOS

  1. Oque Deus uniu o homem não separa!
    Portanto , Maria foi e sempre será a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Mãe também; queiram os protestantes ou não todos terão que aceitar chamar de “A Bem Aventurada”, pois o Senhor fez maravilhas nessa sua SERVA!
    Nossa Senhora Rainha do Céu e da terra, interceda junto a seu filho Jesus por cada um de nós aqui na terra! Amém!

  2. Vicente,
    Loucura das loucuras é desprezar os sinais do céu, quando Deus mesmo se expressa de forma tão singela e não apenas nessa imagemzinha, mas em tantas outras pelo mundo afora e em todas as época de foma milagrosa e singela.
    Veja que essa imagem, da mesmo forma que a imagem de Guadalupe não foi pintada por nenhuma mão humana, mas impressa de forma extraordinária e sobrenatural. Só para você ter uma idéia: a imagem de Guadalupe, impressa de forma milagrosa e estudada de todas as formas que a ciência pode, foi constatado que a pintura da inagem não está impressa diretamente sobre o tecido, mas ela flutua a alguns milésimos de distância do tecido… tecido esse, que também não teria condições de resistir ao tempo mais do que vinte anos, e já vão em torno de quinhentos anos.
    Agora, se você quer acreditar, você acredita, porque a verdade está diante dos seus olhos, e se ainda tiver dúvidas, vá mesmo pesquisar os fatos mais de perto, pois o que a heresia protestante lhe ensina à respeito das santas imagens, isso sim, é obra de Satanás. E não adianta ler a Bíblia cegado pela visão demoníaca do protestantismo rebelde e herético, porque isso não vem de Deus. Agora, se diante dos fatos, mesmo assim, você preferir ainda acreditar nas mentiras do protestantismo que manipula a Bíblia e a distorce ao seu bel prazer, de acordo com as necessidades e a visão pessoal de cada “pastor”, a responsabilidade é toda sua. E lembre-se Deus irá lhe pedir contas de todas as ofensas contra a Sua Santíssima Mãe, a Vírgem Maria, Ela que se tornou por vontade do Altíssimo Templo da Santíssima Trindade, esse sim, não feito por mãos humanas, mas pelo próprio Deus. Acredite, seja fiel à Verdadeira e única Fé Católica de sempre e imutável, persevere até o fim em graça a santidade, e estaja realmente salvo, se assim o fizer, pois que FORA DA IGREJA CATÓLICA NÃO HÁ SALVAÇÃO

  3. Este é, sem dúvida, mais um engodo de satanás para manter os idólatras adorando a fictícia “nossa-senhora”, que é tão real quanto a mula-sem-cabeça, nada a ver com Maria, que jamais aceitaria para si toda a idolatria que é dirigida a “nossa-senhora”.

  4. Eiah! peões tão achando dificil procurem seguir nos relatos recentes paranormais em todos os cantos do velho mundo exibindo os mais diversificados fenomenos engasgando a ciencia dos mais experimentados sabichões. Se há outros com poderes extraordinários neste mundo nos outros também podem haver manifestações para nossa civilização.Porque não?

  5. É uma salvação que se obtém de modo diferente do que foi ensinado por Jesus Cristo, que nos disse: IDE por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem CRER e for batizado será salvo” (Marcos 16.15-16). Primeiro tem que CRER; e depois batizado. Em Deus não há incoerência.

  6. O MAIS ESTRANHO DE TUDO ISTO, É QUE PESSOAS AINDA ACREDITAM NA MÍDIA! PORQUE NÃO CHAMAM A ATENÇÃO PARA ESTES MILAGRES? MAS, É ISTO MESMO, ESTE MUNDO JAZ NO MALIGNO, POBRES SÃO OS QUE SE ENTREGARAM AO MATERIALISMO DEIXANDO A REALIDADE DA ETERNIDADE DE LADO, OU SEGUNDO PLANO NA ESPERANÇA DE QUE DEUS TUDO PERDOA, SE ASSIM FOSSE, NÃO EXISTE LÓGICA ALGUMA NO SACRIFÍCIO DO REI JESUS. E AINDA, MUITOS ESTÃO EMBRIAGADOS COM AS HERESIAS DE LUTERO E ESPIRITISMO, E JA NÃO PODEM ADMIRAR A OBRA DE DEUS NA HUMANA PERFEITA, QUE COMO PROFETIZA DOS ÚLTIMOS TEMPOS, NOS TRAZ AS MENSAGENS URGENTES PARA CONVERSÃO, ENFIM A HISTÓRIA SE REPETE, AO MENOS DESTA VEZ SERÁ A ÚLTIMA, ASSIM, TEREMOS NOVOS CÉUS E UMA NOVA TERRA, POIS SE ASSIM NÃO FOSSE, SODOMA E GOMORA MERECE O PERDÃO!

  7. Não conhecia a história desse milagre. Eu acho que mais uma prova de que Maria é nossa mãe e mãe dos que nascem nesta terra americanas. Uma proteção especial uma intercessora junto a Jesus nosso Deus.

  8. Essa relíquia é de 1653 (!) e possui detalhes extraordinários. No mínimo é uma maravilha artística (e até o marxista mais materialista do mundo deve admitir) e, no máximo, uma obra feita pelo próprio Senhor Jesus.
    Graças sejam dadas a Cristo e Sua Mãe, concebida sem pecado original!

Deixe uma resposta