Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Movimento contra a profanação do cemitério da Consolação


Cemitério da Consolação – um local de silêncio e recordações

Fundado em 10 de julho de 1858, com uma área de 76.340 m², o cemitério da Consolação, em quase sua totalidade, possui túmulos históricos, com alamedas ricamente arborizadas e conta com mais de 300 monumentos artísticos.

Mas, seu maior patrimônio são os 8.500 túmulos, onde descansam personagens insignes  da história paulista e do Brasil.

Um cemitério é um campo santo, onde nossos antepassados são reverenciados, um lugar de silêncio, respeito, meditação, recordações.

A reverência aos mortos é um aspecto capital de todo povo civilizado, por seu caráter religioso, familiar e afetivo.

Roubos

Mas esse patrimônio está em uma situação crítica. Falta de segurança, roubos frequentes e violações de  mais de 400 túmulos.

Mais de 400 túmulos no cemitério da Consolação foram alvos de roubos e profanações
Mais de 400 túmulos no cemitério da Consolação foram alvos de roubos e profanações

Profanações patrocinadas pela Prefeitura

Se não bastasse isso, a Prefeitura de São Paulo está promovendo programas ditos “culturais”, como projeções de “filmes de terror”, que violam a finalidade essencial do cemitério.

O que o leitor pensaria se soubesse que no lugar onde seus parentes estão enterrados há exibições de filmes ou peças de teatro cujos títulos seriam como esses: “As Sete Vampiras”, “Excitação” e “Ninfas Diabólicas”? Não é difícil imaginar o conteúdo de tal programação nem o tipo de público que acorre para tal evento.

Cemitério da Consolação é alvo de profanações
Cemitério da Consolação é alvo de profanações

Se o próprio Estádio do Pacaembu, criado para finalidade esportiva e que por decisão judicial teve nele proibidas quaisquer outras atividades não afins com o esporte, com muito mais razão deve ser protegida a finalidade de um cemitério, local de recolhimento e respeito aos mortos.

Público assiste encenação no cemitério da Consolação
Público assiste encenação no cemitério da Consolação.

MDCC – Movimento em Defesa do Cemitério da Consolação

No dia 31 de julho de 2015, moradores, concessionários e líderes comunitários se reuniram para debater a condição em que está o cemitério da Consolação e o que poderia ser feito no intuito de colaborar com as autoridades, a administração do cemitério e a população para preservar tão importante patrimônio religioso, histórico e cultural. Nessa ocasião fundaram o MDCC – Movimento em Defesa do Cemitério da Consolação, movimento sem fins lucrativos e apolítico.

Envie para o MDCC seu protesto que será anexado a carta que será entregue à Prefeitura. Acesse a página de Facebook do movimento onde o leitor poderá entrar em contato com o movimento:

https://www.facebook.com/MovimentoDefesaCemiterioConsolacao

Detalhes do artigo

Autor

Edson Carlos de Oliveira

Edson Carlos de Oliveira

217 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados