Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Menos deputados cristãos no parlamento alemão


Decréscimo maior entre protestantes, número de católicos estável

Frankfurt – Segundo informa a agência de notícias católicas KNA, o número de deputados federais no parlamento alemão de confissão cristã diminuiu consideravelmente após a reunificação alemã. Os dados são extraídos do Manual de Dados Históricos do “Bundestag” publicado recentemente. O maior decréscimo se deu entre parlamentares evangélicos, que caíram de 37,6% em 1990 para 28,5%. Por sua vez aumentou o número de políticos que se declaram irreligiosos. Em 1990, 70,4% dos deputados declararam pertencer a uma das duas grandes religiões da Alemanha, hoje são apenas 59%.

Levando em consideração a relação fracção partidária/religião, a estatística apresenta dados estáveis de católicos pertencentes à fracção CDU/CSU (Democratas cristãos). Nos últimos 20 anos a porcentagem balançava entre 55 e 60 %. Atualmente são 56,5%.

Nesse mesmo período o número de protestantes no partido socialista (SPD) caiu de 36,4% para 30,1%. Os católicos entre 11,7% e 13,7% sempre formaram uma minoria na ala SPD do parlamento. No outrora antirreligioso Partido Liberal (FDP) o índice de católicos no entanto quase duplicou, de 12,7 para 23,7%.

Também no Partido da Esquerda (sucessor do PC da Alemanha Oriental) o número de cristãos aumentou de zero para 9,2%. Entre os Verdes o índice de cristãos baixou bastante desde a unificação alemã. Em 1990 tinham uma participação de 50% e atualmente apresentam apenas 29,4% de cristãos. Desse modo se registra nos dois partidos à esquerda do SPD o maior número de deputados sem confissão religiosa.

Detalhes do artigo

Autor

Benno Hofschulte

Benno Hofschulte

10 artigos

Diretor do TFP-Bureau em Frankfurt. Na Alemanha desde 1983, ele representa TFPs (Tradição, Família e Propriedade) de vários países. Ele é também diretor da Deutsche Vereinigung für eine Christliche Kultur (Associação Alemã por uma Civilização Cristã), em cujo âmbito dirige o movimento anti-abortista Aktion SOS LEBEN (Ação SOS VIDA). Através de visitas pessoais, reuniões, conferências e contatos com movimentos afins, Benno Hofschulte vem promovendo a difusão dos ideais da civilização cristã, hoje tão golpeada pela decadência geral dos costumes e por culturas estranhas e até mesmo contrárias àquela sobre a qual se construiu a Europa.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados