Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Miséria na terra e no ar, no presente e no futuro da Venezuela


A jovem estudante Génesis Carmona morreu de um tiro em Valencia, Venezuela, quando protestava contra falta de alimentos
A jovem estudante Génesis Carmona morreu de um tiro em Valencia, Venezuela, quando protestava contra falta de alimentos

Os aviões suspendem seus voos na Venezuela pela situação limite a que chegaram companhias aéreas nacionais e internacionais, com seus fundos bloqueados pelo governo chavista inadimplente.

Para sair da Venezuela é preciso pagar uma fortuna por causa dos controles de câmbio.

Em terra, enquanto os jornais têm que reduzir suas páginas por falta de papel, nos supermercados os cidadãos ficam constrangidos a achincalhes e intérminas filas para obter papel higiênico.

Não espanta pois que, segundo informou “Clarin” de Buenos Aires, o número de emigrados do país atinja patamares assustadores.

Estudo da Universidade Católica Andrés Bello calculou que entre 2005 e 2010 pelo menos 143.000 venezuelanos emigraram, sobretudo para EUA e Espanha.

O total da era chavista já atinge um mínimo de 530.000 emigrantes, sem considerar os cidadãos que possuíam dupla nacionalidade e não estão incluídos no cômputo. A população do país é de 28 milhões.

O relatório registra que a emigração é um dos horizontes mais considerados pelos jovens universitários. Os argumentos alegados são a falta de futuro e desenvolvimento, o asfixiante clima de violência e os baixos ordenados.

Diversos sites fornecem conselhos e informação para emigrar, e em 2012 foi lançado o documentário “Caracas, ciudad de despedidas”, no qual adolescentes da classe média falavam sobre a possibilidade de não mais viverem em seu país. Aquele filme fez famosa a frase “me iría demasiado”.

É o triunfo da “democracia” chavista, fiel réplica da castrista e que tantos líderes populistas na América do Sul tentam com empenho imitar.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados