Roy Costner reza o Pai Nosso diante de todos e é aclamado
Roy Costner reza o Pai Nosso
diante de todos e é aclamado

O estudante Roy Costner foi escolhido para orador na cerimônia de formatura da escola secundária Liberty, na Carolina do Sul.

Ele foi aclamado pelos presentes quando decidiu substituir a mensagem que havia redigido pelo Pai-Nosso

Ele entendia enviar assim uma resposta às autoridades educativas do condado (distrito) de sua cidade, que proibiram as orações nessas cerimônias, segundo noticiou a agência ACIPrensa.

O público ficou emocionado quando o jovem rasgou o discurso já pronto e aprovado oficialmente pela diretoria da escola.

Logo a seguir afirmou desde o estrado que agradecia a seus pais por tê-lo educado na Fé desde criança.

Roy rasga o discurso preparado
Roy rasga o discurso preparado

“Acredito que a maioria de vocês vai me entender quando eu digo [faz uma pausa] Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome” – começou Roy, enquanto o auditório prorrompia em palmas.

Roy Costner concluiu a recitação da oração que Jesus nos ensinou: “Não nos deixeis cair na tentação, mas livrai-nos do mal”, acrescentado “porque vosso é o Reino, vosso o poder e a glória pelos séculos dos séculos. Amém”.

Para os amigos, Roy é cristão sério e corajoso
Para os amigos, Roy é
sério e corajoso

O estudante agiu em protesto pela decisão do Distrito Escolar do Condado de Pickens de não permitir orações nas cerimônias de formatura.

As autoridades educativas baixaram essa proibição atendendo a pedidos cristianofóbicos de ateus da cidade.

O porta-voz do Distrito Escolar, John Eby, respondeu que não serão adotadas medidas disciplinarias contra Roy.

“Não vamos punir os estudantes por expressar sua fé religiosa. Agora ele é um graduado, não podemos fazer mais nada, ainda que quiséssemos”, esclareceu.

Roy Costner entrevistado pela TV
Roy Costner entrevistado pela TV

Um dos vídeos da cerimônia superou 45 mil visualizações no YouTube no mesmo dia e foi retransmitido até pela televisão Fox.

No domingo, as visualizações no Youtube superavam o milhão.

Segundo amigos e familiares, Roy é um rapaz muito corajoso que fez o que deveria fazer no momento certo.

A Cristianofobia só avançará se encontrar diante de si apenas poltrões.

33 COMENTÁRIOS

  1. Nota 10 para o corajoso e LIVRE jovem estadunidense.

    Entre tantos comentários, lamento uma minoria pseudo”cientista”, que não entende as relações de Fé e Ciência, e uma minoria que se diz laicista mas não passa de papagaio de mídia, pois não entende a historicidade ou o conceito de Estado laico e, ao invés, confunde separação com “oposição” Estado x Religião.

    Ainda bem que a maior parte dos comentários vem de gente sensata.

  2. Sugiro que releia novamente o que eu disse em ‘posts’ anteriores, mas se não me entendeu ainda sugiro também que estude ciência. Por acaso eu disse que cientista para fazer ciência precisa não acreditar em Deus? Posso citar centenas de cientistas que acreditam em Deus, mas o que eu quis dizer é que você não pode enfiar Deus como resposta a seus experimentos. Não tem como testar se foi Deus que fez! Entendeu agora?
    Não me sinto melhor que religiosos, mas estou me sentindo melhor que você neste exato momento. Tudo por um leitura incorreta de sua parte. @Joel Carvalho

  3. Josias,

    Dizer que religião não coaduna com ciência, demonstra completa ignorância da própria ciência!
    Você, por acaso, sabe quem foi ISAAC NEWTON? MENDEL? DESCARTES?

    Posso citar tantos outros grandes nomes da ciência, que tinham em comum o fato de terem feito grandes descobertas imprescindíveis para o avanço da ciência e comungarem da fé em Deus.

    A propósito de ISAAC NEWTON, seus últimos trabalhos foram sobre os livros da Bíblia Sagrada: Daniel e Apocalipse.

    Sem nenhuma ofensa, garanto que você não é sequer digno de desatar as “correias” dos sapatos de ISAAC NEWTON, em se falando de ciência!

    VÁ ESTUDAR, rapaz, e pare de se sentir melhor que religiosos!
    ESTUDE, e verás que sua empáfia ateia desaparecerá. Mas, estou falando de estudar de forma séria, e não se abitolar em um punhado de escritos ateus!

  4. Identifiquei-me completamente com o protesto desse corajoso jovem!
    Os EUA são a desgraça que são hoje, exatamente porque enxotaram a fé cristã, sob a qual a nação norte-americana cresceu e se tornou forte!
    Desde então, não cessam os ataques a escolas, protagonizados por alunos e ex-alunos completamente sem rumo e perdidos em devaneios “racionais”!

  5. Pessoal, fiquemos alertas para não transformarmos este espaço num RINGUE. Quanto à ser religioso ou ateu, lembremo-nos de que Oscar Niemayer se dizia ateu, e foi um grande homem, sem querer julgar, mas melhor que muitos supostos religiosos. Não foi à-toa que Jesus disse: “A árvore se conhece pelos frutos”, o que podemos dizer que não necessariamente pelo rótulo ou pela crença… Amigos, sejamos flexíveis, porque se ninguém jogar um pouco de água fria nessa fervura, pode até queimar a “página”…

  6. Caro Josias, eu não defendo nem critico esta Instituição nem este site, mas gosto deles porque nos permitem opinar, ensinar e aprender. Gostar é muito relativo…

  7. E outra, falar para alguém que a maioria é cristã e por isso as minorias devem ficar quietos é um caso totalmente imbecil. Se a maioria fosse sanguinária seria correto ser sanguinário então? e os que são contrários simplesmente são espalhafatosos e barulhentos? Isso é coisa de gente que não tenta pensar como o outro pensa e acha que tudo é brincadeira e rebeldia. Releia o que escreveu, Deus te mandaria para o inferno só por ter escrito essas ladainhas… Você vai pagar pela boca, porque se o Islamismo ainda não é a religião com mais fiéis, em um futuro próximo ela será! Vai ter guerra santa por causa disso? Se todos forem ignorantes…sim.@José

  8. Nossa, falou e falou, mas não disse nada. Pelo jeito não leu corretamente o que escrevi, te dou mais tempo para conseguir responder algo melhor. Sim, a ciência saiu da religião, mas me explique uma coisa, porque a ciência não continua lado a lado com a religião? Ciência não é compatível com a religião porque a ciência necessita de evidências… Aliás, você sabe o que é evidência? para ter comentado isto aposto que não. Eu não posso fazer um experimento e ter como resposta ”Foi Deus que fez”, isto não é ciência. Te indico Karl Popper, aí você entenderá o que é ciência e como se faz ciência.
    Não estou me afirmando como ateu, estou simplesmente dando exemplos. Eu não tiraria o seu direito de acreditar em Deus, pois o seu acreditar não faz diferença para minha pessoa, MAS se você com a sua crença tentar afetar a minha vida, de forma física, econômica ou psicológica aí sim vou responder furiosamente. Você entende criticas como desrespeito, se eu chamar alguém de ignorante, porque a pessoa não pensa se ela é mesmo e procura não ser mais ignorante? pesquisando e aprendendo as coisas? não estou ofendendo, estou apenas alertando.
    Você fala em obter informações vomitadas. Vou te dar um exemplo… já leu esse livro Psicose Ambientalista? Então, tem uma parte nele que diz que 24% do território brasileiroé ocupado por Unidades de Conservação Estaduais e Federais… se você simplesmente acreditar nisso vai cair na mentira desse livro, mas se você for pesquisar mais a fundo encontrará que as Unidades de Conservação não chegam nem a 10% do território brasileiro… Acha que vou ficar quieto com essa mentira deslavada? opinião é para quem possui argumentos e consegue interpretar as coisas… as pessoas levam a palavra opinião como falar o que quiser…@José

  9. @Josias Comece você, então, a fundamentar suas opiniões. Nada do que você disse está acompanhado por algum dado científico. Dizer que religião e ciência são incompatíveis é atestado de ignorância do quanto a ciência se desenvolveu pelas mãos de religiosos, principalmente católicos. Agora, ficar copiando e colando a mesma opinião é deprimente. Demonstra que você não tem capacidade de argumentar nada além dos mantras ateístas que alguém vomitou e você empapuçou. Ademais, é curioso ver que para você se manter ateu, tem que ficar grudado a um site religioso gritando sua inconformidade. Além de desrespeitoso, você só atesta que não TEM ARGUMENTOS SUFICIENTES PARA SER ATEU, TEM QUE FICAR AFIRMANDO ISSO A CADA CINCO MINUTOS, SENÃO VOCÊ ESQUECE QUE É ATEU.

  10. Difícil é aceitar ‘opiniões’ baseadas em ignorância. Acreditar ou não em Deus não faz diferença, o que faz diferença é alguém querer tirar o direito ou ferir o outro com base na incerteza e isso não posso admitir e vou me manifestar toda vez que alguém começar com esses ‘papinhos’. Além disso, acredito que ignorantes não possuem opinião, deveriam ficar calados e aprender a interpretar.
    Nunca disse que ninguém sabe mais do que eu, mas também ninguém aqui me respondeu com argumentos, apenas com ‘Deus não sei o que la… Deus isso e Deus aquilo’, se for pensar bem estão apenas desviando a resposta para outro ser, ou seja, não são capazes de responder algo. Outra coisa que me preocupa, acho que é problema de brasileiro mesmo, é as pessoas aceitarem qualquer coisa que esteja escrito em qualquer lugar sem ao menos interpretar e ter uma visão crítica sobre aquilo. Além disso, geralmente quando noticiam algo científico, nunca colocam as referencias! As pessoas que leem aquilo simplesmente engolem informação vomitada e que pode estar manipulada.
    Não estou desrespeitando ninguém, se você é ignorante o suficiente para não entender o que eu digo a culpa não é minha. Você ‘gosta’ deste site e dessa ‘instituição’ que está a todo momento desrespeitando os outros e ainda se dizem de Deus! Não entendo a sua reclamação contra a minha pessoa, depois reclama de ser criticado… @D. J. Anacleto

  11. Louvado seja Deus! Deus te abençoe por este testemunho publico de sua fé Roy Costner. São destes verdadeiros cristão que precisamos na Igreja. E não falsos católicos, que tem medo de ser autênticos em sua fé diante daqueles que negam a verdade que grita em sua volta; Deus existe!
    Salve Maria!

  12. Josias, pelo que vc demonstra vc é o único sabidão desta página. Critica a quase todos, ninguém sabe tanto quanto vc, mostrando-se presunçoso, arrogante e prepotente. Por que lhe é tão difícil aceitar opiniões contrárias as suas? Será porque somos todos ignorante e só vc é o portador do conhecimento? Sendo isso, você está no lugar errado, ou será que gosta de estar entre ignorantes. Lembre-se moço que “em terra de cegos quem tem um olho é invasor”… Por que vc não vai procurar a sua turma de sábios e megainteligentes? Você demonstra que não gosta de nossas opiniões e que está aqui apenas para ofender, agredir e revelar a sua pouca educação. O próprio Jesus não buscou destaques entre os pecadores e ainda tratou com respeito a uma suposta prostituta. Lembre-se moço, que Lúcifer, sendo o Portador da Luz e cheio de conhecimento, o máximo que conseguiu fazer foi um Inferno para si e para seus asseclas…

  13. RECITAR O PAI NOSSO, NÃO É DEFINITIVAMENTE CRENÇA E SIM CONTEÚDO DE UMA ORAÇÃO UNIVERSAL, QUE DIFICILMENTE HAVERÁ ALGUÉM NESTE MUNDO CAPAZ DE DISCORDAR DE TÃO GRANDIOSO CONTEÚDO, EFICAZ PARA QUEM TEM DISCERNIMENTO AFINADO ÀS COISAS QUE NÃO SÃO DESTE MUNDO, ALIÁS, ONDE VERDADEIRAMENTE (NA ETERNIDADE), ESTAREMOS REALMENTE VIVENDO O QUE NOS É RESERVADO, DESDE QUE O ALMEJAMOS.

  14. O PAI NOSSO É ORAÇÃO UNIVERSAL, PARABENS AO GAROTO, PELO MENOS PRATICOU COM DETERMINAÇÃO SEU PONTO DE VISTA. GRAÇAS A DEUS QUE É COMO FOI.

  15. Será que você não se deu conta que os seus achismos não podem imperar sobre todos? Como você pode afirmar que Deus existe? Eu que não acredito em Deus posso afirmar que com certeza não posso afirmar que Deus não existe, mas que também não posso afirmar que ele existe. Da onde que você pode afirmar que ele existe? com o que você pode afirmar isso e com o que você pode julgar os outros? Além do mais, como você pode ACHAR que lendo a bíblia está lendo algo que “Deus” deseja? Está tentando se igualar a ele sendo que nem o conhece e não tem certeza de que ele existe (pode falar o que quiser, mas a única certeza é a incerteza). Eu posso interpretar a bíblia do jeito que eu quiser e nem por isso estarei correto! Outras pessoas interpretam de outro jeito e assim vai… por causa disso a bíblia não é um elemento confiável para se basear, seja inteligente e não um tapado. Com certeza vai ler isso e vai ficar com raiva, ao menos pense no que eu disse e pergunte a si mesmo… será?
    Outra coisa muito importante… vivemos em um Estado Laico… sabe o que significa? Significa que o país não tem preferencia religiosa, ou seja, nenhuma religião pode influenciar nas políticas públicas, então você não tem respaldo para dizer que alguém não tem direito de algo por não acreditar em Deus ou acreditar em outro ser! Estude!

    Eu não entendo os cristãos… a maioria é tão hipócrita! Como você que acredita em um ser que é bom e deseja disseminar a bondade, mas em suas palavras você dissemina o ódio, ignorância e imbecilidade?! Isso é patológico… consulte um médico (que te trata baseado na ciência e não na religião, Oh Deus!) @José Zacarias

  16. Wagner,
    Parece que você é o único certinho e o único a ter direitos sobre tudo e sobre todos. Inclusive direitos sobre aquilo de que nunca foi direito, que é negar a Deus, o seu próprio Criador e Nosso Senhor, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Que você queira ou não: DEUS É SOBERANO ABSOLUTO EM TODO O UNIVERSO, e nenhuma lei humana pode se igualar às leis do Criador.
    Será que ainda não se deu conta de que você é apenas parte de uma minoria insignificante, apesar de barulhenta e espalhafatosa? Nós o Povo inteiro somos Cristãos e Católicos e o direito aqui não é individual, o direito é do Povo. Se você não quer aceitar a maioria, a sua presença não irá fazer nenhuma falta. Ou então fique calado e não exija um direito que você não tem e que sequer existe.

  17. Wagner se seu argumento de que ficaria chateado ouvindo uma oração e por isso deveria ser proibido recitá-la, eu diria que pela mesma razão, deveria se recitar a oração uma vez que eu ficaria muito chateado de não poder recitar minha oração em público. Chateação por chateação eu me sinto chateado pela sua opinião aqui neste site que é de gente que tem fé, sua opinião equivale a uma ofensa.
    *****************************
    Permita-ta me assinar também o que você escreveu

  18. Ele pode falar o que quiser em seu discurso, desde que represente apenas a opinião dele. Além disso, deve-se pensar em que instituição o rapaz estudou e que curso ele fez. Espero que ele não leve a religião em tudo o que for fazer, pois pode atrapalhar em suas descobertas e no modo que apresentará isso. Ciência não se dá com religião, ciência necessita de evidências e religião não, simples e sem discussão. Vocês acreditam por acreditar e não podem interferir na vida dos outros com achismos. Este artigo do ipco é tão difamatório e ignorante porque não apresenta as fontes… quem disse que são ateus que fizeram isso? será mesmo? E os pobres ignorantes que comentam aqui se sentem felizes pela falta de informação.

  19. Prezado Wagner você tem todo o direito de manifestar-se com sua opinião nesta página, assim como eu tenho e até já a postei. Muitos querem fazer desta página um ESPELHO onde possam verem-se a si mesmos. Se assim for, que tais pessoas coloquem em cada compartimento de sua casa um grande e belo espelho se satisfaçam os seus EGOS… Digo isso porque já aprendi muito com opiniões contrárias às minhas, pois nem sempre estou certo e às vezes estou apenas temporariamente… Na dinâmica do mundo é sensato sermos flexíveis…

  20. Aprendi quando criança que “o diabo tem medo da cruz”; mas atualmente quem tem medo do que ou de quem ? Quantas batalhas os servos do diabo (políticos) já ganharam ? E muitos dos ditos religiosos viraram desertores ou omissos. Melhor que reflitemos sobre a nossa hipocrisia… “… e porque não sois frios nem quentes (mas mornos) Eu os vomitarei da minha boca”, diz o Senhor. Aparentemente somos todos farinha do mesmo saco.

  21. A besteira que acabei de ler, da lavra desse Wagner, é a maior manifestação de intolerância que ele poderia fazer. Imagino que respeito não seja um valor cultivado por esse cidadão, o que torna seu comentário, além de tudo, absurdamente contraditório.
    O aluno não fez qualquer manifestação CONTRA os não-cristãos; simplesmente manifestou sua bela e profunda fé. O desrespeito só existe na mente de intolerantes e radicais como esse Wagner.
    @Wagner

  22. É isso Roy Costner, eu gostaria de lhe dar aperto de mão e parabeniza-lo. Não podemos ficar somente no eu sou, temos que mostrarmos na prática.
    E desrespeito é não mostrarmos aquilo que somos ou que professamos.

  23. sem o amor ao próximo,.
    .,ensinado por nosso senhor JESUS CRISTO,.o mundo será tomado, novamente pela velha lei do olho por olho e dente por dente….
    a lei jamais alcançará os corações das pessoas, e suas mentes,
    teremos um mundo mais seco,.duro,.áspero,.
    a sociedade retornará para as mãos dos poderosos,.
    os fracos sofrerão nas mãos dos fortes,.
    os brutos imporão suas vontades,.
    a lei já é dos q tem mais poder,.
    o sistemas trabalha pra eles,.

    eu prefiro o mundo de CRISTO,.,.
    mais sei, que no mundo dos brutos, e do olho por olho,.,.não ficarei para traz
    pois conheço os dois lado.,,.
    dois pesos e duas medidas,.
    ser mais bom do que os bons, com quem é bom
    e
    mais ruim, do q os ruins, com quem é ruim,.,.

    a mal irá sorrir
    =(

  24. Para o Wagner, das 03:53.
    A crença do Roy Costner está direcionada a valores que nos transcendem, milhões de pessoas partilham destes valores, e o cumprimentaram pela coragem de proclamá-la. Eu sou um deles.
    É uma pena Wagner para dizer, esta bobagem, era preferível continuar dormindo

  25. @Wagner
    Wagner se seu argumento de que ficaria chateado ouvindo uma oração e por isso deveria ser proibido recitá-la, eu diria que pela mesma razão, deveria se recitar a oração uma vez que eu ficaria muito chateado de não poder recitar minha oração em público. Chateação por chateação eu me sinto chateado pela sua opinião aqui neste site que é de gente que tem fé, sua opinião equivale a uma ofensa.

  26. Prezado Wagner, O Pai Nosso é uma oração universal. Não sei qual a razão de você se sentir profundamente chateado, talvez só você na turma tivesse esse sentimento, os demais acredito que aplaudiriam um orador tão nobre que ao invés de discursar temas sem o comprometimento com o Criador, fizesse uma oração pedindo perdão pelos seus atos e a Sua proteção como consta no Pai Nosso. Medite esta oração e você verá como é tão bela.

  27. @Wagner
    Caro Wagner, O Pai Nosso é uma oração universal, não vejo de forma alguma o porque de se sentir profundamente chateado. Você é ou não é um verdadeiro Cristão?

  28. Gostaria imenso que meu abraço fraternal pudesse chegar a este jovem. Que Deus o ilumine sempre! Este rapaz vai longe! Se não do ponto de vista material(o que desejo de todo coração que,também,aconteça), mas espiritualmente. Sucesso é oque eu desejo ao Roy.

  29. @Wagner
    Chateados estamos nós com tudo isso ai que alguns ateus, cristianofobicos querem nos incutir. Maioria é maioria e não se verga ante minoria. Os desconformados que se retirem e se quiserem permanecer, que ouçam calados. O mundo é da maioria.

  30. @Wagner
    Faça a conta “democrática”: é certo que a grande maioria dos colegas de Roy compartilha sua fé. Não exaltá-la poderia ter significado um menosprezo dessa fé. Ele teria ofendido muito mais colegas se não a tivesse exaltado (sobretudo em face da proibição absurda por parte do condado). É sempre a tática do “ceder para não perder”… Sigo o autor do artigo: os maus só avançam porque encontram poltrões em seu caminho.

  31. …. Quanto mais essas minorias barulhentas / depravadas fazem, pior para elas ….Tiraram o CRUCIFIXO …. e dai ? Mas não tiraram a FÉ da maioria do povo ordeiro e disciplinado …Que belo exemplo desse jovem CRISTÃO… O tiro disparado por esses anormais, está saindo pela culatra …

  32. Eu me sentiria profundamente chateado se fosse na minha turma, pois seria um desrespeito com os colegas que não compartilham de sua crença pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome