Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Maomé renasce


Legionário, n.° 775, 15 de junho de 1947

[Nota: os twitters aqui produzidos são todos de agosto de 2014]

Islam_01_ACI_cristaos_target

Quando estudamos a triste história da queda do Império do Ocidente, custa-nos compreender a curteza de vistas, a displicência e a tranquilidade dos romanos diante do perigo que se avolumava. Roma sofria, a agravar-lhe os outros males, de um inveterado hábito de vencer. A seus pés estavam as mais gloriosas nações da Antiguidade, o Egito, a Grécia, toda a Ásia. A ferocidade dos celtas estava definitivamente abrandada. O Reno e o Danúbio constituíam para o Império uma esplêndida defesa natural. Como recear que os bárbaros, que vagueavam nas selvas virgens da Europa central, pudessem expor a risco sério tão imenso edifício político?

Habituados a esta visão, os romanos não tiveram flexibilidade de espírito para compreender a situação nova que aos poucos se ia criando. Os bárbaros transpuseram o Reno, começaram suas invasões, diante deles a resistência das legiões era fraca, indecisa, insuficiente. Mas os romanos continuaram a ignorar o perigo,obcecados de um lado pela sede absorvente dos prazeres, e iludidos de outro lado pelo que se chamaria na detestável terminologia freudiana um “complexo” de superioridade. É o que explica a tranqüilidade mortal em que se conservaram até o fim.

Ainda mesmo que consideremos dentro deste conjunto o mistério da inércia romana, o quadro nos parece singular e quiçá algum tanto forçado. Compreendê-lo-emos muito mais ao vivo, se considerarmos outro grande mistério que se passa diante de nossos olhos, do qual somos de certo modo participantes: a grande inércia do Ocidente cristão diante da ressurreição da gentilidade afro-asiática. O tema é por demais vasto para ser tratado em bloco. Bastará, para que o compreendamos bem, que consideremos apenas um dos aspectos do fenômeno: a renovação do mundo muçulmano.

É um tema que o “Legionário”, já habituado a não ser compreendido, tem abordado com uma insistência que pareceu por vezes importuna. Mas a questão merece ser examinada mais uma vez, com uma extensão maior do que a das pequenas notas dos “Sete dias em Revista” nas quais a tratamos anteriormente.

Lembremos rapidamente alguns dados gerais do problema. Como se sabe, o mundo maometano abrange uma faixa territorial que começa na Índia, passa pela Arábia e Ásia Menor, atinge o Egito e vai terminar no Oceano Atlântico. A zona de influencia do Islã é imensa de todos os pontos de vista: território, população, riquezas naturais. Mas até há algum tempo atrás certos fatores inutilizavam de modo quase completo todo este poderio. O vínculo que poderia unir os maometanos de todo o mundo seria, evidentemente, a religião do Profeta. Mas esta se apresentava dividida, fraca, e totalmente desprovida de homens notáveis na esfera do pensamento, do mando ou da ação. O maometanismo vegetava, e isto parecia bastar perfeitamente ao zelo dos altos dignitários do Islã. O mesmo gosto pela estagnação e pela vida meramente vegetativa era um mal de que também estava atingida a vida econômica e política dos povos maometanos da Ásia e da África. Nenhum homem de valor, nenhuma idéia nova, nenhum empreendimento verdadeiramente grande podia afirmar-se nesta atmosfera. As nações maometanas fechavam-se cada qual sobre si mesma, indiferente a tudo que não fosse o deleite tranqüilo e miúdo da vida quotidiana. Assim, vivia cada qual em um mundo próprio, diversificada das outras por suas tradições históricas profundamente diversas, separadas todas por sua recíproca indiferença, incapazes de compreender, desejar e realizar uma obra comum. Neste quadro religioso e político tão deprimido, o aproveitamento das riquezas naturais do mundo maometano, riquezas que consideradas em seu conjunto constituem um dos maiores potenciais do globo, era manifestamente impossível. Tudo, pois, não era senão ruína, desagregação e torpor.

Arrastava assim os seus dias o Oriente, enquanto o Ocidente chegava ao zênite de sua prosperidade. Desde a era vitoriana, uma atmosfera de juventude, de entusiasmo e de esperança soprava pela Europa e pela América. Os progressos da ciência haviam renovado os aspectos materiais da vida ocidental. As promessas da Revolução encontravam crédito, e nos últimos anos do século XIX havia quem esperasse o século XX como a era de ouro da humanidade.

É claro que um ocidental colocado neste ambiente se capacitava a fundo, da inércia e da impotência do Oriente. Falar-lhe na possibilidade da ressurreição do mundo maometano lhe pareceria algo de tão irrealizável e anacrônico, quanto o retorno aos trajes, aos métodos de guerra e ao mapa político da Idade Média.

Desta ilusão, vivemos ainda hoje. E, como os romanos, fiados no Mediterrâneo que nos separa do mundo islâmico, não percebemos que fenômenos novos e extremamente graves se passam nas terras do Corão.

Islam_02_Isis_esclaviza_mujeres

É difícil abranger em uma discriminação sintética fenômenos tão vastos e ricos como este. Mas de um modo muito geral pode-se dizer que, depois da grande guerra, todo o Oriente – e entendemos esta expressão num sentido muito lato abrangendo em sua totalidade as zonas de civilização não cristã da Ásia e da África – começou a passar por um fenômeno de reação anti-Europa e muito pronunciado. Esta reação comportava dois aspectos algum tanto contraditórios, mas ambos muito perigosos para o Ocidente. De um lado, as nações orientais começavam a sofrer com impaciência o jugo econômico e militar do Ocidente, manifestando uma aspiração cada vez mais pronunciada pela soberania plena, pela formação de um potencial econômico independente e de grandes exércitos próprios. Esta aspiração comportava, é claro, uma certa “ocidentalização”, ou seja a adaptação da técnica militar, industrial e agrícola moderna, do sistema financeiro e bancário euro-americano, à Ásia, etc. De outro lado, porém, este surto patriótico provocava um renouveau [renovamento, n.d.c.] de entusiasmo pelas tradições nacionais, costumes nacionais, culto nacional, historia nacional. É supérfluo acrescentar que o espetáculo degradante da corrupção e das divisões a que estava exposto o mundo ocidental concorria para estimular o ódio ao OcidenteDe onde a formação, em todo o Oriente, de novo interesse pelos velhos ídolos, de um “neo-paganismo” mil vezes mais combativo, resoluto e dinâmico do que o paganismo antigo. O Japão é bem um exemplo típico, ultra-típico talvez, de todo este processus que tentamos descrever. O grupo ideológico e político que o elevou à categoria de grande potência e que ambicionou para ele o domínio do mundo, foi precisamente um destes grupos neo-pagãos obstinadamente apegados aos velhos conceitos de divindade do Imperador, etc.

Ora, um fenômeno mais lento, porém não menos vigoroso que o do Japão, se deu em todo o mundo oriental. A Índia está na iminência de conquistar, em virtude deste fenômeno, a sua independência, o Egito e a Pérsia ocupam hoje em dia uma situação avantajada, na vida internacional, e progridem a passos rápidos. Bem antes disto, Mustafá Kemal renovara a TurquiaTodas estas nações, estas potências podemos dizer, se sentem orgulhosas de seu passado, de suas tradições, de sua cultura, e desejam conservá-las com afinco, ao mesmo tempo, mostram-se ufanas de suas riquezas naturais, de suas possibilidades políticas e militares, e do progresso financeiro que estão alcançando. Dia a dia elas se enriquecem, constroem cidades dotadas de um aparelho governamental eficaz, de uma polícia bem adestrada, de universidades estritamente pagãs mas muito desenvolvidas, de escolas, hospitais, museus, tudo enfim que para nós significa de algum modo poder e progresso material. Nas suas arcas, o ouro se vai acumulando. Ouro significa possibilidade de comprar armamentos. E armamentos significam prestígio mundial.

É interessante notar que o exemplo nazista impressionou fortemente o Oriente. Se um grande país como a Alemanha tem um governo que abandona o Cristianismo e não cora de voltar aos antigos ídolos, o que há de vergonhoso em que um chinês ou um árabe permaneçam em suas religiões tradicionais?

Islam_03_20140812

Tudo isto transformou o mundo islâmico e determinou em todos os povos maometanos, da Índia ao Marrocos, um estremecimento que significa que o sono milenar acabou. O Paquistão – estado muçulmano hindu em vésperas de independência – o Irã, Irak, a Turquia, o Egito são os pontos altos do movimento de ressurreição islâmica. Mas na Algéria, no Marrocos, na Tripolitânia, na Tunísia, a agitação também vai intensa. O nervo vital do islamismo revive em todos estes povos, fazendo renascer neles o senso da unidade, a noção dos interesses comuns, a preocupação da solidariedade, e o gosto pela vitória.

Nada disto ficou no ar. A Liga árabe, uma confederação vastíssima de povos muçulmanos, une hoje todo o mundo maometano. É, às avessas, o que foi na Idade Média a Cristandade. A Liga Árabe age como um vasto bloco perante as nações não árabes, e fomenta por todo o norte da África a insurreição. A evasão do grão mufti foi uma clara manifestação da força dessa Liga. A soltura de Abd-el-Krim é mais do que isto, uma afirmação do propósito deliberado em que está a Liga de intervir nos assuntos da África Setentrional, promovendo a independência da Argélia, Tunísia, Tripolitânia e Marrocos. É o que demonstramos nos “Sete Dias em Revista” do ultimo número.

Será preciso ter muito talento, muita perspicácia, informações excepcionalmente boas, para perceber o que significa este perigo?

Islam_05_StopNow

 

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

550 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados