Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Notícias breves – 30/08/2017


Destaques

1 – ARGENTINA: DERROTA DO KIRCHNERISMO
2 – CORÃO TRANSFORMA JOVEM DE PERFIL CORRETO EM TERRORISTA
3 – INICIATIVA PRIVADA PODERÁ EXPLORAR ÁREA RICA EM COBRE E OUTROS MINERAIS

Para alternar entre os tópicos, utilize os botões “Anterior” e “Próximo” abaixo:

ARGENTINA: DERROTA DO KIRCHNERISMO

Fonte “O Globo” – 20-8-17

Contrariamente à opinião da grande maioria dos analistas políticos, o partido do presidente Macri saiu fortalecido nas Primárias Simultâneas e Obrigatórias – PASO – realizadas em 20 de agosto último.

Os candidatos do partido do governo tiveram quase 37% dos votos em todo país, enquanto o partido da ex-presidente Cristina Kirchner obteve apenas 20%. Isso apesar da inflação alta, da economia em lentíssima recuperação e de muitas empresas terem sido obrigadas a demitir seus funcionários.

Segundo o Prof. Burdman, da Universidade Nacional de Buenos Aires, há “uma identificação crescente de muitos setores com o governo”. A ex- presidente “apostou no voto de desânimo, mas não convenceu nem mesmo a muitos peronistas” – completou o professor.

 

CORÃO TRANSFORMA JOVEM DE PERFIL CORRETO EM TERRORISTA

Fonte “FSP” 20-8-17 e “OESP” 22-8-17

Younes Abouyaaqoub, marroquino de 22 anos, autor do atentado de Barcelona e responsável direto pela morte de 15 pessoas e mais de 130 feridos, longe de ser violento, marginal e extremista, era um jovem de perfil correto.

Nascido em Mrirt, Marrocos, vivia desde os 4 anos com a família em Ripoll, perto de Barcelona. Cursou ensino superior em eletromecânica e trabalhava em uma empresa de manutenção industrial com um dos melhores salários. Era querido por amigos e vizinhos.

Ao que tudo indica, foi o imã Abdelbaki Es Saty, de 45 anos, quem mobilizou o grupo de 12 jovens ao qual pertencia Younes e os preparou para a ação terrorista. Alguns dias antes, Saty teria viajado para Alcanar a fim de supervisionar a fabricação de explosivos. Ali, manipularam dezenas de cilindros de gás butano e TATP – explosivo tão volátil que é apelidado mãe de Satã –, ocasionando uma explosão na qual morreu Satty e precipitando a ação criminosa dos jovens.

INICIATIVA PRIVADA PODERÁ EXPLORAR ÁREA RICA EM COBRE E OUTROS MINERAIS

 

Fonte “OESP” – 24-8-17

Mapa da RENCA- Fonte: Assessoria de Comunicação Social Ministério de Minas e Energia

O presidente Michel Temer editou decreto no dia 21 de agosto último extinguindo a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), área equivalente ao Espírito Santo, localizada entre os Estados do Pará e Amapá.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Victor Hugo Froner Bicca, comentou que “é um dia histórico para o setor”, porque demonstra que o governo está dando atenção à mineração – referindo-se à reserva como a última fronteira de potencial geológico ainda considerável no mundo. Comemorou o decreto porque agora possibilita a realização de estudos que possibilitam diagnosticar o potencial da área.

Detalhes do artigo

Autor

Outros autores

Outros autores

427 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados