Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Na Igreja Católica repetiu-se a Paixão de Nosso Senhor, mas raiará a Ressurreição


Apesar da crise na Igreja, ocorrerá comela, ainda em nossos dias, algo semelhante à Ressurreição de Jesus Cristo

A Santa Igreja,bem sabemos, é imortal, mas passa presentemente por uma Paixão — ela émartirizada e, por assim dizer, passa por uma nova “Sexta-Feira Santa”, na qualse procura condená-la e crucificá-la.

A exemplo deNosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja Católica é perseguida, odiada, abandonadapor inúmeros de seus próprios filhos, muitos destes, inclusive, ocupando altasfunções em sua hierarquia. Assim, a Igreja muitas vezes parece sepultada sob apesada pedra de um sepulcro.

Porém, osverdadeiros fiéis confiam firmemente na promessa de Nosso Salvador a São Pedro:“as portas do inferno não prevalecerão” contra a Igreja (Mt 16,18), ecom Ela ocorrerá algo semelhante à Ressurreição do Divino Redentor. Ela poderáser crucificada, mas um dia triunfará gloriosamente!

Posta essa conjuntura,nós, católicos que desejamos manter a íntegra fidelidade mesmo nascircunstâncias presentes, nas situações mais amargas e aparentemente sem saída,temos a obrigação de fazer em prol da Igreja e da Cristandade o que outrorarealizaram os cruzados para libertar o Santo Sepulcro de Nosso Senhor JesusCristo.

O texto abaixo— extraído de histórico artigo de Plinio Corrêa de Oliveira publicado narevista Catolicismo (janeiro/1951) — constitui um verdadeiroprograma para todos católicos autênticos e nos encoraja à resistência aos malesque presentemente nos afligem.

“Na Idade Média,os cruzados derramaram seu sangue para libertar das mãos dos infiéis o Sepulcrode Nosso Senhor Jesus Cristo e instituir um Reino Cristão na Terra Santa. […]Mas o que é o Reino de Cristo, ideal supremo dos católicos? […]

O próprio da Igreja é deproduzir uma cultura e uma Civilização Cristã. É de produzir todos os seusfrutos numa atmosfera social plenamente católica. O católico deve aspirar a umacivilização católica, como o homem encarcerado num subterrâneo deseja o arlivre, e o pássaro aprisionado anseia por recuperar os espaços infinitos docéu.

E é esta a nossa finalidade,nosso grande ideal. Caminhamos para a civilização católica que poderá nascerdos escombros do mundo de hoje, como dos escombros do mundo romano nasceu acivilização medieval. Caminhamos para a conquista deste ideal, com a coragem, aperseverança, a resolução de enfrentar e vencer todos os obstáculos, com que oscruzados marcharam para Jerusalém. Porque, se nossos maiores souberam morrerpara reconquistar o Sepulcro de Cristo, como não querermos nós, filhos daIgreja como eles, lutar e morrer para restaurar algo que vale infinitamentemais do que o preciosíssimo Sepulcro do Salvador, isto é, seu reinado sobre asalmas e as sociedades, que Ele criou e salvou para O amarem eternamente?”. 

Detalhes do artigo

Autor

Paulo Roberto Campos

Paulo Roberto Campos

216 artigos

Jornalista (MTB 83.371/SP), colabora voluntariamente com a Revista "CATOLICISMO" (mensário de Cultura e Atualidades) e com a "ABIM" (Agência Boa Imprensa).

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados