Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Medalha Milagrosa na Ucrânia: o fundamento católico na resistência contra Putin


Conforme mostramos, em anteriores artigos, por iniciativa de Luci sull’Est Italia, associção membro de Federação pró Europa Cristã, 50 mil medalhas de Nossa Senhora da Graças (Medalha Milagrosa) foram levada da Itália até o front ucraniano. https://ipco.org.br/direto-da-ucrania-medalhas-milagrosas-na-guerra-no-front-de-batalha-entrevista/

Nosso coloborador, Sr Miguel Ángel Sanchez Gutiérrez conta, em entrevista a Javier Navascués, sua viagem, riscos e o grande consolo de ter colaborado para fortalecer na Fé, os soldados do front ucraniano.

Sr Miguel Ángel distribui a Medalha Milagrosa em Lviv

“A Virgem Peregrina de Fátima está na maior paróquia greco-católica do país. Todas as tardes eles fazem a procissão rezando o terço ao redor da igreja. Quando soam as sirenes antiaéreas, a procissão não é suspensa… continua no porão da igreja.“, declarou Miguel Ángel.

***

Entrevista de Javier Navascués

“Entramos em contato com Miguel Ángel Gutiérrez, membro da Fédération Pro Europa Christiana, que viajou de Roma à Ucrânia para trazer milhares de medalhas milagrosas e com elas esperança para um país em guerra. Felizmente, ele já está de volta à Cidade Eterna. É uma iniciativa da referida entidade em conjunto com a associação Luci sull’Est Italia.

Medalha Milagrosa em uniformes de soldados ucranianos

“No momento desta breve entrevista, ele estava passando a noite na Polônia depois de passar 6 horas na fronteira ucraniana.

“- Por que a Fédération Pro Europa Christiana decidiu enviar um grande número de medalhas milagrosas para a Ucrânia?

“Os bispos da Ucrânia pediram para consagrar a Rússia ao Imaculado Coração de Maria e pediram ao santuário de Fátima que uma estátua da Virgem estivesse no país. Isso nos deu a certeza de que o drama da guerra é travado sobretudo no campo espiritual. Daí a ideia de enviar e distribuir a medalha de Nossa Senhora que mais graças fez, “a medalha milagrosa”.

– “Quantos foram exatamente e como foi distribuído?

Nosso enviado, Sr Miguel Ángel ao lado do Bispo Auxiliar de Lviv, Dom Kava e eclesiásticos ucranianos.

“No momento temos 50 mil. Como você pode imaginar, é difícil chegar a cidades pequenas. Assim, enviamos 20.000 para Kiev e 20.000 para o Bispo Auxiliar de Lviv, Dom Kava, que, sendo franciscano conventual, segue a espiritualidade de São Maximiliano Kolbe de difundir a medalha milagrosa. O restante foi distribuído aos fiéis nas igrejas de Lviv, principalmente onde está a peregrina Virgem de Fátima.

– “Você sentiu medo de ter que entrar em um país em guerra com a espada de Dâmocles de possíveis bombardeios, tanques…?

“Quando recebi a mensagem de um padre amigo, padre Paulo Vyskosky, missionário da OMI, de que ele e sua comunidade estavam em Kiev para dar assistência espiritual e caritativa às pessoas presas, pensei que se tivessem essa coragem e zelo pelas almas enquanto Estando em uma área muito próxima da frente de batalha, tive que me armar com essa coragem e ainda mais indo para uma área menos afetada pelo conflito.

Que testemunhos você poderia destacar de pessoas que foram consoladas pela medalha de Nossa Senhora?

O que mais me impressionou é a gratidão das pessoas pela medalha. Os católicos ucranianos sofreram perseguição e martírio por décadas, eles têm uma fé muito profunda, pois foi forjada com sangue. E saber que outros países estão orando por eles e que esta medalha é o símbolo dessa união em oração deixou seus corações cheios de choque. Deve-se dizer que as medalhas são muito bem cunhadas e feitas de bom metal e isso as torna ainda mais apreciadas. Para Deus o melhor, como dizia São Francisco de Assis.

– “Como esta experiência o ajudou espiritualmente e até que ponto você se sentiu protegido por Nossa Senhora?

“Encontrar um povo que sofre os horrores da guerra e vê-lo rezar pela paz com essa profunda fé e confiança em Deus, por meio da Virgem Maria, a quem são muito devotos, me faz refletir sobre como vivemos tão tépidamente em nossos países de Oeste. Eu lhe digo um fato. A Virgem Peregrina de Fátima está na maior paróquia greco-católica do país. Todas as tardes eles fazem a procissão rezando o terço ao redor da igreja. Quando soam as sirenes antiaéreas, a procissão não é suspensa… continua no porão da igreja.

– Até que ponto você vê a solução para os males da humanidade no triunfo do Coração de Maria?

“Os bispos da Ucrânia viram muito claramente que com a conversão do coração dos homens os problemas são resolvidos. Se não houver conversão, o pecado do homem continuará a produzir males maiores. Por isso a Virgem de Fátima pediu a consagração da Rússia e também a penitência e a conversão. Este é o caminho que ela indicou para que possamos ver o seu Imaculado Coração triunfar o mais rápido possível.”

***

A nota católica, mariana na resistência da Ucrânia à invasão russa é motivo de alento, conforto e certeza de que estão no caminho certo. Que Nossa Senhora mantenha a Ucrânia livre das garras de Putin e livre da igeja ortodoxa que no passado foi sustentáculo do bolchevismo e hoje é suporte do putinismo.

Fonte: https://www.ahorainformacion.es/blog/miembro-de-federation-pro-europa-christiana-lleva-50-000-medallas-milagrosas-a-la-guerra-de-ucrania/

Detalhes do artigo

Autor

Souza Leão

Souza Leão

180 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados